Fluxo de caixa: importância na propriedade rural

Fluxo de caixa: importância na propriedade rural

Muitos produtores têm perdido seu sono com algo indispensável e vital ao seu negócio: sentem-se perdidos e sem compreender porque as contas não fecham. Porque, mesmo com aumento das vendas, não conseguem atingir o lucro esperado.

As despesas mensais, honrar pagamento com fornecedores, pagamento de funcionários ou ao menos sonhar com melhorias e investimentos futuros ficaram perdidos já que não se tem controle sobre o financeiro. É o chamado fluxo de caixa.

É preciso entender melhor o financeiro de seu empreendimento. Talvez esteja negligenciando o setor vital de seu negócio. Seu negocio depende dos resultados alcançados.

Precisa existir planejamento, controle, acompanhamento e ações capazes de mensurar precisamente o que realmente se tem em caixa.

Questões como: comprar ou alugar uma máquina, comprar ou não novas terras, investir ou não em novos produtos e contratar ou não, são decisões a serem tomadas baseadas em informações financeiras atuais que, mesmo mediante a preocupações com a produção, não podem ser adiadas.

Moedas jogadas como sinônimo de descontrole financeiro.
O descontrole financeiro é um risco muito grande também no setor rural. É sinônimo de prejuízo. Daí a importância do fluxo de caixa.

Reunir todos os documentos e informações dentro de planilhas pode parecer desnecessário para muitos, mas não aderir à essa pratica pode se tornar um despenhadeiro ao não realizá-lo.

Fundamental é conhecer seu fluxo de caixa, que é a base de análises financeiras e tomada de decisões. É uma das ferramentas mais importantes, já que é o registro de tudo o que acontece no setor financeiro da empresa.

Dessa maneira, com o fluxo de caixa os produtores conseguem enxergar as movimentações financeiras ao longo do tempo e tomar melhores decisões sobre o dinheiro da empresa.

O Fluxo de caixa tem cinco partes básicas:

  • Saldo inicial: é o dinheiro disponível em caixa e em todas as contas bancárias;
  • Entrada de caixa: vendas a vista e demais recebimentos ao longo do dia;
  • Saídas de caixa: composto por todos os pagamentos realizados no dia;
  • Saldo operacional: é o resultado das entradas de caixa menos as saídas de caixa;
  • Saldo final de caixa: é a soma do saldo inicial com o saldo operacional.

Pode parecer complexo, mais na pratica é bem simples.

Muitas vezes nos vemos em situações complicadas, especialmente com margens pequenas de lucro, como facilmente ocorre na agricultura.

Nesses momentos, os fluxos de caixa apontam onde e quando ocorreram os maiores gastos, indicando o que e o porque aquela parte das finanças deu errado.

Dessa forma, permitirá analise e evitar que esses erros ocorram no futuro, bem como encontrar algumas saídas para uma situação complicada.

Controlar entradas e saídas

No fluxo de caixa, controlar entradas e saídas, quanto se ganha e o quanto se gasta, e fazendo-o de forma consciente evitando desperdícios, permitirá ao produtor se manter no mercado independente do período que estiver atravessando.

Lâmpada simbolizando a importância do fluxo de caixa na agricultura
O sistema de fluxo de caixa é uma das saída ao produtor rural para garantir sua rentabilidade.

A construção do fluxo depende de informações singulares à sua realidade, o que demanda um controle financeiro e gestão de custos confiável, prático e consolidado que traga dados fundamentados.

O segredo é interpretar essas informações não apenas par ao dia presente, mas projetá-las para o futuro.

Dessa forma, podemos agir de forma proativa para lembrarmos nossos clientes de realizar pagamento do dia correto e visando negociar com fornecedores melhores condições de pagamento e descontos em compras.

Sua permanência no mercado é possível mediante saúde financeira. Lembre-se disso.

Confira também nosso artigo sobre a tecnologia no campo e seus benefícios. Boa leitura!!

Post Relacionado