Cavalo para lida diária: confira quais são as características

Cavalo para lida diária: confira quais são as características

O cavalo para lida diária é aquele animal que será utilizado para o dia a dia na fazenda, seja para transporte ou para ajudar nas tarefas do campo.

Por ser um trabalho que demanda muita força e disposição do cavalo, é preciso escolher bem quais serão as raças selecionadas para esse serviço.

Neste texto, explicaremos quais são as características que devem ser observadas em um bom cavalo para lida diária a fim de conseguir o máximo de proveito desse animal.

Além disso, garantir que trabalhe de maneira saudável e eficiente, sem demandar um grande esforço e sem trazer problemas para a sua saúde. Boa leitura!

Importância do cavalo na lida diária

Um estudo, realizado em 2016, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e até hoje ainda não atualizado, já mostrava a importância do cavalo para o agronegócio brasileiro, principalmente na lida diária.

Chama a atenção que mesmo com a incorporação de maquinas de última geração e de ferramentas tecnológicas, o cavalo continua sendo decisivo para o desenvolvimento de atividades pecuárias e agrícolas na grande maioria das propriedades produtivas nacionais“, afirmou, na época, o então presidente da Câmara de Equideocultura do MAPA, Flávio Obino Filho.

Quais os cuidados necessários para criar um cavalo para lida diária?

Antes de conhecer as características de um bom cavalo para lida diária, é importante ter em mente que esse tipo de animal requer alguns cuidados para se manter forte e saudável.

Dessa forma, veja, a seguir, alguns dos pontos que devem ser levados em conta na hora de ter um equino para esse tipo de atividade.

Nutrição

Um dos primeiros cuidados é a nutrição. O cavalo precisa se alimentar adequadamente para que consiga lidar com o dia a dia da fazenda.

Cavalos alimentados com feno
A alimentação do cavalo é feita principalmente com feno e forragem, com pequenas quantidades de concentrados, tais como alimentos de grãos, granulado ou doce. Assim, estará em condições de efetuar a lida diária.

Dessa forma, é importante se consultar um veterinário para que possa orientá-lo a fazer o acompanhamento nutricional adequado para o animal.

Manejo

Para manejar esses animais, é importante ter algumas informações e considerações para que não se esforce ou tenha problemas ignorados pelo produtor.

Por exemplo, é importante ficar atento às cólicas do animal, que acontecem frequentemente pelo fornecimento errado de alimentos durante o trato, conforme veremos mais abaixo ao citarmos 4 dicas para manejo de cavalo para lida diária.

Sanidade do animal

Outro ponto que também deve ser levado em conta na lida diária é a sanidade do animal. É importante deixar que tenha momentos para descansar, além de não submetê-lo a agressões e a outras atitudes que podem causar sofrimento.

Ao ser tratado com carinho, mas com disciplina, ele se tornará um cavalo bem educado.

Vacinação

Uma atividade que ajuda na sanidade do animal, bem como na manutenção da sua saúde, é a vacinação.

É importante que o cavalo esteja com todas as doses em dia para evitar que doenças atrapalhem a realização da lida na fazenda. Além disso, evitará que acabe adoecendo gravemente, podendo levar à morte.

Quais as características de um bom cavalo para lida diária?

Agora que você conheceu um pouco mais sobre os cuidados necessários com um cavalo para lida diária, está na hora de entender quais são as principais características desse animal.

Homem a cavalo tocando a boiada
O cavalo que irá lidar com o gado deve ser um bom animal de sela. Uma boa tropa é essencial para o funcionamento de uma fazenda.

Assim, terá condições de escolher o melhor exemplar para a sua fazenda e, portanto, conseguir se beneficiar das suas qualidades.

Força

Um dos aspectos primordiais para um cavalo de lida diária é a força. É importante que consiga suportar as atividades do dia a dia no campo, bem como se manter resistente.

Tais características também ajudam a resistir às doenças que possa vir a adquirir. Dessa forma, busque por um animal que demonstre muita força.

Agilidade

Agilidade também é importante na lida. Assim, é interessante que as atividades desempenhadas pelo cavalo sejam executadas da maneira mais rápida e eficiente possível.

Dessa forma, ter um animal ágil para realizar a lida diária também deve ser uma prioridade para a sua fazenda na hora de adquirir um cavalo.

Vigor

Um cavalo com vigor pode agregar à sua fazenda nas atividades diárias, conseguindo ter disposição para as suas tarefas.

Isso sem falar que reduz custos para o produtor, como no gasto de remédios ou de suplementos para que tenha um desempenho adequado.

Orientação para o seu objetivo na fazenda

Outra característica importante, em relação ao cavalo para lida diária, é com relação à sua orientação para o objetivo desse animal na fazenda. Ele será utilizado para sela ou para tração?

Os cavalos de sela são usados para transporte e lida do gado. Por isso, precisam ter uma boa agilidade e ser obedientes. Já os de tração precisam de força e resistência para realizar as atividades de arado e puxar carroças.

Quais as principais raças brasileiras de cavalo para lida?

No Brasil, existem diferentes raças de cavalos que são utilizados para lida diária ou para outras atividades na fazenda.

Dessa forma, é importante conhecer cada uma delas para entender as suas características mais fortes.

Homem a cavalo no pasto
O cavalo vem desempenhando, ao longo dos anos, uma tarefa fundamental na lida diária, principalmente nas regiões de criação extensiva. Escolher a melhor raça é fundamental.

Certamente terá condições de escolher o animal que melhor se adaptará ao estilo do seu empreendimento e às atividades que devem ser executadas.

Nordestino

É um cavalo bastante musculoso e com cascos grossos, ótimo para se ter na lida de uma fazenda. Ele conta com um porte médio, percorrendo até 70 km por dia.

