Raças de cachorro mais vendidas no Brasil

Raças de cachorro mais vendidas no Brasil

Você sabe dizer quais são as raças de cachorro preferidas dos brasileiros? Segundo uma pesquisa divulgada em 2020, pelo IBGE, 46,1% dos lares brasileiros tinham pelo menos um cachorro em casa.

Hoje, os hábitos dos brasileiros mudaram. As pessoas estão cada vez mais optando por ter um cachorro na família, de raça ou mesmo aqueles popularmente conhecidos como “vira-latas”, ou seja, sem raças definidas.

Se deseja adquirir filhotes de cães, acesse nossa página e encontre as mais variadas raças.

Neste artigo, vamos apresentar as principais raças de cachorro preferidas da nossa população e também os cuidados na hora de comprar o seu “melhor amigo“. Boa leitura!

População de cachorros no Brasil

De acordo com a pesquisa feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que citamos acima, são cerca de 48 milhões de domicílios no Brasil que têm cachorro ou gato no convívio com a família.

Aliás, segundo projeções do próprio Instituto, a população total de cães e gatos no Brasil deve chegar em cerca de 101 milhões de animais, até 2030. Isso representa um percentual de quase 26% a mais do que a população total de pets, em 2019.

Primeiramente, podemos destacar que houve uma mudança no comportamento da população. Graças às campanhas, principalmente nas redes sociais, está se tornando cada vez mais recorrente o processo de adoção.

Os vira-latas estão caindo no gosto das pessoas e estão convivendo, no mesmo lar, com cachorros de raça. Isso porque até mesmo entre os animais não deve haver distinção de raças. Todos merecem um lar com muito amor, cuidados e respeito.

Mas, se tratamento especificamente de cachorro de raça, se você está pensando em comprar um para sua família, vamos apresentar cinco raças que lideram o ranking dos “queridinhos” dos brasileiros, algumas com características parecidas.

Será que algum deles está na sua lista? Confira!!

1- Spitz alemão ou lulu da pomerânia

Já percebeu a quantidade de cachorros da raça spitz alemão, ou, se preferir, lulu da pomerânia, que encontramos passeando na rua?

E isso não é apenas uma impressão que temos. A raça é considerada a preferida no país. Quem diria que aquela pequena “bolinha de pelos”, que mais parece uma raposinha, ganharia o gosto dos brasileiros, não é verdade?

Raças de cachorro spitz alemão
Entre as raças de cachorro, o spitz alemão é considerado o preferida do país.

Além de grande companheiro, esse cachorro é bastante inteligente, ativo e protetor. Apesar de fofinhos, são animais que exigem cuidados, como cuidar do seu pelo e também da alimentação, porque costumam apresentar problemas digestivos e na articulação.

Cuidados com este cachorro

Com objetivo que o lulu da pomerânia tenha uma vida saudável e com elegância, confira alguns cuidados:

  • Escovação: pelo menos duas vezes por semana. Use uma escova e um pente para manter a beleza de seu belo pelo que tanto admiramos;
  • Banho: raça de cachorro “lulus” não exige banhos frequentes. Podem ser dados de acordo com a necessidade;
  • Higiene dental: os dentes devem ser escovados, no mínimo, uma vez por semana ou, se possível, até diariamente;
  • Unhas: por serem muito ativos, é importante mantê-las sempre bem cuidadas.
  • Brinquedos: embora goste de brincar, o cachorro dessa raça se entedia rapidamente. Então, uma boa dica é dar brinquedos e, assim, distraí-los.

2- Buldogue francês

Em segundo lugar, na lista das raças de cachorro mais vendidas no Brasil, está o buldogue francês.

Assim como o spitz, esse cachorro é considerado de porte pequeno. Mas, em alguns casos, podem ter porte médio. Isso é mais comum no seu “primo”, o buldogue inglês.

Cachorro da raça buldogue francês
De porte pequeno, o buldogue francês é uma das raças de cachorro brincalhão e uma ótima companhia para crianças.

Apesar de um corpo mais robusto, não se deixe levar pela aparência. O buldogue francês é um cachorro muito dócil e carinhoso.

Eles são extrovertidos e brincalhões, sendo ótimas companhias para crianças. É uma opção às pessoas que vivem em apartamento, uma vez que gostam de estar próximos de seus donos.

Entre as doenças mais comuns nessa raça estão problemas nos olhos, nos músculos e ossos e nos aparelhos reprodutores. Por isso, é orientado que seja feita a castração ainda no primeiro ano de vida.

