No último sábado (11/03) ocorreu a 2ª Convenção do Grupo MF Rural, um evento anual voltado ao aprendizado, alinhamento e confraternização entre colaboradores, parceiros e diretoria do Grupo. Esse ano, o principal objetivo foi reforçar a importância da consolidação do primeiro Ecossistema do Agro.
“No começo, a nossa missão foi levar ao homem do campo a praticidade de encontrar tudo o que precisasse em um só lugar. Agora, é preciso expandir e atender outras demandas das pessoas envolvidas no Agronegócio”, afirmou o Presidente do Grupo MF Rural, Wilson Sanches Lucas.
Durante o evento foi ressaltada a importância da união entre equipes e empresas do Grupo, que seguem juntas em prol de um único objetivo: facilitar a vida do homem do campo. “Ficamos muito felizes com a evolução que temos apresentado. Por isso, reforçamos a importância da união de todos. Vocês são fundamentais ao crescimento do Grupo”, enfatizou o Dr. Wilson.
A Convenção, portanto, foi o momento de realizar um balanço dos projetos já implantados, apresentar novas perspectivas e planejamentos para o ano de 2023, bem como de apresentar o Grupo aos novos colaboradores para inteirá-los do trabalho de todas as empresas que compõem o MF Rural.
Com um aumento equivalente a 33% no quadro de funcionários em apenas um ano, o MF Rural precisou dobrar o espaço do evento para abrigar todo o time, um símbolo do crescimento exponencial do grupo. A Convenção aconteceu no salão de eventos do Quality Hotel & Convention Center, em Marília/SP.
Interação e conexão
A primeira parte do evento contou com a participação do missionário, músico e escritor, Rodrigo Ferreira, para a realização de uma palestra motivacional. Com uma carreira de 30 anos e 37 países já percorridos, o palestrante falou sobre o tema “interação e conexão“.
Rodrigo iniciou a palestra falando da importância da conexão em todos os relacionamentos humanos, alertando que “mesmo as grandes empresas afundam se não tiverem conexão”. Para enfatizar isso, foram realizadas dinâmicas entre os colaboradores, visando demonstrar que as atividades feitas com esforços coletivos são sempre mais bem-sucedidas do que aquelas em que o esforço é individual.
O palestrante ressaltou também a necessidade do “pertencimento“, uma iniciativa que deve partir tanto da empresa quanto do colaborador para realizarem juntos o melhor trabalho possível. “Você não é bom porque você faz, você faz porque você é bom“, disse Rodrigo ao abordar que o maior poder de uma pessoa é ser ela mesma.
Por fim, o missionário elogiou o trabalho realizado pelo MF Rural, afirmando que o Grupo tende a crescer cada vez mais, já que está focado tanto em atender o setor do Agronegócio, como em oferecer o melhor aos colaboradores que concretizam essa missão.
Importância do Ecossistema para o Agro
Em seguida, os diretores do Grupo apresentaram um balanço das atividades e do crescimento alcançado no último ano, apresentando ainda novos projetos que estão sendo colocados em prática em 2023.
O CSO do Grupo, Renato Lucas, iniciou as apresentações falando sobre a evolução do MF Rural, desde o plano inicial até os dias de hoje, com a consolidação do primeiro Ecossistema do Agro no mercado. “No início, o MF Rural tinha como objetivo promover o encontro entre comprador e vendedor no mundo Agro. Hoje, com o sucesso absoluto da plataforma de marketplace e concretizado o objetivo inicial, o MF Rural tornou-se um Grupo com novas empresas e novos propósitos: atender o homem do campo em todas as suas necessidades“, afirmou Renato.
Assim, a partir da proposta inicial, foram criadas novas empresas que avançaram no objetivo de promover o encontro entre comprador e vendedor e passaram a abranger outras áreas do Agronegócio. Atualmente, o Ecossistema do Grupo MF Rural é composto pelas seguintes empresas:
- MF Rural – Marketplace com produtos do universo Agro;
- MF Leilões – Plataforma de leilões online de animais selecionados;
- MF Mov – Empresa de logística voltada à entrega de animais e produtos comercializados pela plataforma;
- MF Bank – Banco formatado para atender o Agronegócio;
- MF Pago – Plataforma de pagamentos do MF Rural;
- MF Play – Agência de publicidade especializada em vender o Agro;
- MF Magazine – Plataforma online responsável pela criação de conteúdo informativo sobre o Agro.
