Cavalo Mangalarga: características da raça

Cavalo Mangalarga: características da raça

Cavalos são animais fantásticos, que causam encantamento com sua beleza, elegância e força, além de serem fundamentais para uma série de funções em sítios e fazendas. Uma das raças mais conhecidas e buscadas no Brasil é a Mangalarga.

Por isso, neste texto buscaremos nos aprofundar mais sobre esta raça de cavalos. Falaremos sobre características deste tipo de animal, sempre com o detalhamento necessário para que o leitor, interessado em adquiri-los, possa ter certeza sobre a escolha que está sendo feita.

Antes de começarmos a comentar detalhes sobre a raça Mangalarga, convidamos o leitor a conhecer nossa página com as últimas novidades do mundo do agronegócio.

Origem do cavalo Mangalarga

Para começar, é importante contextualizar rapidamente qual é a origem desta raça, hoje muito comum no Brasil. Os cavalos Mangalarga são naturais do país, porém provenientes de misturas de tipos estrangeiros.

Na época em que D. João VI, rei de Portugal, veio ao Brasil fugindo das tropas de Napoleão Bonaparte na Europa, ele trouxe cavalos das raças andaluz e alter. Os animais acabaram cruzando com éguas já estabelecidas no território nacional, embora também de origem ibérica, gerando então os primeiros equinos da raça Mangalarga, que começaram a aparecer em Minas Gerais, mas rapidamente se estabeleceram, também, na capital federal da época, o Rio de Janeiro.

Com o passar do tempo, estes animais começaram a receber infusões de sangue para receberem novas características, o que gerou certas diferenças dentro da própria raça. Uma das divisões mais comuns é entre Mangalarga Paulista e Mangalarga Marchador (Mangalarga Mineiro). O primeiro é mais ligado ao estado de São Paulo, enquanto o segundo, a Minas Gerais.

Diferenças entre Mangalarga Paulista e Mangalarga Marchador

Como o nome já ajuda a explicar, a principal diferença entre os dois tipos de Mangalarga é no tipo de marcha. O estilo de marchar dos cavalos Marchadores é mais recomendado para distâncias mais curtas. A espécie paulista, por sua vez, tem um trote mais adaptado a longos percursos, principalmente por cansar menos a pessoa que o monta, já que o centro de gravidade do indivíduo é menos movimentado de um lado para o outro, permitindo menores trancos e, consequentemente, maior durabilidade em termos de tempo.

Ainda assim, falando em geral, a elegância na marcha é um dos fatores que causam tamanho interesse pela raça Mangalarga, por se tratar de um estilo único e muito confortável para o montador. Além disso, outra característica deste tipo de cavalo é se tratar de um animal dócil, o que aumenta o controle da pessoa e diminui qualquer risco de acidente. O conforto também é um diferencial.

Justamente pela docilidade, misturada à boa resistência e outras características físicas que serão explicadas a seguir, o Mangalarga é conhecido por muitos como o melhor cavalo de sela do mundo, combinando todos os fatores necessários para uma boa montaria.

Características físicas do cavalo Mangalarga

Depois de falar sobre a origem e algumas diferenciações, é importante destacar algumas das características físicas do cavalo Mangalarga, para que aqueles interessados em ter exemplares desta raça possam ficar ainda mais seguros de sua escolha.

O tamanho do Mangalarga é médio, cerca de 1,55m em geral. Seu tronco é extremamente forte, com costelas amplas e bem definidas, que dão segurança na hora de o cavaleiro montar o animal. Com boa musculatura e um peito também amplo, esta raça se torna eficiente para o trabalho, já que suporta funções mais pesadas e de longa duração de tempo.

Vários cavalos Mangalarga andando ao lado
As características dos cavalos Mangalarga lhe conferem aptidão para o trabalho no campo

A garupa do Mangalarga também é forte e comprida, o que gera mais uma vantagem para montagem, seja por lazer ou trabalho. Esta característica aumenta o arranque da raça, somada também às coxas largas e musculosas. Com toda essa potência, o cavalo ganha velocidade e resistência.

Os membros e as articulações também são parte fundamental da anatomia do Mangalarga, na facilitação de toda e qualquer função que dependa da força da espécie. O aprumo é ideal, os tendões são bem definidos, e tudo isso se soma às características anteriores para criar uma raça modelada para o desempenho. Para completar, a frente do animal, com pescoço descarnado, é leve e dá impressão de suavidade e beleza nos movimentos.

Utilidade para trabalho e/ou lazer

Outra característica que faz com que o Mangalarga seja extremamente desejado: sua utilidade tanto para o trabalho, como para lazer e esporte. Como foi citado no tópico anterior, as valências físicas e de comportamento desta raça fazem dele o melhor cavalo de sela do mundo.

A docilidade permite um relacionamento tranquilo e poucos riscos de qualquer susto, e a comodidade para montar, graças às características anatômicas, fazem com a utilização para lazer e esporte também seja bastante recomendada. A força e resistência fazem com que o Mangalarga também se adapte facilmente ao trabalho.

Importância científica

Para completar todos os atributos deste tipo de cavalo, ele ainda é bastante importante para a ciência. Isso porque a raça Mangalarga é pioneira nos estudos de biotecnologia que levam, por exemplo, aos testes de clonagem de exemplares da espécie. Ou seja, a chamada clonagem equina passa diretamente pela raça.

Com todas estas características complementares e positivas, fica difícil imaginar um criador que não busque ter o cavalo Mangalarga em sua fazenda, sítio, o que for. Ganha-se em eficiência, elegância para momentos de lazer, animais de importância científica, fortes e extremamente valorizados por todos que gostam e entendem de raças de cavalo.

Gostou deste artigo e quer saber ainda mais sobre o mundo de animais rurais, além de outros diversos temas? Não perca tempo e acesse outros conteúdos produzidos em nosso blog. Também é possível buscar todos os tipos de serviços e produtos que pessoas de todo Brasil anunciam, veja!

Veja também:

Post Relacionado