Como interpretar resultados de avaliações genéticas

Como interpretar resultados de avaliações genéticas

Atualmente observamos um mercado de genética bovina “inundado” por novas tecnologias e informações que, muitas vezes, não são compreendidas pelos potenciais consumidores do segmento.

O referido cenário impacta negativamente no propósito de entregar poder de decisão para os pecuaristas aumentarem a produtividade de seu rebanho. Ao não entenderem exatamente o que as empresas vendem, a tecnologia é rejeitada ou, pior ainda, é utilizada incorretamente.

As avaliações genéticas de bovinos são um exemplo claro de tecnologia que não é, muitas vezes, corretamente interpretada por quem tem interesse em trazer melhoramento genético para dentro da fazenda.

Não por culpa ou falta de interesse dos produtores de gado de corte e/ou leite, mas porque o conteúdo é realmente complexo. Deste modo, é necessário adquirir conhecimento e também contar com um auxílio técnico adequado para que a tecnologia seja utilizada corretamente.

Alguns conceitos são muito importantes dentro do âmbito das avaliações genéticas de bovinos e o entendimento deles ajudará os pecuaristas a interpretarem corretamente os resultados publicados.

De acordo com o Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos – PMGZ, da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, os principais conceitos são:

Grupo contemporâneo

É o conjunto formado por animais da raça, do mesmo sexo, nascidos ou medidos na mesma data, manejados, na mesma fazenda, de forma semelhante até a mensuração da característica.

De outra forma, animais que tiveram semelhantes oportunidades para apresentarem suas performances para as características medidas.

DEP – Diferença Esperada na Progênie

Estimada com base nas informações do próprio individuo e/ou de seus parentes, indica a diferença esperada na produção média da progênie de um determinado animal em relação à produção média das progênies de todos os animais que participam da mesma avaliação.

Avaliações genéticas de bovinos
As avaliações genéticas são importantes visando conseguir fazer com que os animais de um rebanho tenham características positivas de produção.

A DEP é uma medida relativa, sempre. Por exemplo, havendo dois touros, o touro A com DEP + 35 kg para peso ao sobreano e o touro B com DEP +20 kg também para peso ao sobreano, espera-se que, em média, a progênie do touro A pese 15 kg a mais que a progênie do Touro B, se forem acasalados com vacas de mesmo valor genético e criadas sob mesmo sistema de criação.

As DEPs para o efeito materno das características podem ser interpretadas como a diferença esperada na média das performances das progênies futuras das filhas de determinado touro, em relação à média das performances das progênies futuras das filhas de todos os outros touros que participaram da avaliação, respeitando-se os mesmos requisitos para os acasalamentos, como mencionado anteriormente.

É relevante lembrar que a DEP é uma expectativa e, portanto, deve sempre vir acompanhada da acurácia.

Acurária

Acurácia refere-se ao grau de confiança depositada na estimativa da DEP. De outra maneira, a acurácia expressa a correlação entre o valor estimado e o valor real da DEP do animal. O valor da acurácia pode variar entre 0 e 99%.

Em geral, valores de acurácias entre 70% e 99% indicam que a DEP não deve variar drasticamente, devido à alteração no número de informações relativas a determinado animal, indicando baixo risco.

Por outro lado, valores de 0 a 30% indicam que consideráveis mudanças podem ocorrer em novas estimativas das DEPs de animais, em função da variação no número de observações relacionadas a estes indivíduos, concorrendo para alto risco. Valores intermediários aos citados acima, indicam risco moderado.

Qualidade do rebanho através das avaliações genéticas
Todas as avaliações genéticas são importantes para que possa ser determinada a qualidade do rebanho.

Cabe ressaltar que o valor da estimativa da DEP é independente da sua acurácia. Isto quer dizer que, na prática, a DEP é que deve ser o elemento de decisão de se usar ou não determinado touro, sendo a acurácia indicadora da definição da intensidade do seu uso.

A expressão matemática utilizada para o cálculo da acurácia é a recomendada para gado de corte pelo Beef Improvement Federation (Bertrand et. al., 2002) dos Estados Unidos.

Decil (Deca)

Indica qual a posição relativa do animal quanto a sua avaliação genética (DEP), para determinada característica ou índice, considerando o total de animais avaliados. A deca varia de 1 a 10, animais deca 1 estão entre os 10% melhores, os animais deca 2 entre os 20% mais bem avaliados e assim por diante.

Tem por finalidade indicar sua avaliação em relação aos seus companheiros, permitindo uma discriminação rápida dentre os animais disponíveis para escolha no grupo.

Tendência genética

Regressão dos valores genéticos médios anuais, para determinada característica, em função do ano de nascimento dos animais.

Bovino de alta genética no pasto
Com as avaliações genéticas, é possível manter e principalmente melhorar a qualidade do rebanho bovino.

Permite diagnosticar se o rebanho e/ou a raça estão progredindo ou regredindo geneticamente ao longo dos anos em cada característica avaliada pelo PMGZ.

Deste modo, deve ser entendida como uma ferramenta a ser consultada antes do delineamento estratégico da seleção e do acasalamento.

Coeficiente de endogamia (F%)

Quantifica a chance de um indivíduo receber por descendência dois genes idênticos no mesmo locus do cromossomo. O valor varia de 0 a 100%. Na utilização da ferramenta de simulação de acasalamentos o criador poderá verificar o coeficiente dos futuros produtos.

Faz-se importante destacar que os conceitos expostos acima são de aplicação prática imediata e que ajudarão ao usuário de genética, seja ele selecionador ou produtor comercial de carne e/ou leite, nas decisões da fazenda.

Escolher corretamente os melhores touros e matrizes, contando com indicadores que ajudam a selecionar os geneticamente superiores, promoverá um aumento de produtividade indispensável para o sucesso dos projetos pecuários, sejam eles de pequeno, médio ou grande porte.

Confira também: será que melhoramento genético é só para os grandes?

Post Relacionado