O maior Marketplace do Agro no Brasil
Logo após, o CEO do MF Rural, Rafael Lucas, fez um balanço do crescimento da plataforma que deu início à criação e desenvolvimento do MF Rural. Rafael deu detalhes de como os anúncios são feitos no site, destacando a importância do trabalho da equipe em oferecer atendimento de qualidade e suporte aos clientes, compradores e vendedores do Agro.
“Nós recebemos diariamente feedbacks positivos de clientes que relatam que o MF Rural é responsável pela grande maioria de suas vendas. Nós mudamos a vida das pessoas e essa é a nossa maior propaganda“, destacou o CEO do MF Rural.
Entre os serviços prestados, Rafael enfatizou a importância do MF Pago, ferramenta encarregada de fazer a intermediação dos pagamentos nos negócios realizados por meio da plataforma. O sistema proporciona maior segurança tanto ao comprador como ao vendedor, garantindo que o pagamento seja efetivado apenas após a entrega do produto e a satisfação do cliente.
O Diretor ainda falou dos números que comprovam o título de “maior plataforma de marketplace do Agro“, contando com mais 2,5 milhões de usuários, 700 mil produtos já cadastrados, 10 milhões de acessos nos últimos 12 meses e mais de 5 bilhões em movimentação financeira no ano de 2022.
MF Leilões: crescimento e inovações
Completando as apresentações da diretoria, o CEO do Grupo MF Rural, Roberto Lucas, também destacou a importância da implantação do primeiro Ecossistema do Agro para o atendimento da diversas demandas do setor. Como exemplo, Roberto citou criação das mais recente empresa do Grupo, a MF Mov, que proporciona um serviço diferenciado aos arrematantes dos leilões realizados pelo MF Leilões.
A MF Mov é a primeira LogTech do Agro e visa garantir o transporte seguro de animais desde o seu local de origem até a propriedade do comprador. Contando com uma equipe especializada, a empresa objetiva também proporcionar o melhor custo-benefício ao cliente, negociando melhores valores e prazos de entrega.
Apesar de recente, a empresa já conquistou o mercado, passando a atender demandas do marketplace do MF Rural e com planos de ampliação aos demais segmentos do Agronegócio brasileiro.
O Agro faz a diferença no Brasil
Encerrando as palestras da Convenção, o ex-presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, agora parceiro do MF Rural, teceu algumas considerações, falando sobre perspectivas e novos projetos para o Grupo.
Pedro Guimarães é Mestre em Economia pela FGV/RJ e Ph.D. em Economia pela Universidade de Rochester (EUA), possuindo mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro. O economista observou que é o Agronegócio que movimenta o Brasil, parabenizando o Grupo MF Rural pelo trabalho que vem realizando. “Vocês são a Amazon do Agro”, afirmou, referindo-se à “gigante” americana que lidera o mercado no seu setor.
Segundo ele, “o investimento no Agro é algo certo e o MF Rural foi visionário em seu empreendimento. O Agro é fundamental para a economia mundial”. Com a sua participação ativa no Grupo, mais projetos serão concretizados, com perspectivas ainda maiores de alcance e crescimento.
Confira alguns dos melhores momentos da 2ª Convenção do Grupo MF Rural:
Por fim, foram realizadas homenagens aos colaboradores que completaram 10 anos de empresa e sorteios de kits de carne da VPJ Alimentos, grande parceira do MF Leilões.
O Presidente do Grupo MF Rural, Wilson Sanches Lucas, parabenizou todos os envolvidos na organização da Convenção e agradeceu os palestrantes Rodrigo Ferreira e Pedro Guimarães pelas suas participações no evento. “Esse é mais um momento especial para o nosso Grupo. O nosso objetivo é atender cada vez mais as necessidades do homem do campo e do Agronegócio brasileiro”, finalizou.
Mais alguns momentos da Convenção:
Leia também: MF Rural de cara nova: experiência do usuário em primeiro lugar