Agricultura sustentável: respeito ao meio ambiente

Agricultura sustentável: respeito ao meio ambiente

A agricultura sustentável é um desafio constante aos agricultores em todo o mundo porque visa conciliar a produção de alimentos com a preservação do meio ambiente.

Então, ações sustentáveis podem garantir o processo de produção agrícola sem que haja o prejuízo aos recursos naturais existentes nas propriedades.

Assim sendo, neste artigo estaremos apresentando maneiras de garantir uma boa produção, inclusive em grandes lavouras, conciliada à agricultura sustentável. Boa leitura!

Importância da agricultura

Com objetivo de falar sobre o que representa a agricultura brasileira, basta apresentar alguns números:

  • Emprega 22% da população ativa;
  • 20% das exportações são de produtos agrícolas;
  • 12 do PIB (Produto Interno Brasileiro) são representados pela agricultura.

São apenas alguns exemplos porque, certamente, existem muitos outros benefícios que a agricultura traz à economia brasileira e à população. O setor é responsável por gerar alimentos e também matéria-prima à produção em indústrias.

Todavia, para o cultivo, sempre há um desafio: conciliar as necessidades de preparo de solo, plantio, cuidar do desenvolvimento das lavouras até a colheita, tudo pensando também no meio ambiente. Daí que entra a importância da chamada “agricultura sustentável”, que iremos tratar a seguir.

Isso porque o processo de produção dos alimentos extrai da natureza recursos que, muitas vezes, não voltam mais. Tal situação pode comprometer o futuro das próximas gerações, se não houver uma consciência ambiental.

Incentivo à agricultura orgânica

A produção de frutas e vegetais orgânicos é um mercado muito incentivado porque não utiliza nenhum tipo de produto químico. Portanto, é um bom exemplo de agricultura sustentável em prol do meio ambiente.

Alimentos produzidos através de uma agricultura sustentável
O cultivo de orgânicos é um dos princípios da agricultura sustentável, com a produção de alimentos considerados mais saudáveis.

Normalmente, é uma prática de pequenos agricultores e resulta em produtos naturais, livres de defensivos agrícolas e que possuem um valor um pouco mais alto no mercado, em virtude do respeito ao meio ambiente.

Para se ter uma ideia, apesar de toda a crise econômica gerada pela pandemia de Covid-19, o setor de produtos orgânicos registrou uma alta de 30% nas vendas em 2020.

De acordo com levantamento da Associação de Promoção dos Orgânicos (Organis), representou um volume de negócios na ordem de R$ 5,8 bilhões. O ano foi marcado, também, pelo avanço desses produtos às cidades do interior do país.

Agricultura sustentável: diminuição de adubos químicos

As práticas de uma agricultura sustentável, quando o assunto envolve as grandes lavouras, o esforço é a redução de adubos químicos, fertilizantes e agrotóxicos nos alimentos.

É preciso criar formas, por exemplo, de reuso da água da chuva que será usada no sistema de irrigação da propriedade, usar fontes de energia limpa, dentre outras, em prol do meio ambiente.

Homem aplicando adubo químico no solo
Um dos incentivos da adoção de uma agricultura sustentável é a diminuição ou eliminação dos adubos químicos.

Dessa maneira, quer dizer adotar medidas de preservação dos recursos naturais. Além de técnicas que não poluam nem solo, ar ou água nas proximidades a fim de não causar prejuízos aos recursos naturais.

São grandes desafios, mas que representam a garantia de uma produção livre de poluição do meio ambiente.

Uso de recursos renováveis

A captação de água de chuva na irrigação é uma das práticas que podem colaborar na economia de água, um recurso natural, mas muitas vezes escasso em muitas regiões.

Além da economia existente nesse tipo de atividade, há valorização do uso de recursos naturais.

A água é um dos bens mais preciosos à sobrevivência da humanidade. Aliás, redução da reserva dos recursos hídricos, com desmatamentos e a poluição e degradação dos reservatórios, coloca em risco o futuro das novas gerações e do próprio meio ambiente.

Dessa maneira, no vídeo abaixo, conheça alguns métodos que ajudam agricultores a utilizar a quantidade correta de água nas culturas e técnicas de captação de água da chuva:

Fonte: RTV Caatinga Univasf.

Uso e produção de energia limpa

A energia limpa ou renovável é aquela gerada por meio de fontes que não cessam, como energia solar e eólica.

Diferente da energia elétrica que, por exemplo, depende da água para ser gerada, essas outras fontes representam economia e uma prática mais sustentável ao meio ambiente.

