Simental: uma raça de gado com dupla aptidão

Simental: uma raça de gado com dupla aptidão

O gado da raça Simental tem se destacado pela sua dupla aptidão, ou seja, a produção de leite e de corte. Com origem na Suíça, tem o segundo maior plantel no mundo. Esses animais têm como características principais a precocidade produtiva, reprodutiva e também de crescimento.

Os primeiros animais chegaram ao Brasil em 1904 e hoje essa raça é mais utilizada visando cruzamentos, principalmente com animais da espécie zebuína, proporcionando excepcional adaptabilidade, vigor e habilidade materna.

Neste artigo, vamos apresentar as principais características e os cuidados com a sua criação. Você também vai constatar o motivo dessa raça ser tão apreciada entre os pecuaristas brasileiros.

Características do gado Simental

A criação de gado tem diferentes níveis de produtividade porque depende muito da raça de bovinos escolhida pelo pecuarista. Entre as mais produtivas, está o gado Simental, que é excelente, seja para a produção de leite, seja para o corte. Sendo assim, é um dos principais atrativos aos produtores rurais.

Mais que esta dupla aptidão, o gado Simental tem outras características bastante positivas. Esta raça apresenta precocidade produtiva, reprodutiva e de crescimento, proporcionando, portanto, despesas menores na sua criação.

Quanto à produção do leite, apresenta um alto teor de sólidos totais e um baixo número de células somáticas, garantindo maior vida produtiva e um produto de alta qualidade.

No vídeo, conheça um laticínio, no interior de São Paulo, que utiliza apenas leite do gado da raça Simental na produção de queijo:

Fonte: CRV TV Brazil.

Por outro lado, quando destinada à pecuária de corte, a raça apresenta uma carne macia e marmorizada, com gordura entremeada entre as fibras, o que garante um bom mercado no Brasil e no mundo.

Gado de bom crescimento e musculatura

Como já mencionamos, o gado Simental tem um bom crescimento e boa musculatura, com vacas de aproximadamente 135 a 150 cm de altura e 700-900 kg e os touros de 150-160 cm e 1300kg.

O Simental pode ou não ter chifre. A cor desses animais varia de ouro a vermelho com branco, que pode ser distribuída uniformemente ou definida em manchas em fundo branco, assim como a cabeça, que também é branca, com exceção dos pigmentos ao redor dos olhos.

Bovinos da raça simental criados em confinamento
No Brasil, os animais da raça Simental são utilizados muito em cruzamentos e a criação pode ser feita tanto a pasto quanto em confinamento.

Vale ressaltar que, no Brasil, o Simental é bastante utilizado visando cruzamentos, sobretudo com a espécie dos zebus. Confira as principais características dessa raça:

  • Fácil manejo do rebanho;
  • Boa capacidade de pastoreio;
  • Uniformidade no tipo e cor;
  • Alta fertilidade a longo prazo e parto facilitado;
  • Habilidade maternal;
  • Bom crescimento e maturidade precoce;
  • Alta produção de leite e carne – dupla aptidão;
  • Boa raça para cruzamentos;
  • Diferentes linhagens;
  • Bom suporte para a criação no Brasil.

Como falamos anteriormente, essa raça tem origem europeia, veio da Suíça. Entretanto, existem diferentes linhagens. A seguir, vamos conhecer melhor cada uma delas.

Leia também: Senepol: criação da raça cresce no Brasil.

Linhagens da raça Simental

A raça Simental tem origem na Suíça, na montanhosa região do vale do rio Simen, de onde é derivado o seu nome. Devido ao interesse econômico, esse gado logo se espalhou à outros países da Europa como a Áustria, Itália, França e Alemanha.

Raça de gado com grande habilidade materna
Entre as características da raça Simental, destaca-se sua excelente capacidade de adaptação ao ambiente, vigor e habilidade materna.

Mas, hoje também existem outras linhagens, como americana e sul africana. No caso do Brasil, a criação teve grande influência da Suíça.

