Tipos de cerca para fazendas, sítios e chácaras

Tipos de cerca para fazendas, sítios e chácaras

Existem diferentes tipos de cerca que são usadas com objetivo de delimitar propriedades, garantir segurança aos animais e ao mesmo tempo melhorar a qualidade de toda área.

Embora existam dezenas de tipos de cerca disponíveis no mercado, nem todas costumam atingir às expectativas e os objetivos de uma fazenda, sítio ou chácara, de maneira semelhante. Assim sendo, a escolha do material utilizado deve ser feita com cuidado.

Portanto, se você está à procura da melhor cerca com objetivo de proteger ou delimitar suas terras, mas não entende muito sobre o assunto, fique conosco até o final deste artigo, quando daremos algumas dicas importantes e, assim, você não errar na escolha!

Por que investir em cerca na sua propriedade?

Os motivos e vantagens de se investir em cercas, independentemente do tamanho da propriedade, são inúmeros. Entre eles estão os pontos que iremos mencionar a seguir.

As cercas ajudam na gestão do gado

Antigamente, acreditava-se que a melhor (e única maneira) de controlar o gado era através do pastoreio.

Hoje em dia, no entanto, o uso de uma cerca funciona como uma espécie de facilitar o manuseio, fazendo o controle dos animais ser feito de forma simples, menos trabalhosa e com menor contato direto.

Animais pastando em área delimitada por cerca
Com o uso uma cerca, é possível, por exemplo, definir a área em que os animais poderão pastar.

O uso de uma cerca, na gestão do gado, é importante, por exemplo, na implantação de piquetes ao gado de corte.

Esse método de criação de gado tem se mostrado muito vantajoso aos pecuaristas, visto que a técnica do pastejo rotacionado mantém a alta produtividade da forrageira e, consequentemente, do rebanho.

A delimitação dos piquetes normalmente é feita com o uso de uma cerca, visando o uso de espaços pré-definidos e limitados no campo, em que a alimentação dos animais é feita com pastagens em abundância e suplementação mineral.

A cerca ajuda na demarcação de limites

Muitas vezes, possuir um papel que garanta que as terras utilizadas são realmente suas não é o suficiente no sentido de evitar conflitos com vizinhos ou visitantes indesejados.

Nesse caso, a cerca pode delimitar o alcance da propriedade, deixando claro que aquele espaço não deve ser ultrapassado.

Há uma melhora na aparência da propriedade

Uma boa cerca é praticamente um cartão de visitas da sua fazenda, sítio ou chácara. Quem chega na área verá não apenas o que acontece na propriedade, mas o material utilizado para cercar o espaço.

Em terrenos menores, por exemplo, essa pode ser uma ótima maneira de criar um ambiente familiar e convidativo.

As cercas também podem ser utilizadas visando contornar hortas e pequenas plantações, além de separarem os animais, deixando tudo ainda mais organizado.

Elas garantem mais segurança

A cerca protege a propriedade de danos causados tanto por homens como por animais. Instalar cerca no espaço serve, principalmente, visando garantir que apenas os proprietários e pessoas autorizadas tenham acesso ao local.

Por outro lado, elas também são uma excelente escolha a quem quer garantir a segurança dos próprios animais, evitando o contato com espécies selvagens ou ladrões de gado, por exemplo.

O que levar em consideração antes de escolher entre os tipos de cerca?

Primeiramente, esqueça a ideia de que uma cerca precisa ser apenas bonita ou barata. Para escolher uma cerca à sua propriedade, é preciso considerar os seguintes quesitos:

  • A vista: comece entendendo a relação que você deseja ter com o “mundo exterior”. Se você quer enxergar o que acontece fora da sua propriedade, principalmente por uma questão de lazer, opte por materiais resistentes e grossos, porém, de menor altura. O contrário vale a quem deseja privacidade total;
  • O material: tenha em mente o tipo de material que você deseja utilizar. As opções vão desde algo natural, como madeira ou cercas vivas, até artificiais, como concreto e aço;
  • A necessidade de manutenção: se você optar por materiais naturais, lembre-se que será preciso realizar manutenções periódicas. Por isso, saiba exatamente o que cada tipo de cerca exigirá de manutenção, e, assim, não terá dor de cabeça mais tarde.
Homem fazendo manutenção de uma cerca
Após a instalação, é importante ficar atento às manutenções com objetivo de evitar acidentes, principalmente com os animais.

