Muito tem se falado em estratégia por aí, tendo ela sido confundida com metas. Temos estratégia para tudo, ou melhor, para quase tudo em nossa vida: assim acreditamos.
Porém quando nos deparamos com situações revezes percebemos que delineamos estratégias incorretas ou melhor, não a delineamos.
Estratégia nada mais é que um plano de ação projetado visando atingir um objetivo específico. Estratégia é tudo sobre ganhar ou pelo menos tentar ganhar, uma posição de vantagem sobre adversários ou concorrentes.
Oliveira (2004, p.424), define estratégia como caminho, maneira, ou ação formulada e adequada para alcançar preferencialmente, de maneira diferenciada, os objetivos e desafios estabelecidos, no melhor posicionamento da empresa perante o seu ambiente.
A nossa vida pessoal muitas vezes não vai bem, porque em algum momento fugimos do nosso foco ou nos deparamos com situações e circunstancias que não esperávamos e por não esperarmos não nos planejamos nem traçamos uma estratégia adequada.
Estratégia no campo
Quando falamos de negócio, não há dúvidas de que o funcionamento sustentável de um negócio está diretamente relacionado à forma como seus gestores administram os recursos e lidam com as dificuldades cotidianas.
Não seria diferente na gestão do agronegócio, isso não é diferente.
![Líder conversa com equipe sobre estratégia no campo](https://blog4.mfrural.com.br/wp-content/uploads/2021/04/campo-uniao.jpg)
Para que haja o crescimento no mundo dos negócios é preciso INOVAR. As empresas que almejam se manter e se destacar no mercado precisam buscar constantemente inovações que as diferenciem da concorrência.
Só isso ainda não é o suficiente. É fundamental a elaboração de estratégias para crescimento de uma empresa ou negocio.
Gestão do agronegócio
Conhecer as técnicas de plantio é importante, mas o conhecimento no campo precisa ir além: negócio rural demanda uma boa gestão para usar, da melhor forma, recursos, equipamentos e pessoas.
A gestão do agronegócio é responsável por dar uma visão estratégica dos negócios e propor decisões eficientes, para melhor posicionar a empresa no mercado.
Essa dinâmica de propor decisões eficientes e acompanhar sua evolução no campo precisa ser constante, uma vez que é uma necessidade agregar mais valor ao negócio no sentido de manter a competitividade no mercado.
Acompanhar e monitorar indicadores são indispensáveis com objetivo de uma boa estratégia no campo. Entre esses indicadores, podemos citar:
- Custos dos insumos e aplicação de defensivos;
- Horas trabalhadas das equipes e dos equipamentos;
- Informações de produtividade de cada plantio; acompanhamento de datas e prazos;
- Planejamento das tarefas que devem ser feitas e quais demandas devem ser atendidas, como insumos no planejamento da safra, entre outros.
“O que não é medido, não é gerenciado”, assim diz o velho ditado popular. O produtor rural precisa enxergar que acompanhar os dados de sua produção deve ser uma prática obrigatória de sua gestão na estratégia no campo.
![Estratégia no campo vai além de um bom plantio](https://blog4.mfrural.com.br/wp-content/uploads/2021/04/plantio.jpg)
Há uma ferramenta administrativa chamada Análise SWOT, que aparentemente complicada, é simples e quando bem utilizada é capaz de fornecer dados precisos à elaboração do plano de ações estratégicas condizentes com a realidade de seu negócio.
O termo SWOT é uma sigla em inglês que representa a junção de Força (Strenghts), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidade (Opportunities) e Ameaças (Threats).
No campo, como funciona isso na pratica?
É necessário realizar uma análise de seus de seus fatores externos e internos, para que possam ser utilizados como oportunidades no mercado, melhorar o produto ou serviço, conhecer suas fraquezas e se reposicionar fortalecendo seu negócio.
Fazer uso da ferramenta é bem simples. Basta responder as seguintes perguntas:
- Quais seus pontos fortes: O que você, sua empresa e equipe fazem bem? Que recursos especiais você possui e pode aproveitar? Quais são os seus diferenciais? O que seus concorrentes, clientes e fornecedores acreditam que você faz bem?
- Quais seus pontos Fracos: No que você precisa ficar atento? O que precisa melhorar? Onde deve se respaldar/blindar? Onde possui menos recursos que os demais?
- Quais suas Ameaças: Que ameaças (leis, regulamentos, concorrentes) podem lhe prejudicar? Qual o ponto forte do seu concorrente que pode ser uma ameaça para você? Quais as estratégias e diferenciais dos seus concorrentes?
- Quais suas oportunidades: Quais são as oportunidades externas que você pode identificar? O que seu cliente deseja e precisa que pode servir como oportunidade de negócio? Como obter maior valor agregado a seu produto ou serviço? Que tendências você pode aproveitar a seu favor?
Respondidas essas perguntas será possível elaborar planos de ações estratégicas, que retratem a sua realidade e ajude a projetar o futuro de seu negócio.
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