Confira as linhagens:

  • Linhagem Simental Suíça: é formada por animais rústicos e compactos, de tamanho moderado, e que são ótimos produtores de leite, com grande eficiência de conversão. Também é uma linhagem de fácil e rápida reprodução, pois são sexualmente precoces e crescem em taxas aceleradas.
  • Linhagem Simental Austríaca: o corpo dos animais é profundo, com grande capacidade digestiva e respiratória. Possuem boa caracterização e uniformidade racial e excelentes na produção de leite e de carne.
  • Linhagem Simental Alemã – conhecida como fleckvieh, também foi desenvolvida visando a produção de leite e carne, além de apresentar uma alta taxa de crescimento e reprodução. Esta é a linhagem com mais exemplares nas criações brasileiras.
  • Linhagem Simental Francesa: também são oriundos da linhagem suíça e também foi desenvolvida porque apresenta dupla aptidão.
  • Linhagem Simental Canadense: foi selecionada para gerar animais maiores, de grande estatura corporal e com maior peso, exclusivamente na melhoria da pecuária do corte.
  • Linhagem Simental Sul-africana: diferente da maioria, decorre da linhagem alemã e não suíça. Apresenta animais menores, evidenciando maior precocidade produtiva e reprodutiva.
  • Linhagem Simental Americana: essa raça de gado é altamente popular nos EUA e compõe muitas das seleções de cruzamento no país, que trabalha com a linhagem voltada à produção de carne de corte.

Uma sub linhagem que se destaca é a Black Simental, composta por animais de coloração preta e excelente produção de carne.

Principais cruzamentos com a raça Simental

Devido as suas características bastante positivas, o Simental é amplamente utilizado no cruzamento com outras raças de bovinos, com o fim de se chegar a linhagens mais produtivas visando a produção de carne e de leite.

Por ser de fácil manejo e alta produtividade, proporciona ao pecuarista muitos ganhos na produção e muitas possibilidades de cruzamento com o intuito de chegar a animais ainda mais adaptados.

Criação de gado da raça simental
A criação de gado Simental tem atraído muitos pecuaristas em todo mundo e não é diferente em terras brasileiras.

Entre os principais cruzamentos experimentados pelos pecuaristas, vale destacar os cruzamentos com todas as raças de zebuínos, além do cruzamento com fêmeas ½ de outras raças taurinas com ½ sangue de raças sintéticas.

Da mesma forma, considerando as diferentes linhagens do gado Simental, também são notáveis as possibilidades de cruzamento entre elas. Por exemplo: para se chegar a animais com maior peso de carcaça e alta habilidade maternal, o Simental de linhagem sul-africana pode ser o caminho.

Criação do Simental no Brasil

O Brasil conta com uma boa estrutura de apoio por parte do governo e de associações de pecuaristas, visando a sua criação. De acordo com a Associação Brasileira de Criadores das Raças Simental e Simbrasil (ABCRSS), estima-se que exista um plantel com cerca de 800 mil animais, com principais polos em São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná e Goiás.

Aliás, em 1945, a partir do Simental foi criada uma nova raça no Brasil: a simbrasil, através do cruzamento com o gado guzerá. Trata-se de uma raça sintetizada utilizando o cruzamento alternado que trouxe bons resultados e estimularam a experiência com outros zebus. Os primeiros animais foram registrados pelo Ministério da Agricultura em 1976.

Touro da raça simbrasil no pasto
Touro simbrasil: raça vem proporcionando bons resultados aos criadores uma vez que se adaptou bem ao clima tropical do Brasil. Foto: ABCRSS.

Os animais simbrasil possuem boa produção de leite, assim como carcaças de boa classificação. Apresentam bom índice de crescimento, facilidade no manejo e docilidade dos animais, estes com pelagem curta, adaptando-se às regiões tropicais.

Além disso, possuem alta conversão alimentar tanto no sistema de criação a pasto quanto em confinamento, com silagem ou feno. O simbrasil vem se destacando cada vez mais na pecuária nacional com bom rendimento visando maior lucratividade e crescimento econômico.

E então, gostou do conteúdo? No Marketplace da MF Rural você encontra anúncios de gado de corte e de gado de leite.

Aproveite e acesse também o nosso post sobre o Gado Charolês. Boa leitura!

Post Relacionado