Ácidos húmicos: uma nova perspectiva para agricultura

Ácidos húmicos: uma nova perspectiva para agricultura

Atualmente, um dos maiores desafios na agricultura é a busca por alternativas para uma produção sustentável, ecologicamente correta e economicamente viável.

Os solos do cerrado, geralmente se caracterizam por serem de fertilidade baixa, ácidos e com teores baixos de matéria orgânica. Nessas condições, a aplicação de substâncias húmicas pode proporcionar inúmeros benefícios no sistema solo – planta.

As substâncias húmicas podem ser definidas como macromoléculas e misturas heterogêneas, formadas pela biodegradação de resíduos vegetais e animais.

E são subdivididas em: ácidos fúlvicos (solúveis em meio ácido ou básico), ácidos húmicos (solúveis em meio alcalino e insolúveis em meio ácido) e huminas (fração insolúvel em meio alcalino e ácido), sendo os principais componentes do carbono orgânico do solo.

O que são os ácidos húmicos?

Os ácidos húmicos são precipitados escuros, solúveis em ácidos minerais e solventes orgânicos. Eles possuem elevado peso molecular e capacidade de troca catiônica, além do alto teor de ácidos carboxílicos.

Importância

Estas substâncias, além de favorecerem o desenvolvimento dos microrganismos presentes no solo, atuam diretamente sobre as características químicas e físicas do solo.

Elas influenciam em parâmetros, como a CTC, pH, aeração, compactação e a disponibilidade de nutrientes para as plantas.

Experimento com o uso de ácidos húmicos em vasos de alface
Primeiro vaso de alface está sem aplicação de ácido húmico e os demais em ordem crescente nas doses de ácidos húmicos. Fotos: Marcela Caetano Lopes.

Além disso, favorecem um maior enraizamento, o que facilita a absorção de nutrientes, e ainda podem atuar no aumento da população de bactérias diazotróficas introduzidas nas plantas.

Fontes de ácidos húmicos

Os ácidos húmicos estão presentes em diferentes fontes orgânicas, como lodo de esgoto, composto orgânico, leonardita, turfa, carvão, e outros.

Benefícios dos ácidos húmicos

Aos solos

As substâncias húmicas são importantes condicionadores de solo. São responsáveis pela pigmentação escura do solo, atuando também na complexação de metais, aumento da capacidade de troca catiônica, fornecimento de nutrientes e retenção de umidade.

Aos vegetais

Os benefícios mais notáveis nos vegetais estão associados nas raízes, promovendo efeito positivo no crescimento, seja pelo aumento das ramificações laterais ou pelo incremento da biomassa.

Comparativo da ação dos ácidos húmicos sobre as raízes das plantas
Veja a diferença entre as raízes do primeiro vaso (sem ácido húmico) com as raízes do vaso a direita, com a maior dose de ácido húmicos.

Isso ocorre, porque os ácidos húmicos estimulam a síntese de auxina (hormônio das raízes), ou age de forma semelhante a ela num efeito conhecido como “auxin like”, já que resulta em expansão e elongação das células, promovendo o crescimento das raízes, melhor fixação da planta no solo, para absorção de água e nutrientes, além da síntese hormonal.

Pesquisas realizadas

Trabalho conduzido por Jannin et al. (2012) demostrou que a utilização de ácido húmico poderia duplicar as quantidades de N, P, K, Ca, Mg e S absorvidas por Brassica napus.

Em trabalho com ácido húmico originado de húmus de minhoca à base de esterco de suínos, foi demonstrado que a aplicação da dose de 500 mg kg-1 de substrato aumentou em 43,4% a massa seca da parte aérea e em 79,3% a massa seca das raízes do tomateiro (Atiyeh et al., 2002).

Alfaces produzidas em sistema hidropônico
Sistema hidropônico com testes de diferentes doses e fontes de ácidos húmicos.

Em trabalho conduzido por García et al. (2012), observou-se que a aplicação de ácido húmico aumentou a proteção contra o estresse oxidativo e as plantas apresentaram maiores taxas de crescimento e teor de água. Além disso, a permeabilidade da membrana foi menos afetada pelo estresse.

Em mudas de café conilon, Gomes; Thomazini (2010), trabalhando com aplicações de ácidos húmicos provenientes de Leonardita, observaram um sistema radicular bem mais pronunciado e com maior número de radicelas, em comparação às mudas formadas sem a presença de ácidos húmicos.

No vídeo abaixo, confira como os ácidos húmicos ajudam no aumento de produtividade, ou seja, a partir do manejo adequado com tecnologias e soluções que estimulam o equilíbrio do solo:

Fonte: Fabélia Oliveira.
  • Saulo Strazeio Cardoso – Mestre em Agronomia (Ciência do Solo) e Doutor em Agronomia (Produção Vegetal) pela UNESP/ Jaboticabal.
  • Marcela Caetano Lopes – Bióloga e doutoranda em agronomia – FCA/UNESP – Botucatu/SP.

Post Relacionado