Qual o tamanho ideal de sua cerca?

Antes de tratar diretamente dos tipos de cerca, o fazendeiro precisa tem informações precisas sobre o tamanho de sua propriedade rural.

Para calcular o tamanho ideal da cerca a ser construída você precisa conhecer muito bem a sua propriedade e esboçar um desenho ou mesmo uma planta baixa da área que será delimitada, inclusive com os pontos de demarcação.

Essa é uma das etapas mais trabalhosas da instalação de uma cerca, porque tais detalhes precisam ser bem estabelecidos para que não ocorram problemas na execução do serviço, como a falta de material ou sobra excessiva.

Leve em conta as seguintes informações:

  • Tipo de cerca;
  • Estrutura do local;
  • Objetivos da cerca;
  • Espécies de animais que serão separados;
  • Tipo de solo da propriedade;
  • Condições ambientais da região.

Conheça os principais tipos de cerca

Embora existam diferentes tipos de cerca disponíveis no mercado, com o avanço tecnológico, é possível ter opções que tenham maior durabilidade, por um investimento não muito maior. É o caso, por exemplo, das cercas elétricas.

Confira os principais tipos de cerca:

Cerca de tela flexível (com torção simples)

A cerca flexível é o modelo ideal aos terrenos mais acidentados. Além disso, costuma ser a solução rápida e econômica quando o assunto é instalação.

Cerca flexível para conter animais
Nesse tipo de cerca, o objetivo é evitar que os animais tenham acesso ao restante da propriedade.

Sua composição é feita em malha e tende a ser mais estreita, com medidas de 50 x 50 mm ou 100 x 50 mm, o suficiente para impedir que os animais tenham acesso a outras áreas.

No caso de existir certa preocupação com a privacidade dos moradores, também é possível cobrir a cerca com uma tela ou até mesmo com vegetação.

O suporte da cerca é feito com postes de metal, madeira ou concreto, cravados no solo. As pontas são presas com fios de metal e grampos. Sua principal desvantagem é a resistência, já que é um material relativamente fácil de cortar.

Cerca de tábuas

A madeira é um material que combina com a maioria dos espaços, sejam eles de produção ou habitação. Ao utilizá-lo, é preciso levar em consideração a área que será demarcada e o investimento necessário.

Embora a madeira utilizada na montagem de uma cerca seja tratada, para aumentar sua durabilidade, é preciso ter em mente que o material está sujeito à umidade do ambiente e à ação da natureza, com chuva e sol intenso.

Propriedade rural cercada com cerca de tábua
Como uma um material que vem da natureza, a cerca de tábuas exige cuidados porque pode se deteriorar com o passar do tempo.

Dessa maneira, é bastante provável que sua cor e forma acabem mudando com o passar do tempo, exigindo manutenção periódica.

Ao decidir a densidade da cerca, basta ficar de olho no tamanho das tábuas e no espaçamento durante a montagem.

Cerca de arame liso ou farpado

Fáceis de aplicar, as cercas de arame liso ou farpado também possuem baixo custo e exigem pouca manutenção.

O arame farpado é geralmente classificado em duas categorias:

  • Padrão: costuma ter postes espeçados, além de utilizar de três a cinco fios de arame em sua composição;
  • Suspenso: quatro a seis fios de arame farpado, onde cada um é esticado para que não haja além do que sete centímetros de espaçamento entre cada linha presa ao poste.

Já no caso do arame liso, existem várias linhas horizontais, que são mantidas separadas por postes verticais, chamados de estacas.