Outro ponto positivo desse animal é que ele conta com uma alta adaptabilidade, podendo ser utilizado em diversas atividades, a depender do tipo de criação recebida.

Cavalo crioulo

Já o cavalo crioulo tem uma boa resistência à temperaturas muito elevadas ou muito baixas. por isso é preferencialmente escolhido pelos fazendeiros da região sul do país.

Ele conta com uma boa força, resistência e saúde, além de ser capaz de percorrer longas distâncias e ter uma boa aptidão para montaria.

O vídeo abaixo mostra como é feita a lida de inverno no pampa gaúcho:

Fonte: Programa Cavalos Crioulos Oficial.

Pampa

É uma raça de cavalo bastante dócil, sendo muito boa para atividades que requerem muito contato do animal com humanos.

Ele conta com bastante agilidade e destreza, conseguindo um bom desempenho nas atividades diárias da fazenda. Outras utilidades do cavalo dessa raça são cavalgadas e turismo.

Mangalarga marchador: ótima opção de cavalo para lida

O mangalarga marchador é considerado um dos cavalos mais fortes encontrados no Brasil. Isso porque o animal conta com uma boa resistência a doenças e parasitas, tendo, assim, uma boa vitalidade e saúde.

É uma ótima raça para lida diária, uma vez que, além de ter grande força, também consegue percorrer longas distâncias e não precisa de uma alimentação específica.

Andaluz

É um dos cavalos de sela mais antigos do ocidente e que teve uma boa receptividade no Brasil. Seu uso é mais comum para montaria, já que ele tem um temperamento dócil e bastante elegante.

Para quem busca um excelente companheiro na lida ou na vistoria da fazenda, esse animal pode ser uma boa escolha.

4 dicas para manejo de cavalo para lida diária

Como citamos acima, o cavalo é uma ferramenta de trabalho essencial para o pecuarista na lida. Dessa maneira é importante cuidar dele diariamente.

Crie uma rotina desses tratos. É recomendável, por exemplo, manter um mesmo horário de fornecimento de alimento para os animais. Seja ração, feno ou suplemento mineral, de preferência, nas mesmas porções.

Devido a essa importância que o cavalo, confira mais algumas dicas para manejo desse animais:

1- Cólicas

É um dos problemas mais comuns para quem cria cavalo. Um dos principais motivos seria o fornecimento incorreto de alimento no momento do trato.

Veterinário fazendo exames em um cavalo
Um dos principais motivos das cólicas em cavalos é a alimentação. Conforme a gravidade, chave um veterinário.

Isso porque são animais que têm um sistema digestivo que exige atenção especial do criador, principalmente em relação a quantidade e qualidade dos alimentos.

Para evitar esse tipo de problema, fracione a ração em duas a quatro vezes o dia, em vez de oferecer toda a porção de uma única vez. Também é importante manter volumoso à disposição dos animais.

Se o cavalo é criado a pasto, sem consumo de ração, pode haver casos de diária e também cólicas. Tais distúrbios ocorrem porque esses animais tendem a selecionar os brotos mais novos de capim, que contém substância altamente fermentáveis.

2- Cascos

Os cascos dos cavalos merecem atenção especial, pois é a parte do animal que tem contato direto com o solo.

Profissional analisa o casco de um cavalo
A limpeza e o casqueamento de um cavalo são práticas rotineiras entre as atividades da lida, já que é a área que sustenta toda estrutura do corpo do animal.

A recomendação é fazer uma avaliação visual regularmente para detectar a presença de algo que possa machucar o animal, como uma lasca de madeira, pedra, ou outro objeto pontiagudo.

Se possível, recorra à um profissional para fazer o casqueamento e ferrageamento do cavalo.

3. Dentes

É preciso fazer uma boa avaliação na dentição do cavalo. Problemas são detectados quando apresentarem dificuldade para mastigar e consequentemente sofrer com a perda de peso.

Mulher analisando os dentes de um cavalo
Dos potros aos cavalos com mais de 20 anos, é preciso ter uma rotina semanal de verificação dos dentes para comunicar ao veterinário alguma anormalidade.

Os cavalos também podem sofrer com ferimentos na boca causadas por dentes quebrados que deixam pontas agudas, causando lesões que podem causar infecções.

Chame um especialista para fazer a correção, que pode ser desde um simples lixamento ou, dependendo da gravidade, a extração total do dente.

4. Água

O sistema digestivo do cavalo, até mesmo pelas atividades que desempenha, exige o consumo de muita água. Por isso, deve ter acesso a água limpa.

Cavalos bebendo água
A variação na temperatura afeta diretamente o organismo e o comportamento do cavalo. Para amenizar o calor é importante que tenha água fresca sempre à disposição.

Se estiver muito calor, evite deixar o animal selado e amarrado em cercas ou postes por muito tempo porque poderá perder muita água e sais minerais pelo suor.

É melhor deixá-lo em sombras com muita água. Se puder, retire os freios e ou bridões, desaperte a barrigueira.

Cavalo para lida: conclusão

Assim, entendendo quais são as características de um bom cavalo para lida diária, além de conhecer algumas das raças mais utilizadas no Brasil, poderá escolher com maior sabedoria quais são os animais que ajudarão você e os seus funcionários nas tarefas da fazenda.

Dessa maneira vai trazer mais eficiência e agilidade para essas atividades. Em resumo: um dos ponto mais importantes é que esses equinos sejam confortáveis e, ao mesmo tempo ágeis, resistentes e robustos para o tipo de serviço que vão executar.

Gostou do texto? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais e ajude outros fazendeiros a escolherem os melhores cavalos para as suas fazendas!

Aliás, se você gosta de cavalos, sabia que eles têm sentimentos? Confira o que dizem estudos!

Post Relacionado