Prevenção de acidentes: como garantir a segurança na lavoura?

Prevenção de acidentes: como garantir a segurança na lavoura?

Quando falamos de prevenção de acidentes, falamos em uma das obrigações imputadas aos empreendedores de qualquer ramo de negocio ou atividade: preservar a integridade de sua equipe, promovendo medidas de prevenção e monitoramento é compromisso.

Para dar continuidade ao tema, precisamos entender o que é um acidente de trabalho e no que se implica.

O acidente do trabalho, como previsto no artigo 19, da Constituição de 1988, “é aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta Lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.”

Muitos continuam a ignorar o assunto por mais que seja amparado legalmente, como visto as Normas Regulamentadoras (NRs) da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) que estabelecem as diretrizes a serem seguidas em relação à segurança e à medicina do trabalho.

Prevenção de acidentes com uso de equipamentos
Os colaboradores devem ficar atentos aos riscos de acidentes de trabalho e o uso dos equipamentos de segurança é fundamental, inclusive nas lavouras.

Não basta investir em equipamentos altamente tecnológicos, insumos de qualidade, escolha de boas mudas, manejo adequado se não se tiver o olhar voltado para o colaborador e gestão que proporcione um ambiente de trabalho seguro e que garanta a integridade do trabalhador.

Perigo da negligência

A ignorância ou negligência gera resultados catastróficos. Colaboradores envolvidos nos processos continuam expostos à riscos que podem não somente comprometer a produção, os processos, mais como comprometer sua saúde, sua vida. É muito sério.

Tudo começa pelo respeito ao colaborador, evoluindo para atenção as leis de segurança vigentes, instruções de segurança, treinamentos, dispositivos de segurança, equipamentos de segurança individual e coletiva, caixa de primeiros socorros, plano de gestão de segurança que contemple os riscos, ameaças, prevenção.

Preparação para pulverização com defensivos agrícolas para prevenção de acidentes
Ao preparar os produtos para uma pulverização de defensivos agrícolas, por exemplo, o funcionário deve estar aos mínimos detalhes.

O cuidado com a saúde do colaborador não requer apenas de prevenção, mas também de medidas para atendê-lo com agilidade e segurança.

Voltando o nosso olhar para o campo, temos o cenário de atividades variadas desempenhadas, que vão desde a limpeza e preparo do solo para o plantio até as operações de manejo da cultura, colheita, transporte e armazenamento.

Podemos citar ainda: tratamentos de sementes e partes vegetativas, abertura de canais de irrigação e drenagem, criação de animais, construção e manutenção de cercas, estábulos e galpões, controle de doenças e pragas, aplicação de corretivos e adubos, operação de máquinas, eletrificação rural e agroindústrias de beneficiamento.

Exposição aos perigos

Não são poucas as atividades, mais que requer um olhar de atenção e consideração aos riscos e ameaças para a integridade daqueles que as realizam.

São muitos os riscos e danos a que os agricultores estão expostos:

  • Acidentes com ferramentas manuais, com máquinas e implementos agrícolas ou provocados por animais;
  • Acidentes com animais peçonhentos;
  • Exposições a agentes infecciosos e parasitários endêmicos, bem com às radiações solares por longos períodos;
  • Exposição a ruído e à vibração;
  • Exposição a partículas de grãos armazenados, ácaros, pólen, detritos de origem animal, componentes de células de bactérias e fungos;
  • Divisão e o ritmo intenso de trabalho, jornada de trabalho prolongada, ausência de pausas;
  • Exposição a fertilizantes e agrotóxicos, que podem causar intoxicações graves e mortais.

Sabe-se que as atividades laborais agrícolas são perigosas e de difícil gerenciamento e o acidente de trabalho, além de representar um custo elevado em termos de tratamento médico, indenizações, custos previdenciários, perdas de produção, danos às máquinas, atrasos e outros, traz graves problemas ao acidentado e à sua família.

Afinal, como resolver essa situação?

Como gerir essa situação? Os perigos e riscos podem não ser de difícil identificação, porém realizar um trabalho de gestão com o principal objetivo de diminuir ou eliminar o número de perigos e riscos requer grande organização e determinação por parte dos órgãos e trabalhadores envolvidos.

Defensivo agrícola aplicação
Até nos mínimos detalhes, ao se abaixar durante a aplicação de um defensivo agrícola, o trabalhador deve ficar atento no sentido de garantir a sua saúde.

Quem ainda não se conscientizou, é bom começar. Continuar fechando os olhos não irá ajudar. Primeiro é adequar as instalações do ambiente de trabalho para excluindo situações de risco. A partir daí é necessário seguir enfrente:

  • Fazer um diagnóstico de riscos – implantação de gestão de segurança e CIPA;
  • Sinalizar as áreas de perigo; sensibilizar os colaboradores para a importância de se atentar as normas de segurança, uso correto dos equipamentos e obediência as sinalizações;
  • Fornecer todos os EPIs necessários e estabelecidos para as atividades realizadas bem como fiscalizar o uso adequado dos mesmos;
  • Definir saídas de emergência; documentar os acidentes de trabalho;
  • realizar manutenção preventivas nos equipamentos usados no trabalho do campo;
  • Não fazer uso de produtos proibidos que agridam não só a produção, saúde do consumidor, bem como a saúde do colaborador.

Tudo isso só será valido se respeitado, treinado e monitorado.

Confira também: Irrigação e segurança alimentar: qual o papel da eficiência?

Post Relacionado