Uva roxa: como fazer o plantio e seus benefícios

Uva roxa: como fazer o plantio e seus benefícios

A uva é uma fruta que traz muitos benefícios à nossa saúde e, entre as variedades, temos a uva roxa que iremos tratar neste artigo. Os tipos mais conhecidos são as uvas rubi e a niágara.

Vamos trazer dicas de como plantar e os cuidados necessários visando garantir uma boa produção da uva roxa.

Trata-se de uma variedade bem simples de plantio e cultivo. Essa fruta dá seus primeiros frutos já em seu primeiro ano, principalmente se for feito da maneira correta.

Por falar em plantio dessa fruta, confira também nosso artigo sobre como plantar um pé de uva no quintal ou em vaso.

Benefícios da uva roxa

Existem vários tipos de uva, na verdade milhares! São mais de 60 mil variedades conhecidas possui características únicas de cor, sabor, aroma e tamanho. Desse total, 60% são utilizados somente na produção de vinho.

Cacho de uma uva roxa
Com um sabor mais doce, a uva roxa é muito apreciada e também traz muitos benefícios à nossa saúde.

Dessa maneira é necessário escolher agora a que deseja colher no futuro. Por ser mais versátil, podendo consumir diretamente, ou transformando-as em suco ou até mesmo em geleia, a uva roxa é nossa indicação.

Primeiramente, vamos falar sobre os benefícios da uva roxa. Elas são especiais principalmente por serem a maior fonte de resveratrol, um poderoso antioxidante que está presente em grandes quantidades na sua casca e que ajuda a prevenir o câncer.

Confira outros benefícios dessa fruta:

  • Previne doenças cardiovasculares: seus componentes antocianinas, taninos e flavonoides ajudam a relaxar os vasos sanguíneos e a evitar o aparecimento de aterosclerose;
  • Melhorar o intestino: especialmente quando consumidas com cascas e sementes, o que aumenta o seu teor de fibras;
  • Prevenir anemia: por ser rica em ácido fólico.

Em seguida, é hora da segunda etapa, ou seja, tratar diretamente do plantio da uva roxa.

Tipos de uva roxa

Conforme dissemos no começo do texto, os tipos de uva roxa mais conhecidos são a rubi e a niágara, conhecidas como “de mesa”, por terem sabor mais doce.

Puxada ao tom roxo e com algumas nuances amareladas, a uva rubi é ótima no consumo natural por ter uma polpa maior e bem docinha, com pontos positivos na saúde, como alívio em problemas nas articulações e proteção das funções do cérebro (previne doenças como o mal de Alzheimer).

Consumo in natura de uva
Além de ser usada na fabricação de vinho, sucos e até geleia, a uva roxa também é uma fruta que pode ser consumida in natura, vendida em supermercados e varejões.

Já outro tipo de uva roxa é a niágara, também com tom rosado, sabor doce e conta com a ação dos antioxidantes.

Por causa da coloração rosada, é conhecida como uva rosa. É muito usada na produção de vinhos e sucos devido ao seu sabor doce, mas o consumo dessa fruta, na forma natural, é bem frequente.

A presença de antioxidantes está entre os seus benefícios à saúde, o que faz com que ela ajude a impedir o surgimento de doenças sérias – como o câncer.

Tipo de muda de uva roxa para plantio

Aqui estamos tratando de um momento crucial, já que a escolha da muda é que vai determinar (ou não) o sucesso da lavoura de uva. Escolher o tipo certo vai te garantir um bom plantio.

Por isso, é aconselhável adquirir sua muda de um viveiro licenciado e registrado pelo Ministério da Agricultura. É preciso verificar inclusive se ele vai atender todos os parâmetros estabelecidos às suas necessidades.

Escolha do local para plantio

É importante que, no local escolhido para realizar o plantio, tenha uma boa incidência de raios solares, porque são um dos fatores importantes no bom desenvolvimento da uva roxa e, logicamente, dos demais tipos dessa fruta.

Plantação de uva no horizonte
A escolha do local para plantio deve levar em conta uma boa iluminação, espaçamento e drenagem.

Procure utilizar um espaço distante de outras plantas, já que o crescimento da uva deve ser conduzido de forma adequada. São necessárias ainda uma boa profundidade e uma boa drenagem.

Como suas raízes precisam de espaço para crescerem de maneira adequada, deixe o local distante de muros e construções que possam atrapalhar.

Cuidados durante o plantio da uva roxa

Deve-se ter um cuidado durante todo o período de plantio, se possível, quase que diário.

Isso deve ocorrer com o propósito de evitar eventuais problemas em seu desenvolvimento e crescimento, assim como combater os invasores. Realizar a poda da videira também é uma maneira de ajudar.

Embora a parreira não exija muita adubação, é recomendado usar adubo orgânico de boa qualidade (composto orgânico) em torno dos pés de uva uma vez por ano, de preferência depois de saírem os brotos.

É importante usar, sempre que possível, produtos naturais para se obter produtividades elevadas e uvas com excelente qualidade.

No vídeo abaixo, confira mais detalhes de como fazer o plantio, a poda e a colheita da uva, uma fruta que é plantada em várias regiões do país:

Fonte: PUC TV Goiás.

Tratos culturais na videira

É importante fazer a correção de fertilidade do solo, logo no início do plantio em si. Isso deve ser feito com adubação. Ao longo do seu desenvolvimento, utilize adubação orgânica, a fim de manter seus nutrientes.

Deve-se fazer isso, ao menos, duas vezes por ano. Caso note alguma deficiência específica, não hesite em usar um adubo que ajude a sanar este problema.

Videira com sistema de irrigação
Com a videira já instalada e em produção, fique atento aos tratos culturais, como evitar ataques de fungos. Controlar a irrigação é uma dessas medidas.

Se não estiver em época de chuva, é importante regar bastante no período do plantio ou mesmo ter um sistema de irrigação, principalmente no caso de grandes plantações. É importante regar a videira, pelo menos, uma vez por semana.

Cuidado com as doenças!

O produtor precisa ficar atento quanto ao excesso de umidade e falta de luminosidade porque são condições favoráveis que podem levar ao surgimento de doenças causadas por fungos que podem causar danos às videiras. Os mais comuns são: míldio, antracnose e oídio.

Como controle preventivo, os técnicos orientam a melhorar a circulação do ar e a insolação da copa, além de diminuir a quantidade e o tempo de irrigação do solo.

No cultivo dessa fruta, é preciso ter paciência!

Como citamos no início, é possível colher os primeiros frutos logo no primeiro ano. Mas, em termos de colheita “cheia”, normalmente deve-se aguardar cerca de três anos. Isso vale tanto para a uva roxa como aos demais tipos.

É indicado também que esses primeiros cachos sejam retirados já que, no início do plantio, é necessário que a planta crie estruturas para as colheitas seguintes.

Colheita dos primeiros cachos de uva roxa
A colheita da uva roxa também exige cuidados. No início da produção, os primeiros cachos devem ser retirados e, assim, garantir boas colheitas futuras.

Por ser uma planta que é capaz de produzir por muitos anos, é importante deixá-la se estruturar da maneira adequada a sua videira, dando tempo a ela e, assim, colher mais no futuro.

Portanto, neste post procuramos trazer as principais informações sobre como plantar e os cuidados necessários para garantir uma boa produção da uva roxa.

Nossa sugestão de leitura é acessar artigo que mostra como podar parreira de uva, mesmo porque é uma das técnicas mais importantes com o fim de garantir sucesso no cultivo dessa fruta.

Post Relacionado