Mais alguns cuidados com a raça:

O buldogue francês tem algumas características próprias que devem ser levadas em conta. Veja as principais:

  • Cuidados dentro de casa: essa raça de cachorro não gosta de mudanças bruscas de temperatura e do clima. Dessa maneira, o ideal é que possa ficar dentro de casa;
  • Dê muita atenção: esse cachorro gosta de carinho e tem muita disposição, afinal são muito apegados aos donos e adoram passar tempo com eles;
  • Cachorro que ronca: apesar de não latir com frequência, o buldogue francês é conhecido por roncar, por causa do formato de seu focinho, mais achatado, que causa dificuldade para respirar;
  • Banhos: os banhos e o uso do shampoo só de vez em quando. O excesso deles pode causar dermatites;
  • Cuidado com o parto: fêmeas de buldogue francês, na maioria das vezes, precisam de cesarianas por causa de uma desproporção feto-pélvica. Os machos também merecem atenção: a cruza pode estressá-los e causar problemas respiratórios. Peça ajuda a um profissional.

3- Shih tzu

Apesar da carinha muitas vezes de invocado, o shih tzu é um cachorro que costuma ter um temperamento calmo. É bastante carinhoso e também gosta de estar perto do dono. Além disso, são cachorros que gostam de brincar e gastar energia.

É uma das raças indicadas às crianças em casa, no entanto, é preciso que tenham convivência com a garotada desde filhote.

Cachorro raça shih tzu no quintal
Das raças de cachorro, o shih tzu é mais uma boa opção para a família e brincar com crianças.

Como tem pelos longos, precisam de escovação diária. Por conta do focinho curto, não é indicado que tenham atividades físicas intensas porque poderá ter problemas graves. Contudo, precisam de passeios uma vez que podem ficar sedentários.

Entre os problemas de saúde, decorrentes na raça, estão os de ouvido e obesidade. Por isso, é sempre importante estar atento e manter as visitas anuais ao veterinário.

Cuidados especiais da raça:

Uma dos tratos especiais com a raça shih tzu são os longos pelos. Veja quais são os principais cuidados com essa raça de cachorro:

  • Colo: gosta muito, mas não abuse porque esse hábito pode provocar problemas de coluna no cachorro;
  • Banhos: o shi tzu precisa tomar banho semanalmente;
  • Olhos: essa raça de cachorro não deve ter contato com o topete. O objetivo é evitar irritações. Outro detalhe: como ainda tem o focinho curto, cuidado com os lugares em que ele vai farejar, para que isso não cause problemas com os olhos;
  • Pelos: Como dissemos acima, merecem um cuidado especial. Como é longo, a escovação deve ser diária para não ter nós e nem acumular sujeira. Se for manter uma pelagem longa, é preciso fazer uma tosa higiênica e, dessa maneira, mantê-lo limpo por mais tempo.

4- Rottweiler

Nesse ranking de raças de cachorro, o rottweiler é a única de porte grande. Considerados cães de proteção, podem ser dóceis com os seus donos. Como são protetores por natureza e bastante leais, levam um pouco mais de tempo até se se acostumar com pessoas estranhas.

Cão rottweiler no quintal
Das raças de cachorro, o rottweiler é a única de porte grande. Esses animais precisam ser treinados, principalmente ao lidar com pessoas estranhas.

Quem deseja ter um cachorro dessa raça é preciso avaliar as condições do ambiente. Isso porque é indicado às pessoas que morem em lugares com quintal, onde possa correr e gastar energia.

Sua alimentação deve ter alto valor nutricional, rica em proteínas de qualidade.

Alguns cuidados especiais com essa raça de cachorro:

Apesar de muita gente pensar em ter um rottweiler em casa só para garantir mais segurança, é considerado um cachorro muito carinhoso e doce, desde que seja educado corretamente. Confira mais alguns cuidados:

  • Higiene: é preciso escová-lo duas vezes por semana, com uma escova de pontas curtas e suaves. Não abuse no banho porque, em excesso, elimina a camada de proteção natural da sua pele;
  • Alimentação: como dissemos há pouco, deve ser de alta qualidade, pois ajuda na qualidade do pelo, no trânsito intestinal adequado e visando alcançar uma musculatura adequada. Portanto, como é um cachorro de tamanho grande, precisa de doses maiores de alimento;
  • Passeios e exercício: por ser um cachorro muito forte, é preciso trabalhar a sua musculatura tidos os dias, com exercícios, mesmo em casa;
  • Estimulação: o Rottweiler é um cachorro muito inteligente, capaz de aprender vários truques e ordens de obediência;
  • Saúde: o ideal é que passe por uma consulta ao veterinário a cada 6 meses, visando uma revisão de rotina.

5- Pug

Com uma aparência bastante peculiar e até engraçada, temos o pug. É um cachorro considerado simpático e, talvez, por isso tenham caído no gosto do brasileiro.

Raças de cachorro pug
Os cachorros da raça pug ficaram muito conhecidos ao apareceram em filmes e fazem sucesso entre as famílias.

Apesar de roncar, característica natural do pug, é um cão que tem bastante energia e gosta de brincar.

Esses animais podem ser considerados gulosos e, por conta disso, cabe aos donos terem o cuidado com a alimentação, para não se tornarem obesos. Não se deixem levar pelos olhos de “pidão”.

