Como plantar abacaxi: aprenda a cultivar no vaso e no solo

Como plantar abacaxi: aprenda a cultivar no vaso e no solo

O Brasil é o segundo maior produtor de abacaxi do mundo e a quinta fruta mais produzida no país, segundo a Embrapa. A produção brasileira é responsável por cerca de 10% do cultivo mundial, o que torna a plantação de abacaxi altamente lucrativa e fundamental para a renda da agricultura familiar.

É uma fruta tropical e que faz muito sucesso no verão, seja como ingrediente principal na cozinha ou como base para a indústria. Por isso, aprender como plantar abacaxi é uma curiosidade de muita gente.

As cultivares mais consumidas no Brasil são as do grupo Pérola, por terem menor teor de acidez, e do grupo Smooth Cayenne, voltado em boa parte para a agroindústria.

Nesse texto, trouxemos dicas de como plantar abacaxi no vaso e no solo, como cultivar essa fruta e as principais pragas e doenças que podem acometer a planta. Confira!

Plantar abacaxi no vaso

De acordo com informações do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o abacaxizeiro possui porte pequeno, o que facilita o cultivo em vasos de 15 cm de diâmetro, por exemplo.

É uma planta que gosta de temperaturas acima de 22 °C e de um solo bem drenado, para que não haja excesso de umidade, por isso, um ponto importante antes de realizar o plantio é a atenção ao clima

Para plantar o abacaxi em vaso ou num canteiro, tudo começa com a produção da muda. Dessa forma, escolha uma variedade de abacaxi que deseja cultivar e que esteja no ponto (nem verde nem maduro em excesso). O ideal é que a casca da fruta tenha coloração dourada-amarronzada e deve ser firme enquanto que as folhas devem ser firmes e verdes e que não tenham amarelado ou estragado.

Em seguida, corte a parte da coroa, com uma espessura aproximada de 2 cm da base. Depois, retire os excessos de polpa para que não ocorra o apodrecimento da sua muda e deixe o miolo secar por cerca de dois dias.

Esse processo é importante para que as cicatrizes, produzidas através dos cortes, não apodreçam também e fiquem ideais para plantar.

Como plantar abacaxi
O preparo para o plantio do abacaxi começa na produção da muda.

Enraizar na água a coroa do abacaxi

Depois da secagem, você precisa de um copo ou pote com água filtrada onde será mergulhado o miolo da coroa. Mas, lembre-se mais uma vez de ter tirado toda a fruta ao redor antes de plantar e deixado apenas o miolo.

Nessa etapa, as folhas do abacaxi não podem entrar em contato com a água. Por isso, escolha copos ou recipientes altos para que seja possível equilibrar a coroa.

Nessa fase, é fundamental que a água seja trocada todos os dias. Isso evita a proliferação de fungos na muda.

De preferência, coloque o copo em uma janela ensolarada e espere as raízes germinarem. Esse é um processo que pode demorar vários dias ou algumas semanas para o surgimento e crescimento das raízes do pé de abacaxi.

Quando as raízes tiverem crescido alguns centímetros, é hora de transplantar a muda de abacaxi para um vaso ou local que deseja plantar.

Prepare um substrato para plantar

O preparo do substrato deve conter matéria orgânica, tipo húmus de minhoca, casca de ovos trituradas ou até esterco de animal. Aliás, a composição deve ser de 30% de adubo orgânico. Após fazer a mistura com terra e areia, é hora de plantar o abacaxi.

Pequeno pé de abacaxi plantado em vaso rosa
A escolha do vaso também é importante para que o pé de abacaxi possa se desenvolver.

Como dissemos, escolha um vaso de tamanho médio, com pelo menos 15 cm de diâmetro, e acomode as raízes e o miolo na terra, deixando as folhas para fora.

Em seguida, é o momento de levar o pé de abacaxi para um local iluminado. Dê preferência a locais em que haja luz solar indireta.

No vídeo abaixo, confira o passo a passo para plantar o abacaxi no vaso, desde o momento de comprar a fruta:

Fonte: Somos Verdes.

Cuide do pé de abacaxi

O pé de abacaxi gosta de regas de duas a três vezes por semana, dependendo do quão seco está o clima na sua cidade. A adição de água, porém, não deve ser feita diretamente no solo, pois isso pode apodrecer as raízes, e sim ao meio da coroa.

Outra dica importante no plantio do abacaxi é adubar o solo a cada três meses. Se você tiver composteira em casa, fica mais fácil escolher o adubo para plantar.

Após alguns meses, também é possível mudar o tamanho do vaso para que o fruto do abacaxizeiro seja maior.

