Cavalo Árabe: características da raça

Cavalo Árabe: características da raça

Dificilmente um apaixonado por cavalos ou alguém ligado à esse mercado não conheça o cavalo Árabe e seu legado. Entre as raças puro sangue, é a que mais chama atenção e isso se dá por diversas razões.

E o que nos ajuda a entender as particularidades da raça em aparência e desempenho é a sua origem. As características que fazem sua fama ajudam a identificar essa raça de forma simples e particular.

Vamos então falar sobre o cavalo Árabe e suas características mais marcantes. Acompanhe!

A origem do cavalo Árabe

Como é de se imaginar, o cavalo Árabe é de origem estrangeira. Vinda da Península Arábica, é uma das primeiras espécies mais puras do mundo.

Existem evidências da presença dessa raça já domesticada na Mesopotâmia, há cerca de 4.000 a.C., onde hoje se localiza o Iraque. Isso explica a sua relevância no mercado e a diversidade de histórias que buscam especular a sua origem.

Cavalo Árabe branco trotando no haras
O Brasil se destaca na criação de cavalos da raça Árabe, devido à sua evolução genética.

Já no Brasil, a história registra importações da raça desde o século XIX. Nessa época a mais famosa foi feita pelo estadista Joaquim Francisco de Assis Brasil, que trouxe três importantes garanhões: Amir, Maalek e Mazir, nascidos no próprio deserto.

Mas, oficialmente a raça foi introduzida em solo brasileiro por volta de 1920, em criatórios no Rio Grande do Sul. O primeiro puro sangue árabe brasileiro foi a fêmea Airé, nascida em 1929.

Atualmente são cerca de 35 mil cavalos Árabe puros registrados no Brasil, com maior concentração desses animais no estado de São Paulo.

O país se destaca no setor de exportação. Criadores da Europa, América do Sul e do Norte, Oriente Médio e Austrália importam animais devido à evolução genética sofrida pelos cavalos brasileiros.

Detalhes de sua aparência

O crânio do cavalo Árabe é uma das características que ajudam a identificar a raça, por conta do animal ter marcação diferenciada. A raça tem traços mais finos no crânio, tendo como efeito rosto mais fino e nariz mais estreito.

Além disso, são menores em relação a outras raças desse mercado. O que confere maior leveza e destreza para realização de algumas atividades.

Sangue quente

São classificados como sangue quente os cavalos que são menores e mais leves. Por conta de sua estrutura muscular e metabolismo.

O resultado é um bom desempenho em atividades que exigem rapidez. Por isso, são comuns em cenários como o hipismo, trabalho agropecuário e enduro.

Facilidade de aprendizado

Os cavalos Árabe não são atrativos apenas pela sua força e aparência. Por mostrarem ser dóceis, são fáceis de treinar, inteligentes e gentis.

Cavalo Árabe na pista de treinamento
Os cavalos Árabe são mais leves do que outras raças e fáceis de treinar.

Com isso, temos um animal que aprende de forma rápida o que é passado por seu treinador. É muito mais fácil criar um laço com seus manipuladores e treinadores por terem esse tipo de personalidade.

Principais utilizações do cavalo Árabe

  • Provas de Halter (Conformação)
  • Performance Corrida (principalmente no Jockey Club do Paraná)
  • Enduro Hipismo Clássico e Rural
  • Concurso Completo de Equitação (CCE)
  • Laço Rédeas
  • Vaquejada

A rusticidade

Por fim, vamos buscar a origem desse tipo de cavalo para entender a sua rusticidade. E considerando que as regiões do deserto nem sempre têm alimentação e água suficientes, são animais muito resistentes.

Daí a explicação para seu porte menor e mais resistente. O que podemos também explicar por meio das alterações bruscas de temperatura que temos nessas regiões.

Cavalo Árabe numa pista de areia
O cavalo Árabe tem como uma das principais características a rusticidade.

Viu como pode ser simples identificar um cavalo árabe em meio aos outros? Essa magnífica criatura representa grande valor em meio aos interessados nesse universo.

Somado a isso, apresenta uma raça interessante por seu fácil temperamento e inteligência. Sendo assim, apresenta versatilidade para diversas áreas.

Agora, você entende um pouco mais sobre essa raça puro sangue. Que tal investir nessa raça? Acesse nosso site e encontre anúncios de cavalos da raça Árabe à venda com preço.

Veja mais características de cavalos de outras raças como:

Post Relacionado