Como plantar cenoura: guia passo-a-passo

Como plantar cenoura: guia passo-a-passo

Plantar cenoura é uma atividade que pode ser realizada em pequenas hortas, opção de renda na agricultura familiar e até grandes áreas, por ser um alimento muito consumido pelos brasileiros.

Além de ser usada em saladas e acompanhamento em pratos quentes, dando um sabor e colorido especiais, a cenoura traz uma série de benefícios à nossa saúde, como citaremos no texto.

Embora plantar cenoura pode ser feita durante todo o ano, o bom desenvolvimento depende da variedade escolhida. Neste artigo, estaremos apresentando detalhes sobre plantio, cultivo, colheita e como usá-la na culinária.

Plantio da cenoura no Brasil

Originária do território correspondente ao atual Afeganistão, a cenoura chegou por via terrestre à Europa ainda no século X.

No Brasil, até 1980, as variedades de cenoura cultivadas eram importadas e se adaptavam melhor em climas amenos, principalmente no período de inverno das regiões centro-sul.

Todavia, no período de verão, os preços da cenoura subiam significativamente, inviabilizando seu consumo por parte significativa da população brasileira.

Cenouras recém-arrancadas ainda na terra
Novas variedades de cenoura permitiram aos agricultores plantar em diferentes regiões.

Após muitas pesquisas, foram desenvolvidos cultivares que permitiram plantar cenoura até durante o período de verão. Tanto que atualmente isso ocorre em 75% da área de cenoura do Brasil.

Aliás, essas novas variedades de cenoura contribuíram para melhorar a produtividade em determinadas regiões e épocas de cultivo, redução do custo de produção, aumento da renda do produtor e ao mesmo tempo abriu mais oferta de trabalho no campo.

Produção brasileira de cenoura

De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq), a cenoura é a 5º hortaliça mais cultivada no Brasil e 80% da produção é destinada ao mercado interno.

Com produção estimada em 760 mil toneladas por ano, o país possui uma área de cultivo superior a 20 mil hectares. As principais regiões produtoras de cenoura no Brasil são São Gotardo, Minas Gerais; Marilândia do Sul, no Paraná, e Irecê, na Bahia.

Todas estas regiões, mesmo a da Bahia, têm um clima considerado mais ameno e arejado tornando possível plantar a leguminosa nestas regiões. Abaixo, vamos mostrar a influência do clima no cultivo da cenoura.

O clima ideal para plantar cenoura

Mesmo com as novas variedades desenvolvidas para o solo brasileiro, plantar cenoura deve ocorrer sob uma temperatura entre 10 ºC a 23 ºC, com boa quantidade de sol.

Portanto, é importante frisar que temperaturas altas prejudicam a leguminosa, podendo ainda atrapalhar no desenvolvimento da cenoura ainda durante sua maturação no solo.

Plantar cenoura também pode ser feita em ambientes que sejam de meia sombra, onde sobreaquecimento do sol é menos provável e menos intenso.

O mais importante, quanto ao clima de cultivo em geral, é que deve ser um ambiente de clima arejado e que goze de uma ótima luminosidade com objetivo da planta crescer saudável.

De acordo com o Especialista em Agricultura Orgânica, Thiago Tadeu Campos, apesar de poder plantar a cenoura durante todo o ano, o bom desenvolvimento depende da variedade escolhida.

Cultivares do grupo Nantes, por exemplo, podem ser plantadas no outono e inverno. Cultivares do grupo Brasília são recomendadas como período de plantio o final do inverno, primavera e verão.

No vídeo abaixo, veja como plantar cenoura gigante em casa!! Assista:

Fonte: Somos Verdes.

O solo ideal para plantar cenoura

O solo ideal para plantar cenoura deve ter uma textura classificada como média, além de dispor de um bom nível de matéria orgânica. Por isso, é interessante um solo previamente adubado.

O PH do solo deve ser levado em consideração na hora de plantar. O ideal é que o solo tenha um PH em torno de 6 e seja rico em nutrientes.

Plantar cenoura com pequenas mudas
Um dos cuidados especiais, ao plantar cenoura, é com o solo que deve ser profundo e não encharcado.