Colhendo os frutos

Cerca de 20 meses após o plantio, é possível desfrutar do primeiro fruto que, com certeza, terá um sabor especial, principalmente se for plantado em sua própria casa.

Fruta abacaxi madura no pé
Cada pé de abacaxi plantado vai te render apenas uma fruta

Cada pé de abacaxi plantado rende apenas uma fruta. Então, para conseguir uma maior quantidade de abacaxis, é interessante plantar vários vasos ou num quintal maior.

Se você deseja saber como colher abacaxi e quando está maduro, verifique a coloração que geralmente fica dourada. Além da coloração, aperte cuidadosamente a fruta e veja se está macia, se estiver mole demais pode estar estragada e se estiver muito dura, está verde.

Mesmo na cor ainda verde o abacaxi pode estar maduro, então é bom fazer essa verificação da consistência. Para colher, corte com uma faca cerca de 5 cm abaixo da fruta.

É possível usar essas dicas para plantar abacaxi em apartamentos, muitas pessoas fazem o plantio em vasos ou canteiros na sacada.

Plantio direto no solo

O solo para plantio do abacaxi deve ser de textura média ou leve, bem drenado e com pH em torno de 5.0. É importante realizar análise de solo da área a ser cultivada para verificar as necessidades de correção e adubação do local.

Para plantio em larga escala, é imprescindível revolver o solo com arado de discos ou de aivecas, com profundidade de 20 a 30 cm, seguido de gradagens para destorrar e nivelar o terreno.

As mudas devem ser sadias e com comprimento maior que 25 cm, podendo ser dispostas em fila simples ou em fila dupla. Em caso de filas simples, recomenda-se distância entre linhas de 80 cm e entre plantas de 30 cm. Para plantio em filas duplas, é recomendado distância entre linhas de 90 ou 80 cm, 40 cm entre as filas duplas e 30 entre plantas. O plantio pode ser feito em covas, sulcos ou fendas e deve ser realizado preferencialmente em épocas chuvosas.

Nas épocas de escassez de chuva, é indicado fazer irrigações de 60 a 120 mm/mês, dependendo das condições de solo e de clima.

A colheita, assim como mencionamos, deve ser feita quando a cor da casca estiver mudando de verde-escuro para bronzeado-amarelo e os frutilhos estiverem achatados.

Principais pragas e doenças

As principais pragas e doenças que acometem os abacaxizeiros são:

  • Colchonilha (Dismicoccus brevipes): inseto que suga a seiva da planta e transmite a murcha-do-abacaxizeiro, causa descoloração das folhas, secamento e debilitação do sistema radicular, impedindo o seu crescimento e frutificação, podendo causar a morte da planta. Para o controle dessa praga é recomendado eliminação das plantas com sintomas de murcha-do-abacaxizeiro e controle químico;
  • Broca-do-fruto (Strymon megarus e S. ziba): lagarta que penetra no frutilho e rompe o tecido parenquimático, causando infrutescência com odor e sabor desaradáveis. Recomenda-se monitoramento semanal da cultura durante todo o período de inflorescência até a abertura das flores. retirada de plantas atacadas e controle químico;
  • Fusariose (Fusarium subglutinans var. subglutinans): doença que atinge todos os órgãos da planta, causando lesões e desuniformidades nos frutos, provocando perdas de 30% a 40% na produtividade. Para o controle dessa doença é necessário utilizar cultivares resistentes, mudas sadias, controle químico, entre outros cuidados;
  • Podridão-negra-do-fruto (Thielaviopsis paradoxa (de Syenes) Hoehn): é a doença mais importante que acomete a planta durante o período de transporte e armazenamento da fruta. Causa decomposição total dos tecidos, levando ao amolecimento, tomando coloração parda-amarelada, exalando odor de álcool etílico. Recomenda-se a eliminação dos frutos remanescentes, desinfecção de ferramentas e tratamento dos pedúnculos após a colheita por meio solução fúngica.

Outras opções de abacaxi para plantar

Além do plantio do abacaxi tradicional em vaso, você pode plantar uma outra variedade: o mini abacaxi, chamado de anão e também conhecido como ornamental. Confira no vídeo abaixo:

Fonte: Jardim Exótico.

Alias, não é apenas o abacaxi que você pode plantar em vaso. Existem várias outras frutas, como limão, laranja, jabuticaba e até goiaba. Confira o nosso artigo sobre frutíferas em vasos.

Portanto, são boas dicas tanto para quem tem pouco espaço ou até mesmo tem um pomar ou grande quintal em casa para plantar frutas. Boa leitura!!!

Post Relacionado