Benefícios do café: conheça os principais

Benefícios do café: conheça os principais

Já tomou o seu café hoje ou já parou para pensar ou pesquisar quais são os benefícios dessa bebida ao nosso organismo? É o que iremos apresentar neste post.

O café é uma bebida rica em nutrientes e produz efeitos muito interessantes no organismo, os quais vão além do conhecido “acordar bem” pelas manhãs.

O café envolve uma cadeia produtiva que mobiliza milhares de pessoas no Brasil.

O Brasil é o maior produtor de café do mundo e fica em segundo lugar no consumo. A cada três xícaras de café consumidas no mundo, pelo menos uma é brasileira.

O café é a segunda bebida mais consumida no Brasil, perdendo apenas para água, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic).

Então, ao associar o consumo no nosso dia a dia, podemos desfrutar de diversos benefícios. Veja!

Importância da lavoura de café

Assim, como citamos no começo do texto, o Brasil se destaca na produção de café, sendo uma cultura muito importante para a economia do nosso país, além de trazer muitos benefícios à nossa saúde.

Lavoura de café com grãos maduros
Em três séculos de cultivo, houve muita evolução no plantio, cultivo, manejo e na comercialização do café.

Cada etapa da produção do café possui características técnicas essenciais para sucesso no produto final. São cuidados ligados ao clima, solo, adubação, entre outros.

Tudo isso visando o sucesso da colheita. Assim, nós vamos ter um produto de qualidade para ser consumido!

Benefícios: café traz mais energia

Esse é provavelmente é um dos benefícios mais conhecidos do café, associado à cafeína, substância muito presente na bebida. Atuando no sistema nervoso central, a cafeína e outras substâncias presentes trazem mais energia, potencializando seu estado.

Por isso, a bebida é muito ingerida por quem quer “acordar” com energia renovada e concentrar-se em atividades do dia a dia.

O resultado é um efeito estimulante. Porém, não indicado perto do período de sono, porque pode prejudicar a noite, onde você merece um bom descanso.

Efeito estimulante para o cérebro

O café promove o efeito do que chamamos de “estimulante psicoativo”, que potencializa as atividades cerebrais.

Isso porque o cérebro trabalha por meio de diversas reações químicas a todo instante. Mas, afinal, posso tomar café o dia todo?

De acordo com a nutricionista Karin Alessandra Honorato, o consumo máximo de cafeína por dia, sem prejudicar o organismo, é de até 400 mg. Representa, em média, três xícaras. Mas, pessoas com sensibilidade ao café podem tolerar bem menos.

Portanto, com moderação, o café ajuda a acelerar as atividades do cérebro, deixando o pensamento ágil e “inteligente”, digamos assim. Confira, no vídeo, que os benefícios não são apenas sabor e energia:

Fonte: Portal eCycle.

Entre os benefícios, café é fonte de nutrientes

E não só de cafeína é feito o café. Envolve também de substâncias: potássio, magnésio, manganês, além de vitaminas B2, B3 e B5, que trazem benefícios ao nosso organismo.

São substâncias importantes ao corpo e os processos químicos que ele precisa realizar diariamente.

Ajuda a combater sintomas da depressão

A dopamina, que é uma das substâncias ligadas ao prazer e bem-estar, está presente no café. Assim, ajuda a repor essa falta causada nos quadros de depressão, o que ajuda a aliviar sintomas.

Isso porque a depressão é um problema de falta de produção de algumas dessas substâncias.

Certamente, ingerir bebidas, como o café, podem amenizar esse quadro depressivo, embora não elimine o estado.

Mas, só reforçando: é indispensável o tratamento da depressão com profissionais da área, como por exemplo, psicólogos e psiquiatras.

Colabora para a “limpeza” do organismo

Existem alimentos não são muito ricos em nutrientes. Dessa maneira podem causar um efeito de inflamação do corpo. É o estado de saúde que necessidade de uma espécie de “limpeza interna” do organismo.

Mulher lendo um livro e tomando café. Benefícios da bebida
Se você quer um produto que ajuda na concentração, em situações como leitura, já encontrou: o café!

Assim, o café pode ser um grande aliado, já que ele aumenta a frequência urinária, colaborando para uma “limpeza” do sangue porque, na urina, são eliminados resíduos e excessos de líquidos do corpo.

Outros benefícios do café

O café, considerado uma espécie de “paixão” do brasileiro, tem mais alguns benefícios que iremos citar a seguir:

Auxilia no emagrecimento

Estudos científicos apontaram que o café pode ajudar na perda de peso por meio da sua ação termogênica.

