Veja vídeos do “tratoraço” em diversas regiões do estado de SP

Veja vídeos do “tratoraço” em diversas regiões do estado de SP

Produtores rurais e entidades paulistas do setor estão realizando nesta quinta-feira (07/01) um protesto, chamado de “tratoraço“, contra a decisão do governador João Doria de aumentar o ICMS sobre diversos itens do setor.

Outra media definida pelo governo trata do fim da isenção desse imposto estadual sobre insumos como fertilizantes, adubos, sementes, defensivos agrícolas.

Adubos e fertilizantes, milho em grão, farelo de soja, sementes, produtos veterinários, defensivos e rações, por exemplo, passam de isentos para taxa de 4,14%.

O óleo diesel e o etanol, que tinham alíquota de 12%, passariam para 13,3%, segundo entidades participantes do movimento.

Manifestação de agricultores com tratoraço
Protesto realizado nesta manhã pelos agricultores de Pompeia. Foto: André Comino.

A isenção de energia elétrica, que valia para todas as propriedades rurais, foi limitada até o consumo de 1.000 Kwh/mês.

Em nota, a Faesp (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo) criticou a medida, afirmando que “elevar a tributação na atual conjuntura é inoportuno e prejudicial para a sociedade, pois acarretará custos de produção crescentes e encarecimento no preço dos alimentos para o consumidor final“.

Governo volta atrás

Diante dos protestos que foram organizados por lideranças rurais em diversas regiões, o governador Doria decidiu suspender a vigência dos dois decretos.

Ele alegou que a população de baixa renda, que já não vai ter mais o auxílio emergencial do governo federal, poderia ser prejudicada pela redução dos benefícios do ICMS.

O governo do Estado divulgou nota oficial argumentando que “o ajuste fiscal foi elaborado para garantir recursos para investimento em áreas sensíveis de atendimento à população carente, como saúde, educação e segurança pública“.

O “tratoraço” reuniu diversos produtores rurais

O “tratoraço”, apoiado pela FAESP, está sendo realizado em mais de 300 cidades paulistas, e reúne mais de 100 sindicatos rurais, associações e cooperativas.

O que se vê é um grande número de tratores em fila, nas margens de rodovias de diversas cidades do estado de São Paulo.

Confira abaixo vídeos do “tratoraço” em diversas cidades do estado de São Paulo:

Protesto de agricultores em Pompeia. Imagens: André Comino.

Novas manifestações em Pompeia. Imagens: André Comino.

Dezenas de maquinários foram usados nas manifestações de agricultores em Pompeia. Imagens: André Comino.

Protesto de agricultores na região de Marília. Imagens: Rodrigo Oliveira.

Confira mais vídeos sobre protestos no interior paulista:

Protesto em Tabatinga. Imagens: redes sociais.

Protesto em Jaboticabal. Imagens: redes sociais.

Protesto em Santa Cruz do Rio Pardo. Imagens: redes sociais.

“Tratoçaço” realizado em Araras. Imagens: redes sociais.

Post Relacionado