Cuidados especiais:

Se você pensa em adotar um pug, principalmente no convívio diário com sua família, saiba que a raça possui algumas características:

Conheça as principais:

  • Dentro de casa: é o lugar ideal para um pug, uma vez que a raça não reage bem às mudanças bruscas de temperatura ou calor ou frio excessivos, a exemplo do buldogue francês que já citamos neste artigo;
  • Dedicação: exige amor e disposição de seu dono. Ele faz questão da sua companhia e de muito colo;
  • Barulho: pelo formato de seu focinho, mais achatado e que causa dificuldade para respirar, o ronco é típico;
  • Banhos: como o pelo é curto e espaçado, não precisa de banho com frequência. Excessos podem causar irritações na pele (dermatites);
  • Pelos: como o pelo dessa raça de cachorro é curto, não há necessidade de tosa, embora seja preciso escovações semanais porque solta muito pelo;
  • Unhas: são fortes e crescem rápido. Dessa maneira, devem ser mantidas aparadas;
  • Olhos: mantenha-os limpos com soro fisiológico e seque em seguida. Lesões nos olhos são comuns e, se coçarem muito essa região, é sinal de que há algo de errado;
  • Dobrinhas: Devem estar sempre limpas e secas de tal forma que a umidade e sujeira não causem infecções e dermatites.

Como treinar um cachorro em casa

Se você já comprou um filhote de cachorro, escolhendo uma das raças que apresentamos acima, vem uma outra etapa importante: treiná-lo para que o latido, as mordidas e o mau comportamento dele não possam lhe dar dor de cabeça.

É que nem todo mundo tem dinheiro para bancar um treinador profissional. Mas ainda bem que há muitas coisas que você pode fazer em casa e resolver o problema, ou seja, tomar as rédeas da situação, mesmo no caso de raças consideradas brincalhonas. Confira dicas no vídeo:

Fonte: Incrível.

Cuidados ao escolher raças de cachorro

Alguma dessas raças conquistou o seu coração nesse artigo? Comprar ou adotar um cachorro, sobretudo se for um filhote, é sempre um momento de muita alegria e ansiedade.

Afinal, todos vão querer brincar, cuidar e amar esse novo integrante da família. Mas, você sabia que é preciso tomar alguns cuidados ao comprar um cão de raça?

Confira os mais importantes:

  • Defina o porte do cachorro – Os menores são ideais para locais com pouco espaço, a exemplo de casas e apartamentos. Já cachorros de raça grande precisam de um certo espaço;
  • Pelo curto ou longo? Muitas pessoas se preocupam com a limpeza da casa ou sofrem com alergias. Nessas situações, a opção são raças com pelo mais curto;
  • Macho ou fêmea? Esses animais têm comportamentos bem distintos. Machos têm um senso de território e muitas vezes fazem xixi pelos cantos. Opção é castrá-los. Já as fêmeas precisam de cuidados e atenção durante a fase do cio;
  • Pedigree do animal – Ao comprar um cachorro de raça, exija o registro do filhote. O pedigree é um documento que comprova que é realmente de raça, sem cruzamento com raças diferentes;
  • Saúde do cachorro – É importante analisar o canil onde você vai comprar o seu cachorro de raça, pois ali ele recebe os primeiros cuidados. Visite antes o local, verificando, por exemplo, a limpeza, tratamento dado pelos funcionários e se carteira de vacinação e comprovante de vermifugação estão em dia.

Cuidados com as vacinas

A médica veterinária Nathália Lopes, Royal Canin Brasil, faz um alerta importante àquelas pessoas que optaram em comprar um filhote para o convívio em casa.

Segundo ela, assim como os seres humanos, os pets também precisam ir ao veterinário visando fazer check-ups regulares. A frequência da ida ao profissional vai depender principalmente da idade e da condição de saúde pré-existente do cachorro.

Até os 6 meses, o ideal é que sejam feitas consultas mensais. A partir de então, podem vir a ser anuais, garantindo que ele tome todas as vacinas necessárias“, explicou.

Conclusão

Portanto, neste artigo procuramos apresentar algumas das raças de cachorro mais preferidas dos brasileiros, além dos cuidados antes de comprar um filhote para sua família.

Há, se puder, também adote um “melhor amigo. Existem muitos cãozinhos que, mesmo sem raça pura ou “mestiços”, fazem muita companhia em casa!

Como mostramos acima, a maioria das raças de cachorro gostam muito de brincar. Aprenda a fazer, em casa, uma garrafa mordedora, um brinquedo que vai distrair facilmente e exercitar a mandíbula do seu filhote:

Fonte: Perito Animal.

Caso queira conhecer raças diferenciadas para a função de pastoreio, mas que também podem ser uma boa companhia em casa, confira nosso post sobre cachorro pastoreio e as raças mais indicadas.

 

Post Relacionado