Cebolinha: confira como plantar até em casa

Cebolinha: confira como plantar até em casa

A cebolinha, muito usada em temperos e de sabor leve, é uma planta que surgiu na Europa há séculos e, rapidamente, conquistou o paladar de pessoas do mundo todo.

Aliás, a cebolinha (Allium schoenoprasum – nome científico) é excelente no acompanhamento de saladas, molhos, queijos e até no preparo de pratos quentes. Ela também é fácil de plantar e ser cultivada, inclusive em casa, em canteiros ou mesmo em vasos.

Exige apenas cuidados pontuais, como não regar em excesso e colocá-la em contato direto com o sol. Neste artigo, vamos apresentar detalhes de como plantar a cebolinha em casa, que pode ser em forma de semente ou muda. Confira!

Como iniciar o plantio?

Quando falamos em tempero, a cebolinha é, sem dúvida, uma das mais conhecidas na culinária, principalmente por dar aquele toque único de sabor na finalização de um bom prato.

Bacias com plantio de cebolinha
Não se preocupa com espaço ao plantar a cebolinha. Pode aproveitar até objetos antigos que seriam descartados.

Além disso, é facilmente conhecida em qualquer horta com suas folhas verdes tubulares e de aroma característico. Ela é muito cultivada, através de semeadura, tanto na agricultura familiar como numa escala comercial. O plantio pode ser feito até mesmo num pequeno espaço em casa ou em apartamentos (em vasos).

Independentemente do tamanho do seu cultivo, o ideal é cultivar a cebolinha em períodos com clima mais ameno, em torno de 8ºC e 22ºC, ou seja, nem muito frio ou muito quente.

Em regiões que apresentam tal clima, a produção pode ocorrer o ano. Nas demais, é indicado o plantio entre fevereiro e junho.

Plantar através de mudas

Se preferir plantar em casa, existe mais uma opção: através de mudas. Ao comprar um maço em supermercado, verifique se os pés de cebolinha estão com raízes.

Mudas sendo preparadas para plantio
Plantar cebolinha através de mudas, basta cortar as folhas e existe uma opção: deixe-as em um recipiente com água até que comecem a crescer novamente até colocá-las no solo.

Caso estejam nessa condição, basta cortar as folhas mais desenvolvidas (deixar apenas 1 cm de altura) e depois separe as touceiras que devem ser plantadas separadamente. Com esta técnica você já planta as mudas direto no local definitivo.

Também é possível comprar mudas de cebolinha em casas especializadas do ramo e seguir as mesmas recomendações citadas anteriormente.

Solo e espaçamento

Numa escala comercial ou mesmo em hortas, o solo deve ser bem drenado, embora não deva estar seco demais, além de ser rico em matéria orgânica, com o intuito de garantir a qualidade da produção.

Cuidados com o plantio de cebolinha
O ideal é deixar um espaçamento de 15 centímetros entre os pés de cebolinha e ter um solo rico em matéria orgânica. Mas, até em espaçamentos menores é possível ter sucesso no cultivo.

É importante também manter um espaçamento de aproximadamente 15 centímetros entre as plantas, colocando-as em uma profundidade de 4 centímetros.

Caso você já possua cebolinhas plantadas, basta deixar que algumas flores brotem, gerando a auto semeadura, um processo simples e que não necessita de grande interferência humana.

Nesse sentido, é só esperar a floração terminar e sacudir a flor seca, o que gerará novos brotos.

Aprenda a cuidar corretamente da cebolinha

Após plantar os pés de cebolinha, os cuidados exigidos no cultivo serão mínimos, uma vez que a mesma cresce sozinha e se multiplica com facilidade e rapidez.

Todavia, é indicado o corte regular das folhas, evitando, assim, que a planta fique pesada e entorte.

Corte de folhas de cebolinha, tratos culturais
É preciso fazer o corte regular das folhas. Assim, os pés de cebolinha vão continuar produzindo com mais facilidade.

Durante as épocas mais frias, embora a cebolinha seja muito resistente, o indicado é mantê-la em estufas ou longe de correntes fortes de ar gelado.

Suas folhas podem morrer com facilidade, caso isso aconteça. Mas, não se preocupe! Elas reaparecerão assim que o tempo esquentar.

Como fazer a colheita?

Com o propósito de que as plantas produzam ao máximo, siga algumas dicas importantes para a colheita das cebolinhas:

  • Remova as folhas quando as mesmas começarem a murchar (utilize as folhas retiradas em saladas e pratos frios);
  • Corte as folhas de cebolinhas sempre que necessário, usando uma tesoura própria para isso. O ideal é realizar o corte perto da base das plantas;
  • A colheita da cebolinha deve ser feita sempre por volta de 90 dias após o plantio;
  • Quando arrancada de sua base, a cebolinha precisa ser replantada. Quando é feito o corte das folhas, haverá uma nova planta após 50 dias.

Dicas importantes sobre como plantar cebolinha

Se o seu objetivo é conseguir as melhores cebolinhas, confira essas dicas:

  • As cebolinhas precisa de luz solar direta durante algumas horas por dia;
  • Se o seu solo não for o ideal ao crescimento da planta, isto é, seja pobre em matéria orgânica, não se preocupe. A cebolinha se adapta facilmente aos mais diversos tipos de terreno, basta investir em um bom fertilizante;
  • No consumo próprio ou espaços reduzidos, faça pequenos canteiros, hortas verticais ou utilize vasos espaçosos;
  • Cortar os botões das flores estimula o crescimento das folhas.

Como plantar cebolinha em casa?

Para cultivar a cebolinha em casa ou na varanda, por exemplo, basta encher uma panela ou recipiente de pelo menos 15 centímetros de profundidade com solo levemente umedecido.

Importância da luz solar para as plantas
Para que os pés de cebolinha cresçam saudáveis em vasos ou recipientes semelhantes, é preciso que fiquem em ambientes de sua casa que recebam luz solar durante pelo menos algumas horas.

O ideal é que a terra forme uma matéria firme quando pressionada no vaso, porém, sem pingar ou se mostrar encharcada. Em seguida, espalhe as sementes e cubra-as com uma camada extra de solo, colocando-as em uma área bem iluminada.

A planta germinará em cerca de duas semanas, sem que sejam necessárias intervenções.

Mas, como dissemos, em tópico anterior, é possível plantar através de mudas porque não haverá o risco de surgirem muitas mudas em pequeno espaço e, dessa maneira, seja necessário descartar aquelas menores e menos desenvolvidas (desbaste).

No vídeo abaixo, confira como plantar cebolinha em casa, sem erro!

Fonte: Somos Verdes.

Gostou das informações de como plantar cebolinha? Acesse, acesse nosso blog e confira outros assuntos como tipos de cebolas e as diferenças entre elas. Boa leitura!!!

Post Relacionado