Assim sendo, a energia solar, por exemplo, pode ser a chave na redução dos custos de produção de qualquer operação agrícola ou hortícola.

Exemplos de energia limpa na agricultura sustentável
Existem diferentes tipos de “energia limpa” que representam economia e uma agricultura mais sustentável, beneficiando o meio ambiente.

De tal maneira que os sistemas de painéis fotovoltaicos aproveitam a energia do sol no sentido de bombear água e, com isso, irrigar plantações.

As tecnologias solares também podem ser efetivamente usadas no fornecimento de luz, calor e ventilação aos imóveis da fazenda e instalações destinadas aos animais.

Além do uso da energia solar e eólica, há também a produção de energia, como a biomassa, por exemplo. A biomassa é um tipo de combustível gerado a partir de restos de produção, representando a utilização de material que seria descartado.

Os desafios da agricultura sustentável ao meio ambiente

Embora sejam alternativas ambientais importantes, ainda há desafios para que a agricultura sustentável se torne realidade na maioria das lavouras.

O país é líder mundial na exportação de importantes alimentos como a soja, café e cana-de-açúcar, insumos extremamente importantes ao consumo tanto no mercado interno quanto externo.

Inegavelmente, o Brasil é um país com grande extensão territorial, cujas terras são muito utilizadas à produção agrícola que tradicionalmente usa defensivos agrícolas no combate às pragas nas lavouras e fertilizantes para melhorar a produtividade.

Portanto, toda transformação normalmente ocorre de forma gradativa, uma vez que também significa novos investimentos que nem sempre estão disponíveis pelo produtor rural.

Como implantar a agricultura sustentável?

O governo federal está incentivando os produtores rurais a adotar boas práticas da agricultura sustentável, através do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) do BNDES.

Pessoas com mudas nas mãos
A agricultura sustentável pode ser implantada de maneira coletiva entre os produtores rurais.

Trata-se do programa Pronaf Agroecologia que disponibiliza financiamento aos agricultores e produtores rurais (pessoas físicas) para investimento em sistemas de produção agroecológicos ou orgânicos, incluindo-se os custos relativos à implantação e manutenção do empreendimento.

Os financiamentos podem ser liberados tanto ao produtor de forma individual como também à grupo de agricultores, desde que sejam visando finalidades coletivas.

Princípios da agricultura sustentável

Portanto, em resumo, acompanhe alguns dos pontos principais da agricultura sustentável, em benefício ao meio ambiente:

  • Diminuição de adubos químicos, através do uso de adubos naturais, como esterco de animais, como gado e galinha;
  • Uso de técnicas em que não ocorram a poluição do ar, do solo e da água;
  • Prática da agricultura orgânica, pois esta não utiliza agrotóxicos e adubos químicos;
  • Criação e uso de sistemas de captação de águas das chuvas visando o uso na irrigação;
  • Evitar desmatamentos de florestas e matas para a ampliação de áreas agrícolas;
  • Uso racional ou, quando possível, eliminação dos agrotóxicos no combate às pragas, no sentido de evitar inclusive a contaminação do solo e prejudicar a saúde das pessoas;
  • Uso de fontes de energia limpa e renovável;
  • Adoção do sistema de plantio direto, que preserva a capacidade produtiva do solo;
  • Valorização da agricultura familiar que gera trabalho e renda às famílias rurais, possibilitando suas permanências no campo.

Avanço importante

De acordo com o engenheiro agrônomo Luiz Carlos Bhering Nasser, especialista em agricultura sustentável e coordenador do Curso de Pós-Graduação em Análise Ambiental e Desenvolvimento Sustentável do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), os cultivos têm sido feitos de forma menos agressiva e mais sustentável, devido às exigências por produtos certificados.

Além disso, chama a atenção dos governos em todas as esferas. “Isso é muito importante, pois faz a sociedade rural produzir alimentos de qualidade, sem agressão ao meio ambiente. Até os anos 1950, nós importávamos mais e produzíamos menos. Já na década de 1970, os governos começaram a investir em tecnologia e em treinamento dos técnicos brasileiros. Agora, começamos a colher esses frutos”, afirmou.

Gostou do artigo sobre a agricultura sustentável que representa mais respeito ao meio ambiente? Confira também nosso artigo sobre como criar uma fazenda sustentável. Boa leitura!!!

Se gosta de estar sempre bem informado, não deixe de conferir outros conteúdos como este em nosso site!

Post Relacionado