Conheça tudo sobre o plantio de aveia

Conheça tudo sobre o plantio de aveia

O plantio de aveia, uma variedade agrícola considerada rústica, vem atraindo mais produtores no Brasil. Tanto que sua produção é altamente competitiva no mercado.

A aveia, usada principalmente na alimentação animal, é predominante no mundo e no Brasil.

Além disso é opção para formação de pastagens de inverno para pastejo e elaboração de feno, de silagem e cobertura de solo bem como adubação verde.

Quer saber mais sobre o processo produtivo da aveia? Então, confira o nosso post até o final saiba tudo sobre o seu plantio.

Origem e tipos de aveia para plantio

De origem asiática, conhecida desde a antiguidade, a aveia (Avena sp.) é utilizada na alimentação humana e dos animais, com plantio em todo o planeta.

Em geral, sabemos que a aveia é um cereal de inverno, assim como a cevada ou até mesmo o trigo. Contudo, a aveia é uma planta rústica. Ela tem maior resistência a doenças e pragas no processo de produção.

Cerca de 80% de sua produção mundial é destinada à alimentação animal, enquanto 18% são direcionados à alimentação humana. O restante para processos industriais, de exportação e sementes.

Tipos de aveia para plantio

Antes de falar sobre o plantio, é preciso observar que existem diversas espécies de aveia. Iremos destacar, a seguir, as principais.

Aveia branca com uma colher de pau
A aveia branca é responsável por 80% da produção mundial desse alimento.

Existe a espécie Avena Sativa ou Aveia Branca, cujo tipo pode ser cultivado para diversos objetivos: para forragens, grãos e até mesmo pastagens.

Além disso, também podemos encontrar a Aveia Byzantina ou popularmente mais conhecida como Aveia Amarela, cuja área corresponde a 20% do plantio mundial.

Para finalizar, também temos uma espécie bastante conhecida e cultivada na América do Sul: a Avena Strigoza, mais conhecida como Aveia Preta.

Sua composição é bem mais rústica em relação às demais. É bastante utilizada para forragem ou cobertura para a alimentação animal.

Por se tratar de planta anual, a aveia pode apresentar rebrota (termo para conceituar duplo propósito). Além disso, oferece um crescimento retilíneo, chegando a tamanhos que podem variar de 0,7 a 2 metros de altura. Suas raízes são fasciculadas e profundas.

Como é feito o plantio de aveia

O plantio de aveia geralmente ocorre no inverno e outono no país, já que estamos falando de uma planta que gosta de clima temperado.

Embora a aveia seja tolerante quanto a qualidade do solo, cujo pH gira em torno de 4,5 e 6, e não exige tantos nutrientes para o seu desenvolvimento, a principal preocupação dos produtores são as condições climáticas para o seu plantio.

Plantio de aveia com cachos ainda jovens com gotas de chuva
O plantio da aveia ocorre principalmente no outono/inverno. Planta se adapta melhor no clima temperado.

Dessa forma, é recomendado que a temperatura ideal para a semeadura sempre esteja acima de 7 ºC, já que abaixo de 4 ºC a germinação de sementes diminui de forma drástica.

Tratando-se da melhor época para semeadura, este pode variar entre 15 de março a 15 de julho, dependendo de cada Estado. A quantidade de sementes fica entre 200 e 300 por metro quadrado.

É importante lembrar que existe uma prática de alto risco feita no Brasil, ou seja, a utilização de “aveias piratas” para a semeadura. Essas variedades oferecem riscos altíssimos e, na maioria das vezes, podem passar despercebidas pelo produtor.

Um desses riscos no plantio é justamente a contaminação de sementes por pragas e outros patógenos. Isso sem falar do crescimento de daninhas que podem infestar o local produtivo e contribuir para a redução da germinação.

Em suma, o perfilhamento relaciona-se diretamente a produtividade da aveia. Após o final do ciclo, os perfilhos mais novos contribuem para o enchimento dos grãos mais velhos. Assim, em locais mais quentes, o plantio requer uma maior quantidade de sementes.

