Agricultura de precisão em pequenas propriedades

Agricultura de precisão em pequenas propriedades

A agricultura de precisão tem sido muito utilizada pelos produtores. Certamente essa modalidade tem crescido cada vez mais, principalmente, no que diz respeito às pequenas propriedades.

Mas, para entender melhor, é preciso saber o que essa tecnologia faz e qual a sua importância para o setor agrícola. Pensando nisso, neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre esse assunto. Acompanhe:

O que é agricultura de precisão?

Como já citamos, trata-se de uma tecnologia utilizada pelos produtores para facilitar a gestão de suas propriedades rurais.

Basicamente, estamos falando de um método que coleta dados e os analisa para saber entender a variabilidade do solo e também do clima. Dessa forma, é possível otimizar o trabalho.

Com essas informações em mãos, os produtores e gestores podem tomar decisões de maneira mais consciente.

Um dos principais objetivos dessa técnica é aumentar a eficiência do manejo do campo.

Afinal de contas, com ela é possível saber o quão fértil é uma determinada área da propriedade.

Como é feita a agricultura de precisão?

Primeiramente é feito o mapeamento da área a ser trabalhada. Após isso, o produtor tem acesso a algumas informações sobre a colheita e a compactação.

Produtor rural  usando celular agricultura de precisão
A agricultura precisão permite um mapeamento completo da propriedade e pode ser empregada também pelos pequenos produtores rurais.

Dessa maneira, vale lembrar que esses dados podem ser obtidos através de imagens de satélites, por drones ou por sensores. De qualquer forma, as fotos conseguem captar informações relevantes para os próximos passos.

É a partir dessa coleta de dados que a gestão é planejada de forma adequada e com embasamento.

Uma agricultura de precisão bem-feita pode trazer diversos resultados positivos para os produtores.

O que ela pode fazer?

A agricultura de precisão é composta por uma série de mapeamentos e levantamentos da propriedade que ajudam o agricultor.

Vela alguns deles:

  • Mapeamento de locais onde há possível infestação de pragas e onde será necessário efetuar uma pulverização;
  • Mapeamento do solo onde será indicado uma irrigação;
  • Verificação no qual deverá ser aplicado um fertilizante;
  • Levantamento de todas as áreas degradas;
  • Estimativa de produtividade;
  • Automação do maquinário e dos equipamentos.
Arte mostrando tecnologia a favor da agricultura

Vantagens do sistema

Existem diversos benefícios na agricultura de precisão e que pode ser usada também nas pequenas propriedades rurais.

Vamos falar a respeito de alguns deles:

Aumento na produtividade

A produtividade cresce muito, pois a agricultura de precisão consegue avaliar cada pedaço de terra e o quanto ela pode gerar bons resultados.

O produtor consegue ter acesso à informação que diz respeito sobre cada talhão e com isso é possível saber qual precisa de mais atenção.

Isso ocorre porque os dados informam qual deles já foi irrigado e qual ainda precisa de pulverização, por exemplo. Dessa forma, o tempo é otimizado, pois o produtor já sabe o que deve ser feito.

Sem desperdício de insumos

Essa vantagem vem da mesma lógica da anterior. Afinal de contas, com a agricultura de precisão é possível saber quais áreas precisarão de mais cuidados na propriedade rural.

Assim, naturalmente, é possível economizar nos insumos. O produtor vai evitar gastos excessivos com fertilizantes e defensivos, por exemplo.

Por conseguir saber qual talhão precisa ou não de irrigação, será possível economizar na água.

Meio ambiente

Outro benefício importante é com relação ao meio ambiente. Quando um solo recebe água ou fertilizantes em excesso, naturalmente fica danificado.

Área de plantio com irrigação
O uso de novas tecnologias ajuda, por exemplo, a controlar a irrigação do solo, evitando desperdícios.

Com a agricultura de precisão, o gestor vai utilizar apenas o que é necessário para cada parte de terra.

O meio ambiente será preservado pela economia de água e também pelo solo que não será danificado.

Mais segurança

Essa é uma forma mais segura de tomar decisões, afinal, com as informações corretas, as chances de erros diminuem consideravelmente.

Economia financeira

A economia financeira é essencial para aumentar a lucratividade de uma produção agrícola. Com a economia de insumos, automaticamente, economiza-se o dinheiro.

Agricultura de precisão por GPS

Uma das formas de efetuar a agricultura de precisão em sua propriedade é por meio do GPS (Global Position System). Dessa forma, é possível receber coordenadas geográficas através de amostragens de solo grid.

Também é viável elaborar mapas de fertilidade a partir das informações coletadas de cada ponto. Vale ressaltar que as máquinas e equipamentos costumam ter um GPS em sua composição.

Pequenas propriedades

Aliás, estudos confirmam que pequenas propriedades, quando trabalham com agricultura de precisão, acabam tendo um maior retorno no que diz respeito à produtividade.

Por conta disso, muitos produtores têm procurado essa técnica, pois é uma forma mais eficaz de conseguir uma tomada de decisão ideal.

Quais as ferramentas da agricultura de precisão e qual o investimento?

É importante ressaltar que todas as tecnologias utilizadas na produção agrícola podem fazer parte da agricultura de precisão.

Muitas pessoas acabam achando que apenas o GPS e o drone podem ser considerados parte dessa técnica, mas isso está equivocado.

Agricultura de precisão com uso de drone
Mesmo em pequenas propriedades rurais, é possível usar drones e GPS para coletar informações mais precisas.

A agricultura de precisão engloba tudo que for feito para melhora a técnica de manejo.

Nesse sentido, veja algumas das tecnologias e conceitos utilizados: sensores, drones (para coletar imagens), maquinas distribuidoras de fertilizantes e demais insumos, piloto automático, barra de luz, entre outros.

A cada dia que passa, a agricultura de precisão, acaba ganhando novas tecnologias em benefício da agricultura.

Os sensores e as plataformas recebem novas atualizações e permitem que o trabalho fique cada vez mais preciso e eficaz.

Investimento

As pequenas propriedades costumam ter receio de envolver a tecnologia em seu manejo, pois acreditam que se trata de um alto investimento. Mas é importante ressaltar que isso não é algo concreto.

Nem todos sabem, mas existe a possibilidade de trabalhas com agricultura de precisão de forma gratuita. Os satélites estão disponíveis para que as imagens sejam utilizadas sem custos.

Além disso, existem outras ferramentas de graça e que podem ser utilizadas sem medo.

A maioria dos sistemas e aplicativos é paga. Mas, é necessário que você defina quais são as suas possibilidades antes de definir qual a sua escolha.

O ideal é fazer um relatório das finanças da propriedade e só aí decidir se vale a pena investir.

Conheça um aplicativo gratuito que ajuda os pequenos agricultores a organizar suas informações técnicas em suas propriedades:

Fonte: Ricardo Wegrzynovski.

Conclusão

Portanto, a agricultura de precisão é um conjunto de ferramentas que serve para auxiliar o produtor e colaborar com a tomada da decisão. A adesão a esse sistema deve ser bem pensada.

O importante é entender que a tecnologia vem para somar e facilitar os processos da agricultura do país.

No caso das pequenas propriedades, essa tecnologia, se bem aplicada, consegue condicionar a utilização racional dos insumos.

Afinal, ao otimizar o potencial produtivo das culturas e a competitividade do produtor agrícola, proporcionando uma melhor qualidade ambiental.

Gostou deste artigo? Aliás, você sabia que a agricultura está entrando no que é chamada de terceira onda das inovações? Confira esse posto também.

Post Relacionado