Construa a jornada para atrair, engajar, converter e vender
O digital se consolidou como a arena de construção de marcas, relacionamento e vendas no agronegócio.
Em nosso artigo anterior, tratamos da estratégia certa de marketing digital no agro, destacando a necessidade do desenvolvimento de um bom site (a vitrine da marca na internet), a produção de conteúdo (as mensagens que atraem e fidelizam clientes) e os pontos de venda (ranqueamento no Google e divulgação nas redes sociais, que possam gerar tráfego para o site).
Neste texto, vamos falar um pouco mais sobre o fluxo desta jornada digital, com foco nos caminhos para a efetiva comercialização propriamente dita, usando, como exemplo o funil de compra/venda.
São quatro principais etapas e, cada uma delas, requer um conteúdo específico: atração, engajamento, conversão e venda.
A boca do funil é a fase inicial da atração, pela qual o usuário terá que ser atraído para o site ou o perfil de sua marca nas redes sociais.
Nesta etapa, o conteúdo mais recomendado é àquele de informação menos técnica, de prestação de serviços, que, por exemplo, seja contextualizado com algum fato do momento (timing), o que lhe dará maior atratividade e conexão imediata. É disso que sua marca precisa aqui.
Fase de engajamento
Em seguida, temos a fase de engajamento, na qual o usuário já foi decerto modo “fisgado” pelo o que sua marca entrega de conteúdo, de informação, e começa a interagir, seja comentando, armazenando, compartilhando, podendo até, começar a enviar mensagens diretas.
Nesta etapa, o conteúdo já tem que ser diferente, mais aprofundado, detalhado, atacando, por exemplo, uma dor do negócio do seu cliente.
Fase de conversão
Continuando, chegamos à fase de conversão, na qual, por meio, sobretudo de uma landing page – página pela qual você oferece algum conteúdo rico, mais elaborado (um e-book, a oportunidade de participação em um webinar, a inclusão em uma lista de e-mail ou em um grupo de mensagens seleto, uma mentoria/bate-papo exclusivo), em troca de dados específicos do seu prospect.
É aqui que você, de fato, filtra quem te acompanha, pinçando os leads qualificados, ou seja, potenciais clientes, e estabelecendo uma relação mais próxima e exclusiva com eles.
Marketing digital: agora é hora de vender!
Ademais, avançamos agora à etapa da venda em si, na qual sua marca – que ao longo desta travessia digital criou a percepção de autoridade sobre determinado assunto – pode, naturalmente, oferecer produtos e/ou serviços que solucionem problemas reais do seu lead, que já estará mais suscetível a propenso a adquiri-los pelo grau de confiança estabelecido durante toda a jornada.
Confira também: AS VANTAGENS DO MARKETING DIGITAL PARA O AGRONEGÓCIO