Como plantar abacaxi, do plantio à colheita

Como plantar abacaxi, do plantio à colheita

Uma fruta tropical e que faz muito sucesso no verão, seja como ingrediente principal na cozinha ou como base para a indústria. Assim é o abacaxi que, apesar de espinhento, você pode plantar em vaso.

De acordo com informações do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o abacaxizeiro possui porte pequeno. Dessa forma, isso facilita o cultivo em vasos de 15 cm de diâmetro, por exemplo.

Outro ponto importante antes de plantar é a atenção ao clima. O abacaxi costuma gostar de temperaturas acima de 22 °C e de um solo bem drenado, para que não haja excesso de umidade.

Vale ressaltar que o Brasil está entre os principais produtores da fruta, de acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

A produção brasileira é responsável por cerca de 10% do cultivo mundial, o que torna a plantação de abacaxi altamente lucrativa e fundamental para a renda da agricultura familiar.

Plantar abacaxi no vaso

Para plantar o abacaxi em vaso ou num canteiro, tudo começa com a produção da muda. Dessa forma, escolha uma espécie de abacaxi que deseja cultivar e que esteja no ponto (nem verde nem maduro em excesso).

O ideal é que a casca na fruta tenha coloração dourada-amarronzada e deve ser firme enquanto que as folhas devem ser firmes e verdes e que não tenham amarelado ou estragado.

Como plantar abacaxi
Plantar o abacaxi em vaso começa em preparar a coroa da fruta.

Em seguida, corte a parte da coroa, com uma espessura aproximada de 2 cm da base. Depois, retire os excessos de polpa para que isso não apodreça a sua muda e deixe o miolo secar por cerca de dois dias.

Esse processo é importante para que as cicatrizes, produzidas através dos cortes, não apodreçam também e fiquem ideais para plantar.

Enraizar na água a coroa do abacaxi

Depois da secagem, você precisa de um copo ou pote com água filtrada onde será mergulhado o miolo da coroa. Mas, lembre-se mais uma vez de ter tirado toda a fruta ao redor antes de plantar e deixado apenas o miolo.

Nessa etapa, as folhas do abacaxi não podem entrar em contato com a água. Por isso, escolha copos ou recipientes altos para que seja possível equilibrar a coroa.

É fundamental, nessa fase, que a água seja trocada todos os dias. Isso evita a proliferação de fungos.

Confira também nosso artigo de como plantar cebola em vaso.

De preferência, coloque o copo em uma janela ensolarada e espere as raízes germinarem. Esse é um processo que pode demorar vários dias ou algumas semanas para o surgimento e crescimento das raízes.

Quando as raízes tiverem alguns centímetros, é hora de transplantar a muda de abacaxi para um vaso ou local que deseja plantar.

Prepare um substrato para plantar

O preparo do substrato deve conter alguma matéria orgânica, tipo húmus de minhoca, casca de ovos trituradas ou até esterco de animal. Aliás, composição deve ter 30% de adubo orgânico. Após fazer a mistura com terra e areia, é hora de plantar o abacaxi.

Pequena fruta de abacaxi plantado em vaso
A escolha do vaso também é importante para que o abacaxi possa se desenvolver.

Como dissemos, escolha um vaso de tamanho médio, de pelo menos 15 cm de diâmetro, e acomode as raízes e o miolo na terra, deixando as folhas para fora.

É o momento de levar o abacaxi para um local iluminado. Dê preferência a locais em que haja luz solar indireta.

No vídeo abaixo, confira o passo a passo para plantar o abacaxi no vaso, desde o momento de comprar a fruta:

Fonte: Somos Verdes.

Cuide da planta do abacaxi

O abacaxi gosta de regas de duas a três vezes por semana, dependendo do quão seco está o clima na sua cidade. A adição de água, porém, não deve ser feita diretamente no solo, pois isso pode apodrecer as raízes, e sim ao meio da coroa.

Outra dica importante no plantio do abacaxi é adubar o solo a cada três meses. Se você tiver composteira em casa, fica mais fácil escolher o adubo para plantar. Após alguns meses, também é possível mudar o tamanho do vaso para que o fruto do abacaxizeiro seja maior.

Colhendo os frutos

Cerca de 20 meses após o plantio, é possível desfrutar do primeiro fruto que, com certeza, terá um sabor especial, principalmente se for plantado em sua própria casa.

Abacaxi maduro no pé
Cada pé de abacaxi plantado vai te render apenas uma fruta

Cada pé de abacaxi plantado rende apenas uma fruta. Então, para conseguir uma maior quantidade de abacaxis, é interessante plantar vários vasos ou num quintal maior.

Se você deseja saber como colher abacaxi e quando está maduro, verifique a coloração que geralmente fica dourada. Além da coloração, aperte cuidadosamente a fruta e veja se está macia, se estiver mole demais pode estar estragado e se estiver muito duro, está verde.

Mesmo na cor ainda verde o abacaxi pode estar maduro, então é bom fazer essa verificação da consistência e para colher corte com uma faca uns 5 cm abaixo da fruta.

É possível usar essas dicas para plantar abacaxi em apartamentos, muitas pessoas fazem o plantio em vasos ou canteiros na sacada.

Outras opções de abacaxi para plantar

Além do plantio do abacaxi “normal” em vaso, você de plantar uma outra variedade: o mini abacaxi, chamado de anão e também conhecido como ornamental. Confira no vídeo abaixo:

Fonte: Jardim Exótico.

Alias, não é apenas o abacaxi que você pode plantar em vaso. Existem várias outras frutas, como limão, laranja, jabuticaba e até goiaba. Confira o nosso artigo sobre frutíferas em vasos.

Portanto, são boas dicas para quem não tem não tem um pomar ou grandes espaços no quintal de casa para plantar frutas. Boa leitura!!!