De acordo com a nutricionista nutricionista Andrea Zaccaro de Barros, especialista em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal de São Paulo, isso pode ocorrer “pela ação direta na quebra da gordura pelo estímulo na enzima Lipase, que contribui para a quebra da gordura em estoque, lançando-a na corrente sanguínea para ser oxidada, ou seja, queimada”.

Dessa forma, entre os benefícios, o café ajuda no emagrecimento, porém é importante se atentar para a quantidade necessária de ingestão da bebida. Além disso, o produto não pode ser descafeinado. Alertamos que, antes de fazer qualquer dieta, é necessário consultar um especialista.

Reduz as chances de problemas respiratórios

As pesquisadoras Rita Alves, Suzana Casa e Beatriz Oliveira, da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, descobriram que quem consome café moderadamente (50 ml a 300 ml por dia) tem 30% menos chances de desenvolver sintomas usuais de asma, quando comparado a quem não consome a bebida.

Café em grãos e moído, em forma de coração, indicando benefícios à saúde
O café traz uma série de benefícios ao organismo. Mas, uma dica importante: consumir com moderação.

Além disso, o efeito broncodilatador da cafeína reduz a fadiga dos músculos respiratórios, melhorando a função pulmonar em até duas horas após consumo.

Previne o câncer

O consumo de café pode diminuir o risco de desenvolver câncer em diferentes partes do corpo. É porque de trata de uma substância muito rica em antioxidantes e minerais, que ajudam a evitar a degradação e alteração das células.

Decerto, previne o surgimento de mutações que podem resultar em tumores e, consequentemente, câncer. Exemplos: pâncreas, bexiga, os tumores de mama, ovários, pele, fígado, cólon e reto.

Confira alguns exemplos:

  • Câncer de próstata: as substâncias do café afetam o metabolismo da glicose e da insulina, assim como a produção de hormônios sexuais, que são os principais fatores no desenvolvimento deste tipo de câncer;
  • Câncer de mama: o café altera o metabolismo de alguns hormônios femininos, eliminando produtos cancerígenos. Além disso, a cafeína pode dificultar o crescimento de células cancerígenas na mama;
  • Câncer de pele: em diferentes estudos o café está diretamente relacionado com a diminuição do risco de desenvolver melanoma, o tipo mais grave de câncer de pele;
  • Câncer de cólon: neste tipo, o café melhora as chances de cura em pacientes que já desenvolveram o câncer e evita que os tumores voltem a surgir após o tratamento.

Entre os benefícios, café reduz os sintomas de Parkinson

O Parkinson (DP) é uma doença do sistema nervoso central causada pela degeneração severa dos neurónios dopaminérgicos, ocasionando controle involuntário dos movimentos. Isso leva ao tremor, à perda da capacidade motora, rigidez e à instabilidade postural.

No mesmo estudo realizado pelas pesquisadoras Rita Alves, Suzana Casa e Beatriz Oliveira, demonstrou que homens que ingeriam, pelo menos, de três a quatro xícaras de café por dia apresentavam risco cinco vezes menor de adquirir o Parkinson, comprovando, assim, os benefícios dessa bebida.

Mas, afinal, o café causa dependência?

Como estamos falando muito dos benefícios do café ao nosso organismo, o assunto pode levantar uma polêmica: afinal, o café causa dependência?

Apesar de a interrupção abrupta da cafeína causar uma série de sintomas associados à uma possível abstinência, como dor de cabeça, cansaço, irritabilidade e tremores, especialistas afirmam que não há relação entre o consumo do café e a compulsão.

Pessoa fazendo anotações ao lado de uma xícara de café
O consumo de café ajuda nas atividades diárias, principalmente quando ligadas aos estudos e concentração.

Estudos de mapeamento cerebral indicam que a cafeína não está ligada ao circuito de dependência do cérebro. Portanto, não preenche os critérios para ser descrito como uma droga de dependência.

Se você pretende parar de consumir o café ou haja uma indicação médica, o ideal é que ocorra de maneira gradativa.

Demonstramos texto, que se consumido de maneira moderada, há, sim, inúmeros pontos positivos no hábito de beber um cafezinho todos os dias.  Portanto, a questão da dependência à cafeína está mais ligada a quantidade tomada diariamente do que a bebida em si.

Dessa maneira, neste post procuramos trazer alguns benefícios que o café traz para o nosso organismo. E você, já tomou seu cafezinho hoje?

Por falar em benefícios, que tal conhecer um pouco mais sobre o café conilon? Com seu sabor forte e resistente no manejo, é usado principalmente na produção de cafés “solúveis” e também nos chamados “gourmets”. Boa leitura!

Post Relacionado