O espaçamento entre cada linha pode variar entre 2 e 20 cm, dependendo da finalidade da cerca. Tal espaçamento também pode ser ficar mais largo à medida que a cerca fica mais alta.

No vídeo abaixo, confira como instalar uma cerca de arame farpado, usando materiais diferenciados dependendo da finalidade com que for construída:

Fonte: Vídeopar.

Cerca elétrica

As cercas elétricas podem ser instaladas para uso temporário ou permanente, dependendo de seu objetivo.

Nesse caso, um controlador é utilizado visando energizar os fios metálicos e a terra úmida permite que a corrente retorne até esse controlador.

No caso de a terra do local ser muito seca, é possível aterrar um fio ao que o circuito conclua suas etapas sem maiores problemas.

Quer descobrir todos os detalhes sobre cercas elétricas? Então, confira agora mesmo nosso artigo especial sobre o assunto.

Cerca viva

Também conhecidas como cercas densas, esse tipo de cerca é composto, basicamente, de vegetação.

Cerca viva em propriedade rural
Além de garantir segurança nas propriedades rurais, as cercas vivas também podem ser usadas como proteção de animais e dos plantios porque “seguram” o vento, por exemplo.

Aliás, tal “material” é usado também como abrigo para os animais e culturas, protegendo-os das ações do tempo, como o vento.

Além disso, a cerca viva ajuda a reduzir a velocidade do vento, evitando erosão no solo. No Brasil, a principal composição das cercas vivas costuma de:

  • Buxinho;
  • Bambu;
  • Azaleia;
  • Cedrinho;
  • Hortência;
  • Alecrim.

Embora seja de baixo custo, é necessário fazer a manutenção da cerca constantemente, evitando pragas e a proliferação exagerada das plantas.

Ao escolher um dos tipos de cerca, aprenda a criar limites

O primeiro passo para a instalação de uma cerca na sua propriedade é decidir os limites que serão criados. Assim, leve em consideração algumas informações básicas, como:

  • O tipo de animal que sua fazenda, chácara ou sítio abriga e se eles precisam ficar presos separadamente;
  • A cerca será utilizada com objetivo de delimitar espaços internos ou externos do local? Lembre-se que no primeiro caso, não é preciso focar em durabilidade ou resistência tanto quanto no segundo;
  • A topografia do lugar. Se a cerca precisará passar por terrenos acidentados, subidas e diversos tipos de solos diferentes, já é um enorme motivo para aumentar a sua pesquisa e procurar por variações de materiais.

Na dúvida, converse com um especialista ou com outros proprietários de terras, que podem lhe dar uma visão abrangente sobre o assunto, de acordo com a própria vivência de cada um.

Revise constantemente a cerca da sua propriedade

Você pode imaginar que, após instalar uma cerca na sua propriedade, todo o trabalho pesado estará terminado. Mas, é aí que a maioria das pessoas se engana!

Na verdade, após a colocação dos materiais de delimitação, é preciso manter um controle constante das condições das cercas, ficando sempre de olho em possíveis:

  • Lacunas (causadas por animais ou seres humanos);
  • Fios soltos, postes pendentes ou tábuas danificadas;
  • Qualquer outra avaria que possibilite a fuga de animais ou a entrada de possíveis predadores.

Lembre-se que arrumar uma cerca danificada costuma ser mais barato do que construir uma do zero, logo, não adie consertos necessários. Além da segurança do local, tal atitude pode significar uma enorme economia no seu bolso.

Tipos de cerca: conclusão

Portanto, como mostramos acima, escolher entre os tipos de cerca disponíveis no mercado são determinantes para a boa qualidade das atividades agropecuárias.

Em resumo, o proprietário deve, antes de tudo, conhecer bem a área em que a cerca será instalada, qual a finalidade e, em seguida, escolher o melhor material que será utilizado.

Agora que você já conhece detalhes sobre o assunto, aproveite e acesse nosso marketplace e encontrar tudo o que precisa na instalação de suas cercas.

Post Relacionado