Romã: confira os benefícios dessa fruta e como plantá-la

Romã: confira os benefícios dessa fruta e como plantá-la

Por mais que proporcione diversos benefícios à nossa saúde, a romã é uma fruta ainda pouco difundida no Brasil. Com um sabor marcante, ela também é utilizada no enriquecimento de saladas e dá um sabor especial em pratos principais, como paleta de cordeiro.

Os benefícios da romã são vastos e há muita riqueza de nutrientes, vitaminas e outros componentes que proporcionam melhor qualidade de vida. As sementes, parte mais consumida dessa fruta, contam com uma polpa adocicada e um sabor único.

Neste post, vamos apresentar os principais benefícios da romã, ensinar como plantá-la, seja a partir de sementes, mudas ou por estaquia, e dar dicas para você ter sucesso no cultivo. Vamos lá?

Principais propriedades da romã

A romã (Punica granatum) é o fruto da romãzeira, uma árvore comum em algumas regiões na Europa, Oriente Médio e Ásia Menor. Dessa fruta podemos aproveitar desde a casca até as sementes, que há séculos são utilizadas com fins medicinais.

Curiosamente, a romã também está associada à superstições. Algumas pessoas dizem que tê-la em casa traz dinheiro, enquanto outras afirmam que ela é a “fruta do amor” por ter sido considerada um dos símbolos de fertilidade pelos povos da Grécia antiga, por conta de suas propriedades afrodisíacas. Na mitologia grega, era consagrada à deusa Afrodite.

No Brasil, a romã é tradicionalmente consumida nas festas de fim de ano, sendo muito utilizada em pratos típicos desse período e também pelas superstições que citamos acima.

Entretanto, pelos benefícios que abordaremos a seguir, essa fruta deveria ser consumida durante o ano todo. Confira!

Prato com frutas fatiadas, ervas e sementes de romã
A romã também é utilizada na culinária, no preparo inclusive de saladas e pratos salgados.

Leia também: Figo: aprenda como plantar, dicas de cultivo e curiosidades.

Benefícios da romã

A romã traz diversos benefícios à nossa saúde, sendo considerada uma das frutas mais saudáveis ​​do planeta.

Ela apresenta boa quantidade de vitamina C, o que proporciona mais imunidade e resistência à doenças como gripes e resfriados, ajudando inclusive no tratamento da dor de garganta.

Outros componentes igualmente importantes são os ácidos fólicos, o potássio e as fibras, que ajudam na prevenção de doenças e do envelhecimento precoce das células.

As propriedades medicinais da romã são conhecidas há milênios pelas populações do Oriente Médio que a consomem no preparo de chás. Confira outros benefícios:

  • Diminui a pressão arterial, limpando a placa das artérias: potencializa a circulação do sangue e reduz o risco de doenças cardíacas;
  • Ação anti-inflamatória: ajuda, por exemplo, a aliviar os sintomas de doenças como a artrite;
  • Beneficia a saúde de pacientes renais;
  • Previne o desenvolvimento de alguns tipos de câncer, como de próstata, mama, cólon e pulmão;
  • Combate a placa bacteriana e a gengivite;
  • Ajuda a prevenir a osteoporose;
  • Mantém o colesterol controlado e auxilia na perda de peso, pela sensação de saciedade prolongada;
  • Melhora a pele e o cabelo, pois torna os folículos capilares mais fortes;
  • Auxilia na memória, uma vez que o suco de romã é rico em polifenóis.

No vídeo abaixo, veja os benefícios que a romã proporciona à pele:

Fonte: Naturalmente Saudável.

Como consumir a romã?

A romã pode ser consumida de diversas formas: in natura, ingerindo as sementes da fruta, que possuem um sabor diferenciado e muito agradável ao paladar, e também no preparo de sucos e chás.

A casca da fruta é usada no combate à doenças, como infecções de garganta. Nesse sentido, basta colocá-la em uma infusão simples, em meio litro de água fervente. Deixe descansar por cerca de 10 minutos e depois faça gargarejo aos poucos, ao longo do dia.

Já o suco da romã pode ser feito no liquidificador com cerca de 200 ml de água juntamente com toda a polpa da fruta. É importante destacar que deve ser consumido sem açúcar, porque assim vai manter ainda mais as propriedades da romã.

Xícara transparente com chá de romã, romã cortada e limão cortado ao meio
Já experimentou fazer chá de romã? É um aliado no combate à gripes e no tratamento da dor de garganta.

Veja também: Pequi: veja como plantar e os benefícios dessa fruta.

