Sorgo: benefícios desse cereal à saúde humana

Sorgo: benefícios desse cereal à saúde humana

O sorgo, um cereal muito conhecido por sua utilização na alimentação animal, traz muitos benefícios à alimentação humana, uma vez que é uma matéria-prima muito rica de nutrientes. É utilizado, também, na fabricação de pães e biscoitos.

Esse cereal, muito semelhante ao milho, tem conquistado cada vez mais espaço dentre aqueles que buscam uma alimentação mais saudável e equilibrada.

Conheça a seguir um pouco mais sobre esse cereal rico em nutrientes e antioxidantes. Dessa maneira, também traz uma série de benefícios à saúde humana.

Confira também: benefícios de plantar sorgo granífero.

Origem e finalidade do sorgo

O sorgo é um cereal que tem origem na África. É utilizado basicamente em ração visando a alimentação animal, principalmente em países da América do Sul, além de Estados Unidos e Austrália.

Sorgo no pé
Apesar de ser uma cultura muito antiga, somente a partir do fim do século passado é que este cereal teve um grande desenvolvimento em muitas regiões agrícolas do mundo.

Já em países da América Central, Ásia e África, os grãos desse cereal têm sido utilizados também na alimentação humana, principalmente à produção de farinha e de amido industrial, necessários na fabricação de pães e biscoitos.

Nos países africanos e asiáticos, o sorgo é utilização principalmente para fins alimentares. Aliás, segundo dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o consumo desse cereal pela população africana atinge quase 75% do total de grãos produzidos no continente.

As propriedades nutricionais do sorgo e seus benefícios

Quinto cereal mais produzido no mundo, os grãos de sorgo possuem altas taxas de ferro, zinco, proteínas, fibras e vitamina E. Portanto, traz muitos benefícios à nossa saúde.

Nele, estão presentes ainda compostos bioativos, como ácidos fenólicos de alta capacidade antioxidante, além de propriedades antimicrobianas.

Grãos de sorgo para alimentação
Cereal conhecido na alimentação animal, o sorgo pode se tornar uma rica matéria-prima na fabricação de produtos alimentícios ao ser humano e traz benefícios à saúde.

Além disso, tem valor nutricional semelhante ao do milho: 100g do sorgo contém em média 356 kcal, maior parte constituído por carboidratos (71 a 76%), seguido de proteína e em menor quantidade por lipídeos.

As vantagens do consumo desse cereal

Considerado um alimento funcional, em virtude de dos seus nutrientes e dos benefícios que proporciona à quem o consome, o sorgo é livre de glúten e apresenta um sabor mais suave.

Isso torna esse cereal uma interessante alternativa na substituição do trigo. Por exemplo, na produção de alimentos “glúten free”, beneficiando aqueles que apresentam algum grau de intolerância à essa proteína.

Cereal colocado em tigelas
O sorgo pode ser usado em grãos como em forma de farinha, transformando-se em receitas deliciosas.

O sorgo é capaz ainda de promover uma saciedade maior do que grãos semelhantes. Por ser rico em carboidratos e em fibras, o seu índice glicêmico é inferior a outros cereais como o trigo e o arroz. Assim, torna um aliado dos que não querem ganhar peso.

Entre os benefícios do sorgo, a prevenção de doenças

As propriedades nutricionais tornam esse cereal ainda um excelente fator na prevenção de diversas doenças, inclusive as crônicas. É o caso, por exemplo, a obesidade e a diabetes, além das doenças cardíacas e o câncer.

É o que constatou, por exemplo, uma pesquisa realizada pela Unicamp, em parceria com a Embrapa de Sete Lagoas (MG) e a Texas A&M University, nos Estados Unidos.

Os resultados dessa pesquisa demonstraram que o cereal produziu outros benefícios como a melhora em biomarcadores relacionados ao estresse oxidativo, além de reduzir a glicose de jejum, melhorar a tolerância à glicose e à sensibilidade insulínica. O sorgo foi também capaz de reduzir a expressão de proteínas relacionadas a processos inflamatórios do câncer de cólon.

Sorgo na alimentação humana e benefícios à saúde
Estudos indicam que o consumo do sorgo pode trazer vários benefícios à nossa saúde.

Podemos concluir que o farelo de sorgo pode diminuir o processo inflamatório e pode aumentar a morte das células cancerosas. Estes resultados fornecem um importante ponto de partida para compreender melhor os mecanismos moleculares através dos quais compostos bioativos encontrados em sorgo podem reduzir o risco a câncer de cólon”, afirmou a pesquisadora Érica Aguiar Moraes.

Ela é autora da tese “Farinha de sorgo integral e suas frações: efeitos na obesidade e comorbidades”, da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA), que trata justamente dos benefícios desse cereal na alimentação humana.

O sorgo ajuda ainda a combater o envelhecimento e melhora a flora microbiana do intestino. Assim sendo, se você ainda está pensando em como incluir este cereal na sua dieta, confira outros benefícios no vídeo:

Fonte: Minha Saúde – Curas Naturais.

Conclusão

Dessa maneira, por conta de suas ricas propriedades nutricionais e benefícios à saúde, o sorgo vem sendo chamado de cereal do futuro.

Por falar em cereal, nossa sugestão é o artigo sobre o plantio de aveia, inclusive as vantagens do seu uso na alimentação de bovinos.

Post Relacionado