Saiba como vender os insumos agrícolas!

Saiba como vender os insumos agrícolas!

 

Como produtor rural ou empresário do setor, você sabe que é indispensável comprar e vender insumos agrícolas. Para fazer novos negócios e alcançar mercados diferentes, é preciso vencer a concorrência acirrada. Como alcançar esse objetivo? Por meio do planejamento.

 

A ideia é criar uma estratégia eficiente de vendas para aumentar o alcance e garantir boas negociações. Se você tem dúvidas para começar, aproveite este conteúdo e veja as alternativas que apresentamos para atingir esse propósito. Acompanhe!

 

 

Invista na criação de kits

O mais comum é que a pessoa compre vários produtos com você para aproveitar ao máximo o frete e outras condições da entrega. Os insumos agrícolas são necessários em várias etapas, logo vale a pena investir na criação de kits para fazer melhores ofertas.

 

Aqui, vale a pena usar o histórico de compras e ocorrências na propriedade para indicar as melhores sugestões. Perceba que o propósito é fazer um kit personalizado, não um padronizado que sirva para vários negócios. Assim, é possível gerar valor.

 

 

Anuncie em um marketplace

A vantagem dos marketplaces é serem locais que reúnem diferentes vendedores e produtores rurais, além de uma grande diversidade de insumos e produtos agrícolas. Com um grande volume de visitas todos os dias, a chance de vender com rapidez é maior.

 

O indicado é usar uma plataforma especializada, porque ela tende a agregar mais pessoas interessadas na sua oferta. É o que a MF Rural faz. Com diferentes opções de produtos e visitantes que compram e vendem insumos agropecuários, fica fácil encontrar de máquinas a mudas de plantas.

 

Ao expor seus itens nesse local, o potencial de visibilidade aumenta. Com isso, há mais chances de vender e fazer uma boa negociação.

 

 

Faça promoções

Oferecer uma promoção é uma das melhores práticas para atrair clientes. Como eles receberão benefícios em relação à economia, tendem a fechar mais negócios.

 

Você pode fazer ofertas sazonais. Por exemplo, determinado insumo agrícola está mais barato em certo período por estar próximo ao plantio. Dessa forma, os consumidores sabem que você sempre oferece descontos nessa época do ano e podem até se fidelizar.

 

Indo mais além, foque produtos fora de época ou pouco vendidos. Esse tipo de estratégia costuma ser benéfica para reduzir o estoque e evitar perdas.

 

O cuidado com as promoções é garantir que elas sejam voltadas para o público-alvo e realmente interessantes. Coloque preços mais atrativos do que os que são vistos normalmente e garanta que todos os consumidores sejam informados.

 

 

Aposte em vendas combinadas

Aproveite as promoções do tipo “na compra do produto X, o insumo Y sai de graça”. Elas chamam a atenção dos produtores e os incentivam a comprar mais. Tenha apenas o cuidado de não realizar a chamada venda casada, que acontece quando o cliente precisa comprar um item para ter acesso a outro.

 

Os dois produtos devem ser vendidos separadamente, mas apresentando um benefício extra se forem adquiridos em conjunto. Essa é a ideia das vendas combinadas, que atraem muitos consumidores.

 

 

Estabeleça boas parcerias

Se você olha os donos de revendas de insumos agrícolas como oponentes, precisa rever a postura. A concorrência é positiva e pode até trazer boas parcerias. Como? Ao se aliar a eles, você consegue melhores preços, resultados e participação no mercado.

 

Utilize a parceria para conseguir preços melhores por meio das compras coletivas, por exemplo. Ainda vale a pena colocar em prática estratégias de marketing conjuntas e até capacitar os colaboradores para reduzir os custos.

 

 

Entregue benefícios e valor

Mais que focar os preços, suas ações devem oferecer benefícios e valor. A decisão do produtor rural nem sempre é tomada com base no preço. Afinal, um inseticida barato pode ter dificuldade no controle de pragas ou um maquinário de menor preço ser menos eficiente.

 

Por isso, foque na oferta de benefícios e mostre como aquele insumo agrícola é capaz de contribuir para os resultados do negócio. Apresente suas diferenças em relação à concorrência e detalhe as principais características.