Como plantar romã

A romã é um arbusto e seus ramos podem atingir até 5 metros de altura, com folhas simples e flores solitárias, constituídas de corola vermelho-alaranjada e um cálice esverdeado. Já os seus frutos chegam a medir até 12 cm, com um grande número de sementes, envolvidas por um arilo róseo, cheio de um líquido adocicado.

Aliás, o plantio da romã não é muito diferente de outras frutas que já mostramos aqui no MF Magazine, e pode ser feito em um vaso ou diretamente no solo. Além de usar tradicionalmente sementes ou mudas, também é possível plantá-la por meio de estacas. Veja a seguir.

Como plantar romã usando estacas

  • Utilize um ramo com cerca de 20 a 30 cm de comprimento, cortando-o de forma oblíqua, preferencialmente da ponta do galho e usando uma tesoura estéril;
  • Após fazer um corte semi-lenhoso, que ajuda no aparecimento das raízes, coloque esse galho numa vasilha com água, deixando-o na sombra;
  • O plantio deve ser feito após o galho dar sinais de regeneração vegetativa, isto é, surgirem as raízes;
  • O período ideal de plantio das estacas de romã compreende o final de janeiro a início de abril, ou em setembro e outubro, na primavera.

Como plantar romã usando sementes

Se optar pelo plantio por meio de sementes, escolha uma romã que esteja totalmente saudável. Mesmo se for plantar apenas um pé, separe umas quatro sementes, deixando-as secar à sombra.

Caso queira, coloque essas sementes em um algodão úmido, o que vai ajudar na germinação.

Pé de romã em pomar
O plantio da romã pode ser feito em casa ou no pomar de sua chácara, sem ocupar tanto espaço.

Lembre-se que a terra utilizada para plantio, seja no vaso ou diretamente no solo, deverá ser rica em nutrientes. A dica é usar húmus de minhoca. Depois, faça pequenos furos (meio centímetro de profundidade), onde as sementes deverão ser depositadas.

Embora a romã prefira regiões mais áridas, durante o período de germinação é preciso fazer regas diárias, mas sem excessos (não deixe o solo encharcado). Isso porque, durante a fase de germinação são necessárias temperaturas mais amenas, mas não abaixo de 10 °C, inclusive deve-se evitar vento e geada.

Como plantar romã usando mudas

No caso do plantio definitivo por meio de mudas, basta abrir uma cova de 30 cm x 30 cm x 30 cm. Então, com a terra retirada desse buraco, misture matéria orgânica (esterco curtido, húmus ou composto orgânico), numa proporção de três pra um.

Devem ser feitas regas diárias em regiões mais secas, mas sem deixar o solo encharcado.

Como plantar romã no vaso

Se optar pelo cultivo de romã no vaso, é possível usar as três formas que citamos acima, isto é, por meio de sementes da fruta, estacas (galhos retirados de árvores adultas) ou mudas compradas de viveiros credenciados.

Pé de romã em vaso
Outra opção de plantio da romã é em vasos, desde que utilizando aqueles de tamanho grande.

Utilize um vaso com dimensões grandes, porque assim a planta vai se desenvolver adequadamente. No preparo do substrato para plantio, coloque uma mistura contendo terra vegetal e composto orgânico, como húmus de minhoca.

Após efetuar o plantio, é preciso que o vaso receba pelo menos quatro horas de sol direto por dia. Também verifique se não está havendo acúmulo de água no fundo, devendo ter uma drenagem adequada.

Além disso, uma vez ao ano, faça uma adubação utilizando micronutrientes, como magnésio, cálcio, boro e enxofre.

Poda e colheita da romã. Confira!

Após efetuar o plantio e durante a fase do desenvolvimento da planta, uma das etapas importantes é a poda. Além de contribuir no desenvolvimento do pé de romã, ajudará também no combate à doenças.

A poda deve ser feita durante o período de inverno, retirando os ramos secos e fracos, além dos novos que estão crescendo. Todavia, deixe alguns galhos, principalmente aqueles em que estão com flores na extremidade.

Em seguida, é aguardar o momento tão esperado: a colheita. Geralmente, um pé de romã começa a produzir os primeiros frutos no segundo ou terceiro ano após o plantio, atingindo uma boa produção em 5 a 6 anos. A produção pode durar mais de 15 anos. Em pomares bem administrados, cada planta pode chegar a produzir de 200 a 250 frutos por ano.

Pé de romã com vários frutos
A romã é uma fruta que pode produzir por mais de 15 anos. Que tal plantá-la e aproveitar os seus benefícios?

Portanto, com tantos benefícios à nossa saúde, a romã é facilmente cultivada no quintal da sua casa e até mesmo em um vaso.

E então, gostou desse artigo? Aproveite e acesse também o nosso post sobre a cultura da abóbora. Boa leitura!

Post Relacionado