Manejo da cultura

Em geral, o tempo total da cultura de aveia pode variar entre 120 e 130 dias em território nacional. Contudo, é possível observar que, em alguns países, o cultivo pode variar entre 90 a 180.

Quando nos referimos ao desenvolvimento da aveia, precisamos entender que esse processo ocorre em quatro etapas. São elas: a fase vegetativa, a de transição, reprodutiva e formação de grãos.

Plantio de aveia no fim de tarde
A aveia é um cereal de inverno, rústico e é mais resistente a doenças e pragas em relação ao trigo e cevada.

A realização do controle químico para evitar pragas e patógenos indesejáveis ocorre exatamente após a fase vegetativa. Em seguida, podemos perceber o desenvolvimento de 3 a 4 folhas, bem como o início do perfilhamento.

Se tratando dos herbicidas mais utilizados na produção de aveia, os principais são o metsulfuron e o 2,4 D, normalmente indicados para o controle de folhas largas.

O controle químico, feito pelo azevém, ainda não é autorizado no Brasil, sobretudo pela disponibilização de herbicidas já registrados no território.

Em relação ao manejo de pragas, por exemplo, o mais demandado pelos produtores (e o mais indicado) é o tratamento de sementes pelo Tiodicarbe e Imidacloprido, que combatem pragas como corós e pulgões.

No que diz respeito a doenças mais comuns a produção de aveia, podemos destacar a ferrugem de folhas e colmos. Elas podem se agravar ainda mais em regiões que comportam uma umidade e temperatura elevada.

Colheita dos grãos de aveia

Durante o período de maturação, a produção de aveia não é influenciada pelas altas temperaturas diurnas ou quando a temperatura cai em horários noturnos. Então, oferece uma colheita mais eficiente e reduz os riscos de perdas de grãos.

Em relação a produção de sementes, as temperaturas mais baixas favorecem, durante o seu desenvolvimento, a elevação dos níveis de dormência.

Dessa forma, é recomendado que a colheita seja realizada quando os grãos estiverem em total condição de debulha (quando o volume de água se encontra abaixo dos 20%), e a planta ainda se encontra reta.

Contudo, é importante ressaltar que a regulagem da colhedora precisa estar no ponto ideal, pois quando é descascado, enzimas são ativadas nos grãos, causando a rancificação. 

Para o mercado industrial, é preciso se atentar ao fato de que os grãos de aveia não podem receber chuvas depois de sua maturação, caso contrário elas podem adquirir uma coloração escura.

Alimentação de animais

Fonte de nutrientes essenciais para a saúde, a aveia também é muito utilizada na alimentação de animais, principalmente equinos.

Gado pastando em área de plantio de aveia
Com muitos nutrientes, a aveia é uma boa opção para alimentação do gado, principalmente no período de seca.

Mas, também é destinada aos bovinos, principalmente nos períodos de seca, com bons resultados em todos os regimes: pasto, confinamento e semi-confinamento.  

Pode ser utilizada na substituição do milho, mas não de forma total. Além disso, os custos podem ser até 20% menores do que os utilizados o grãos tradicionais, como milho e soja.

Vantagens da aveia para bovinos:

  • Boa digestibilidade;
  • Boa fonte de proteína e fibra para o gado leiteiro
  • Pode substituir boa parte do milho, em casos de preços altos no mercado;
  • Pode ser oferecida em forma de grãos frescos ou até mesmo silagem.

No vídeo abaixo, confira o passo a passo de como pode ser feita a silagem de aveia para alimentação do gado:

Fonte: Empreendedores do Campo.

Conclusão

Portanto, como podemos perceber, a aveia é uma planta inteiramente versátil e pode ser cultivada para diversos objetivos, seja para forragem, grãos e até mesmo a cultura de cobertura.

Seu plantio é de grande importância para o mercado agro brasileiro, oferecendo uma ampla competição no setor.

Agora que você já sabe tudo sobre a produção de aveia, que tal acessar nosso artigo sobre rotação de culturas, cujo processo a aveia também está incluída.

Post Relacionado