 

 

Ofereça um atendimento de qualidade

Qualquer cliente deseja ser bem-atendido — e na área rural há um grande nível de exigência e especialização. Por isso, é importante apresentar conhecimento técnico, responder a todas as perguntas e atender aos anseios dos compradores.

 

Mais que isso, é necessário ter habilidades pessoais, como cordialidade, atenção e paciência, bem como se mostrar à disposição dos consumidores. Assim, é gerado um relacionamento mais próximo com eles.

 

Perceba que o atendimento depende diretamente da abordagem adotada. Em vez de “invadir” o espaço do consumidor, recepcione-o sempre que ele quiser. Foque o encantamento do comprador mesmo depois que ele comprar várias vezes.

 

Tenha em mente que superar as expectativas é fundamental para incentivar novas compras. Por exemplo, na hora de vender um insumo agrícola pela primeira vez, você pode enviar um cupom de desconto para a próxima compra.

 

Quando o consumidor tiver dúvidas técnicas, responda a todas elas ou busque a informação com rapidez. Caso ele tenha alguma reclamação, contorne a situação, coloque-se ao lado do cliente e troque o produto ou devolva o dinheiro. Lidar bem nesses períodos ajuda a tirar qualquer impressão ruim que tenha ficado.

 

 

Conte com softwares de gestão

Automatize processos. Acredite: a venda de insumos agrícolas também é beneficiada com a tecnologia para o agronegócio. Basta ver a contribuição do CRM. Esse software de gestão do relacionamento com o cliente reúne dados relevantes sobre compras, interesses, preferências, histórico de ocorrência e outras informações úteis sobre o comprador.

 

Com base nisso, você sabe quando o produtor precisa de determinado insumo agrícola para fazer o plantio, por exemplo. Junto a isso, utilize um ERP, ou seja, um sistema de gestão empresarial. Seu objetivo é centralizar todas as informações relacionadas à sua propriedade e às vendas realizadas.

 

Nele, você verifica dados financeiros, de estoque, previsão de vendas etc. Com isso, visualiza como está o status do negócio e se precisa fazer alguma promoção ou outra estratégia para evitar prejuízos.

 

 

Promova um programa de fidelidade

Os programas de fidelidade incentivam a venda recorrente. Você pode usar algo simples, como um cartão em que a cada R$ X é recebido um carimbo, uma pontuação ou algo mais complexo, como o cumprimento de alguns critérios para ganhar um benefício ao final.

 

De toda forma, o objetivo é incentivar a compra dos consumidores por meio da oferta de algumas vantagens. Assim, você cria um relacionamento mais próximo com ele e tende a fortalecer a reputação de sua revenda de insumos agropecuários.

 

 

Use o marketing a seu favor

Um dos propósitos das ações de marketing digital é garantir que sua mensagem chegue ao público certo. No entanto, elas também ajudam a divulgar seu negócio, atrair clientes em potencial e fechar vendas. Para ter mais sucesso, algumas dicas são essenciais:

 

  • conheça seu público-alvo para saber quem deve atingir;
  • identifique sua persona, ou seja, seu cliente ideal, porque ele é quem vai direcionar suas estratégias de marketing;
  • colete dados para identificar os hábitos de seus clientes. Por exemplo, como acessam as informações, de que forma pretendem adquirir o produto;
  • crie um blog para oferecer conteúdo relevante sobre produção, insumos agrícolas e outras informações úteis para o dia a dia de sua persona;
  • esteja presente nas redes sociais, pois é um canal excelente para se aproximar do público e tirar dúvidas, assim como resolver reclamações;
  • utilize o SEO, ou seja, palavras-chave e outras técnicas que ajudam a ranquear seu blog e site no Google.

Todas essas práticas de marketing ajudam a gerar mais visitantes para seu site. Com isso, há uma chance maior de vender os produtos, inclusive em um marketplace. Também vale a pena fazer anúncios pagos, que tendem a oferecer resultados mais rápidos.

 

Agora que você já viu o que fazer para vender insumos agrícolas, está na hora de colocar essas dicas em prática. Aproveite para testar as ideias e ver o que dá certo com suas personas. Além disso, use um marketplace específico. O resultado é mais segurança e confiabilidade no processo.

 

Achou interessante a opção do marketplace e quer conhecer melhor? Acesse o site MF Rural e entenda como você pode negociar seus insumos e produtos agropecuários.

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