É de suma importância também que o solo tenha uma excelente drenagem. Deve-se evitar encharcamentos porque podem ser uma causa de morte das plantas.

Muitas vezes será necessário fazer uso de um adubo orgânico no solo a ser cultivado. Nesse sentido é indicado o uso da farinha de osso em razão do alto nível de potássio e fósforo presentes que contêm e ajudam no crescimento da cenoura.

Como plantar a cenoura

A princípio, é importante que, antes de plantar a cenoura, seja realizada uma limpeza completa na área, ou mesmo uma incorporação dos restos de cultivo de safras anteriores como preparação da terra de plantio.

Além disso, é necessário que a terra seja devidamente arada e deve ocorrer a gradagem do solo. É importante o levantamento dos canteiros. Eles devem ter entre 80 centímetros a 1,40m de largura por 25 a 30 centímetros de altura, com espaçamento de 30 centímetros uns dos outros.

É hora de plantar a cenoura!

Após o preparo da área, é hora de plantar a cenoura. Prepare os sulcos de um a dois centímetros de profundidade, com distância de 20 cm de cada.

Coloque as sementes de cenoura nos sulcos de maneira manual ou, se for em grande área, a opção é utilizar uma plantadeira. A distância entre as sementes pode ser de 5 a 10 cm. Em seguida, cubra com um pouco de terra.

Depois de realizar o plantio, é necessário regar o canteiro e, dessa maneira, o processo de germinação será iniciado. Em áreas menores o sistema convencionalmente adotado é o sistema de aspersão, já nas grandes áreas o utilizado é o pivô central.

Período certo para plantar cenoura
Embora você possa plantar cenoura durante todo o ano, o bom desenvolvimento depende da variedade escolhida. Portanto, fique atento e evite prejuízos com uma eventual baixa produtividade.

Após plantar até o raleio, a irrigação deve ser frequente, rotineira e leve. É importante que o processo de irrigação também leve em consideração o tipo de solo e as condições climáticas que o local do plantio enfrentar.

Após plantar, faça a manutenção dos canteiros

Mas, não basta apenas plantar a cenoura e esperar o momento certo da colheita. É preciso fazer, periodicamente, a manutenção do seu plantio.

Essa tarefa envolve retirar todas as plantas invasoras ou daninhas, principalmente até os 25 dias depois que a cenoura começar a nascer.

Todavia não é só isso: fique atento à irrigação e à adubação. Uma dica: geralmente quando está faltando um nutriente, aparece cores diferentes nas folhas das plantas. Mais que isso: verificar se a lavoura não está sendo atacado por pragas.

Qualquer excesso ou deficiência desses fatores prejudicam o bom desenvolvimento da planta e reduz a qualidade do alimento.

Depois de 25 dias do plantio, é realizado o que chamamos de “desbaste”, ou seja, retirar algumas das plantas. Nesse sentido, devemos deixar o canteiro somente com 10 a 15 plantas por metro linear.

Essa técnica ajuda no melhor desenvolvimento das plantas que ficaram, porque estará eliminando parte da “competição” por nutrientes e água.

Colheita da cenoura

Para verificar o momento certo da colheita, observe o amarelar das folhas mais velhas que se curvam ao passo que vão secando.

Este é o sinal de que as raízes começaram a amadurecer e, portanto, já é o momento ideal visando realizar a colheita.

O período entre semeadura até o momento ideal da colheita de uma boa cenoura demora, em média, de 80 a 120 dias.

Homem colhendo cenoura
Seguindo todas as recomendações de como plantar cenoura, chega o momento esperado: hora da colheita.

Tanto o arranquio, como a separação das folhas das raízes e a coleta das cenouras pode ser feito manualmente. Após a coleta das raízes é importante realizar uma primeira seleção das plantas, descartando as que estiverem defeituosas.

É possível identificar as defeituosas uma vez que as cenouras podem estar mais esverdeadas ou arroxeadas, ter rachaduras, deformações, ou indícios de presença de doenças, nematoides ou pequenas larvas ou sinais de bichinhos na parte interna do alimento. Nestes casos, é recomendável o descarte da cenoura.

Importância da cenoura ao nosso organismo

A cenoura é rica em antioxidantes, além de sais minerais como fósforo, potássio, cloro, cálcio, sódio, carboidratos, vitaminas do complexo B, betacaroteno e vitamina A, tão importante à saúde.

