Border collie: a raça de cachorro pastoreio

Border collie: a raça de cachorro pastoreio

Border collie é uma raça de animais que se encaixa muito bem no pastoreio, mas ao mesmo tempo é uma ótima companhia às famílias.

Isso devido às suas características principais. É um cachorro muito inteligente e protetor, bem como se dá bem com outros animais.

Além disso, o que o coloca na frente de muitas outras raças é a capacidade de seguir ordens. Sempre coloca em prática comandos de seu tutor. Cheio de energia, também ajuda nas fazendas, sendo ótimo no trato com ovelhas, por exemplo.

Ele pode ser um companheiro para uma vida toda. Todavia, apenas se estiver em sintonia com seu tutor criativo que pode mantê-lo ocupado com o brincadeiras ou com quem vai ensiná-lo a fazer tarefas em casa ou fazenda.

Aliás, a MF Leilões realizou recentemente o primeiro leilão da América Latina que foi um sucesso, atraindo interessados por esses animais até de outros países, como Estados Unidos, Peru, Chile e Nova Zelândia.

Continue a leitura, saiba tudo sobre a raça border collie e conheça mais sobre suas características. Saiba onde encontrar cães em nosso site.

Histórico da raça

Cães pastores fazem parte da história de muitos países. Durante centenas de anos, a criação desses animais tinha como objetivo principal desenvolver uma raça que exercesse esta função da forma cada vez mais eficiente.

A raça border collie é uma das que mais se encaixaram nessa tarefa. Ela descende dos cachorros da Escócia. O seu nome é proveniente da região dos pequenos vales dos Border, na fronteira com a Inglaterra.

Animal da raça border collie correndo no campo
Considerado o cachorro mais inteligente do mundo, o border collie tem uma personalidade amável e é um verdadeiro poço de energia.

Os border collie se desenvolveram com a ajuda de pastores que moravam a região. Esses animais conseguem se movimentar facilmente por cerca de 50 quilômetros. Isso mesmo em um terreno irregular ou até no frio, durante um só dia. O nome dessa raça foi registrado na American Kennel Club, em 1995.

Características

O border collie possui dois tipos de pelos. Podem ser curtos e macios ou longos e grossos. Em ambos, esses animais têm um subpelo macio e denso, que os protege de temperaturas variadas.

A pelagem comum é a bicolor, branco e preto. Mas, raça também apresenta pelagem tricolor, variações do castanho (cor conhecida como vermelho australiano) e marrom.

Apesar do seu pelo não criar muitos emaranhados de nós, a dica é escovar o border collie com frequência. Aliás, uma pergunta feita por muita gente interessada nessa raça é saber se esses animais soltam muito pelo.

A resposta é não! A queda de pelos só é maior uma ou duas vezes ao ano, que é quando troca sua pelagem, principalmente nas fêmeas não castradas.

A expectativa de vida mínima desse cachorro é de 12 a 15 anos, podendo pesar entre 13 e 20 quilos. Tem uma aparência atlética. O tronco é ligeiramente mais longo que o comprimento das patas, a cernelha.

Comportamento com crianças e outros animais

Para lidar com a família, o instinto protetor do cachorro border collie garante segurança e companheirismo. Por outro lado, esses animais podem não ficar muito a vontade com a presença de estranhos.

Criança abraçando um cachorro border collie
Obediente e brincalhão, o cachorro da raça border collie é ideal para famílias e principalmente crianças.

Por isso, é importante que tenham contato com outras pessoas. Assim, não ficará tímido ou agressivo na presença de pessoas que ele não conhece.

No caso de crianças, é bom ficar de olho, principalmente por conta do porte do animal e da sua energia perto de crianças menores.

O border collie também é conhecido por ser altamente sensível aos comandos de seu tutor e está sempre atento a cada um deles, como o uso de um apito, um sinal com a mão ou até mesmo uma sobrancelha levantada.

Afinal, são ações comuns ao border collie. De maneira geral, não há problemas em ficar no mesmo ambiente com outros animais.

