Benefícios do morango que você precisa conhecer

Benefícios do morango que você precisa conhecer

Muito provavelmente você já experimentou morango, mas você conhece os benefícios que ele pode proporcionar ao organismo?

Essa fruta versátil, saborosa e levemente ácida é capaz de agradar a praticamente todos os paladares, uma vez que pode ser consumida de diversas maneiras. Há quem prefira comer a fruta pura e aqueles que gostam de utilizá-la em sobremesas, geleias e compotas.

Sendo assim, neste artigo vamos falar um pouco mais sobre essa fruta, além de apresentar os benefícios do morango à nossa saúde. Boa leitura!

Conheça um pouco mais sobre o morango

Essa fruta é originária dos locais mais temperados do hemisfério norte. No Brasil, sua produção é concentrada principalmente nas regiões de serra dos estados de São Paulo e Minas Gerais. Como é sensível ao fotoperíodo, a planta é mais comumente encontrada nos meses de primavera e inverno.

O morango é o representante mais consumido das chamadas “frutas vermelhas“, que também são representadas pela framboesa, amora e cranberry, encontrados por aqui com menor frequência.

Cesta de palha deitada com vários morangos caindo sobre a mesa
Existem várias espécies de morango, sendo a fragaria a mais comum e cultivada em várias partes do mundo.

Mas, afinal, o que essas frutas possuem em comum? A alta concentração de antocianinas, um tipo de antioxidante que traz esse tom avermelhado ou arroxeado às mesmas.

O morango pode ser utilizado no preparo de doces, sobremesas, bolachas, biscoitos, sorvetes, smoothies, sucos, vitaminas e muitas receitas saudáveis, principalmente quando combinado com iogurtes naturais e fontes de fibras. Também há quem prefira consumir essa fruta com saladas.

Salada com frutas
Com tantos benefícios à nossa saúde, o morango é uma fruta usada em diferentes receitas, até mesmo em saladas. Experimente!

Independentemente da forma que você prefira consumir o morango, queremos te ajudar a tornar esse hábito ainda mais prazeroso. A seguir, confira quais são os principais benefícios dessa fruta.

Leia também: Kiwi: plantio e benefícios dessa fruta exótica!

Os benefícios do morango para a saúde

O morango é rico em antioxidantes, antocianinas, fibras, ácido elágico, cálcio, magnésio, potássio, zinco e vitaminas dos tipos C, B2 e B6. Além disso, é pouco calórico: 100 gramas do fruto possuem pouco mais de 30 calorias.

A alta concentração de antocianinas no morango traz benefícios ao cérebro: a fruta previne a perda de memória, assim como estimula o bom funcionamento do mesmo.

O morango também possui efeito antienvelhecimento – o que acontece tanto pelos antioxidantes, que mantém a pele e o organismo jovens e saudáveis, mas também pela vitamina C e demais nutrientes.

Moça com pedaços de fruta no rosto
Entre os benefícios, o morango ajuda a combater inflamações e o envelhecimento da pele, a prevenir doenças cardiovasculares e o câncer, e a melhorar a capacidade mental.

O ácido elágico, por sua vez, ajuda a manter o aparelho digestivo trabalhando bem, melhorando as funções intestinais e impedindo a formação de tumores no intestino. Ademais, nos últimos tempos o morango também foi associado como auxiliar no tratamento de Retocolite Ulcerativa e da doença de Crohn.

Além disso, é considerado um alimento preventivo de vários tipos de câncer, uma vez que ele estimula o combate de radicais livres.

Prevenção de doenças cardiovasculares

O morango também é uma fruta aliada à saúde do coração. De acordo com uma publicação do The Journal of Nutrition, isso acontece principalmente pela alta concentração de flavonoides que agem na diminuição da quantidade de PCR (Proteína C-Reativa) no organismo.

Mas, o que isso significa? A queda nos níveis dessa proteína é um indicativo de menores riscos associados a problemas do coração, uma vez que quanto maior a sua concentração no organismo, maior é a inflamação no mesmo.

Os benefícios dessa fruta ao coração não param por aí. O morango ainda contribui para a diminuição no LDL (colesterol ruim) do organismo. Um estudo publicado no Journal of Nutritional Biochemistry constatou que o consumo de 500 gramas dessa fruta por dia, ao longo de um mês, reduziu em 9% os níveis de colesterol dos participantes do experimento.

Morango nas mãos de uma pessoa. Conheça seus benefícios.
O morango, assim como outras frutas vermelhas, possui alto teor de antocianina, o que proporciona diversos benefícios à saúde.

Isso acontece pela alta concentração de antocianina nessa fruta, que diminui a inflamação dos tecidos, assim como as taxas de triglicerídeos e colesterol.

O mesmo vale no caso da pressão arterial. Não só o morango como as demais frutas vermelhas são aliadas na queda da pressão arterial e aumento da concentração de HDL (colesterol bom).

Aliás, um estudo publicado no The American Journal of Clinical Nutrition, conduzido com 5 mil homens e quase 30 mil mulheres, apontou redução de 8% nos riscos de hipertensão em pessoas que consomem essa fruta com frequência.

Veja também: Frutíferas em vasos. Como cultivar?

Redução da glicose no sangue

O morango é uma fruta de baixíssimo índice glicêmico, o que faz dele um aliado não só das pessoas que buscam uma dieta voltada ao emagrecimento, mas de pessoas com diabetes, que não devem consumir açúcares em alta quantidade.

O consumo dessa fruta pode estar associado também à queda nas taxas de glicose na corrente sanguínea. Isso acontece uma vez que a sua alta concentração em polifenóis diminui a resposta glicêmica do organismo à sacarose.

Melhora do sistema imunológico

Pouco se fala sobre esse benefício do morango. Mas, a verdade é que sua concentração de vitamina C é altíssima. Dessa forma, essa fruta fortalece as defesas imunes do nosso organismo, tornando-o muito mais resistente no combate de doenças, cicatrização de feridas, absorção de nutrientes e assim por diante.

No vídeo abaixo, confira mais 12 benefícios do morango à sua saúde:

Fonte: Vital Green.

Depois de conhecer os benefícios, coloque o morango em tudo!

E, como já mencionamos anteriormente, essa fruta pode ser facilmente combinada com tudo. Que tal uma torta de morango? É uma mistura de doce com a acidez dessa fruta.

Outra dica é comer a fruta pura, ou em vitaminas com água ou leite. Consuma-o da forma como preferir e veja seus benefícios – literalmente – na própria pele!

Viu só quantos benefícios o morango pode trazer para sua saúde? Então aproveite e acesse o nosso artigo sobre como plantar morango, e aprenda a cultivar essa fruta deliciosa!

Post Relacionado