O betacarotena faz bem à saúde dos olhos, e a vitamina A, além de retardar o envelhecimento, reduz o risco de câncer, uma vez que os sais minerais contribuem visando o bom funcionamento de um organismo em equilíbrio, assim como as vitaminas do complexo B ajudam a regular o sistema nervoso.

Confira mais alguns benefícios:

  1. Melhorar a digestão – A cenoura é rica em fibras, como a pectina, celulosa, lignina e hemicelulose, que ajudam a combater a prisão de ventre e estimulam a multiplicação das “bactérias boas” no intestino.
  2. Previne o envelhecimento precoce e o câncer – Por ser rica em antioxidantes, evita o dano celular ocasionado pelos radicais livres. Assim, previne não só o envelhecimento precoce, mas também diminui o risco de câncer de pulmão, mama, estômago e de cólon.
  3. Bronzeado e cuida da pele – Consumir cenoura durante o verão pode ajudar a manter o bronzeado durante mais tempo, já que os beta-carotenos e a luteína estimulam a pigmentação da pele, favorecendo o seu bronzeamento natural. Além disso, o beta-caroteno tem um efeito protetor contra os raios UV. Entretanto, cuidado com a exposição em excesso ao sol.
  4. Cenoura ajuda a perder peso – Incluir a cenoura diariamente na alimentação ajuda a aumentar a sensação de saciedade, já que uma cenoura crua média possui cerca de 3,2 gramas de fibras.
  5. Ajuda a proteger a visão – A cenoura é rica em beta-carotenos, que são substâncias precursoras da vitamina A. No caso das cenouras amarelas, que contém luteína, conseguem exercer uma ação protetora contra a degeneração macular e as cataratas.
  6. Fortalece o sistema imunológico – A vitamina A, presente nas cenouras, pode melhorar a resposta anti-inflamatória do organismo, devido ao seu efeito antioxidante e estimula as células de defesa, ajudando a fortalecer o sistema imune.
  7. Evita doenças cardiovasculares – Os beta-carotenos, presentes na cenoura, protegem o organismo, evitando o aparecimento de doenças cardiovasculares.

Como preparar a cenoura

A cenoura é um legume muito comum na cozinha do brasileiro, mas engana-se quem pensa que ela só brilha nas saladas. Ela pode ser consumida cozida, crua, em sucos, saladas, tortas e bolos.

Tigela com cenouras cortadas. Receitas com esse legume
A cenoura é um legume que se encaixa bem em diversos pratos. Com tantos nutrientes, fica a dica de incluí-la no seu dia a dia.

Tem receitas de lanches, acompanhamentos e pratos completos fáceis para você fazer e tirar o melhor desse alimento rico em betacaroteno, ótimo antioxidante e fonte natural de vitamina A.

Veja algumas sugestões:

  • Hambúrguer de cenoura – O hambúrguer de cenoura é uma maneira diferente e nutritiva de preparar esse lanche tão maravilhoso. É perfeito naqueles dias que você quer evitar carne;
  • Cenoura refogada – Uma receita com cenoura muito prática. Um acompanhamento simples e delicioso que fica bom com qualquer coisa: carne, frango, peixe, churrasco;
  • Bolo de cenoura de liquidificador – O bolo de cenoura mais rápido de ser feito é batendo no liquidificador;
  • Arroz com queijo e cenoura – Uma receita para quem pretende receber amigos em casa e quer impressionar no prato de arroz. É só acrescentar queijo e cenoura. O prato fica pronto em 30 minutos.

Ficou interessado em preparar o hambúrguer de cenoura? Sem dúvida, das dicas acima é a mais diferente de todas. Mas, não é tão difícil de preparar. Confira no vídeo:

Fonte: Ciências Médicas Hoje.

Portanto, como mostramos, a cenoura é um alimento muito versátil e, mesmo com alguns cuidados especiais, plantar não é tão complicado assim.

É possível fazer a sua própria horta de cenoura e outras leguminosas no quintal da sua casa ou em vaso. Aliás, temos um artigo especial de como fazer uma horta em casa. Confira!

Post Relacionado