O border collie é um bom cachorro para companhia, desde que ele tenha um trabalho. Confira as informações no vídeo abaixo:

Fonte: BICHOSNATV2.

Uma raça agitada e cheia de energia

A energia que flui do comportamento do border collie é outra característica que o faz ser um animal tão bom em pastoreio. Afinal, esse cachorro está disposto a brincar todo o dia e tem muita energia para gastar.

Assim, é recomendado que seja criado em locais com espaço, para que possa brincar, caso contrário, pode ficar com o comportamento alterado.

O que faz ser interessante é associar o cão ao trabalho em fazendas, pois consegue guiar animais e gastar toda sua energia.

O border collie late muito ou não?

Mais uma vez o instinto de pastoreio pode garantir uivos e latidos vindos dessa raça. Por outro lado, cães adestrados não costumam latir, a não ser que sinta necessidade de fazer isso. Mas, é sempre importante que esses animais sejam adestrados.

Normalmente, o comportamento fica centrado em observar e estar perto daqueles que o cercam, protegendo-os. Os latidos podem vir em momentos realmente necessários, como em situações de alerta ou felicidade extrema, por exemplo.

Como manter o border collie tranquilo

Em fazendas, esses animais exercem suas atividades preferidas, gastando energia todos os dias ao lidar com outros animais.

Cachorro com uma mulher descansando numa rede
Se você busca um companheiro de quatro patas para dividir a rotina, o border collie é a escolha certa. Até nos momentos de descanso está ao lado!

Porém, não é a única maneira de trazer bem-estar. Isso porque ele possui um forte senso de lealdade, deixando o animal ansioso mesmo quando há separação de seu tutor.

Por isso, é muito importante dar atenção, carinho ao border collie. Assim, ele vai se sentir mais tranquilo.

Como cuidar do seu border collie

Como vimos, o pastoreio é um instinto forte do border collie, tornando suas características ligadas a esse conceito. Por isso, é bom pensar em aspectos que contribuem para saúde do animal.

A alimentação é um deles. Deve ser rica em calorias, por conta da energia gasta. Há rações específicas para cada fase de desenvolvimento. Podem ser adquiridas em lojas de produtos para animais. Quando filhote, forneça ração ao cachorro três vezes ao dia e passe para uma vez na idade adulta.

Cachorros border collie no campo
Entre os cuidados com o border collie, uma delas é com a alimentação. Há rações específicas para cada fase de desenvolvimento desse animal.

A raça também deve ter liberdade para gastar essa energia, vivendo em espaços mais abertos. A atenção e carinho são essenciais e vão diminuir a ansiedade causada pela forte lealdade.

Outros cuidados

Confira mais algumas recomendações de cuidados com relação ao border collie:

Quadril: a displasia de quadril é uma má formação que pode acontecer por diversos fatores, entre eles genéticos, nutricionais e os do próprio ambiente em que o cachorro vive.

Dessa maneira, a postura e a maneira de andar do border collie devem ser observadas com frequência para que desvios possam ser detectados precocemente.

Liberdade: embora goste de atenção, é recomendável deixá-lo livre pelos espaços. Assim, manter o equilíbrio o tornará amável sem ser tão dependente.

Banhos: não há necessidade de dar banho mais do que uma vez por mês. Mas, como dissemos acima, é preciso escovar seu pelo diariamente para que fique desembaraçado e livre de sujeiras.

Dessa maneira, é possível entender como é o comportamento do border collie e o que o faz ótimo em pastoreio.

Fique de olho no animal no dia a dia, a fim de atender as necessidades dele enquanto te ajuda nos trabalhos da fazenda.

Encerrando nosso artigo, vamos mostrar as diferenças entre animais das raças border collie e pastor australiano. Veja quais são no vídeo:

Fonte: PeritoAnimal.

Está interessado em ter um cachorro dessa raça em sua propriedade ou em casa? Acesse nosso site e confira oportunidades oferecidas por nossos parceiros!

Post Relacionado