Primeiros passos para informatização das granjas

Primeiros passos para informatização das granjas

Não é novidade que granjas com maior estrutura utilizam ferramentas tecnológicas para aumentar sua produção. Entretanto, muitas transformações digitais vêm alcançando também aquelas menores.

Até as pequenas empresas familiares têm adquirido técnicas para informatização, pois elas têm se tornado cada vez mais acessíveis. Isso faz com que os pequenos produtores tenham a oportunidade de agilizar seu processo produtivo e, consequentemente, gerando mais lucros.

Por estarmos vivendo na era da tecnologia, é muito importante que os proprietários de granjas, busquem acompanhar as tendências digitais destinadas à esse mercado, pois todos os setores estão se adaptando tecnologicamente. Caso contrário, podem acabar perdendo para a concorrência.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para informatização de sua granja.

Importância das granjas suínas e avícolas

As empresas rurais que possuem granjas para criação de aves e suínos são muito importantes para a economia do país, seja para o mercado interno ou exportações.

Granjas avícolas

O frango, por exemplo, é um produto muito apreciado pelos brasileiros e em praticamente todo mundo. Diversos motivos levam a isso, como a variedade de pratos que podem ser feitos com a sua carne.

Salpicão, sopas, cozidos, e farofa são apenas alguns exemplos dessa versatilidade. O frango também é muito utilizado em recheios de pizza e enriquecendo molhos de macarrão.

Pedaços de frango, ingredientes e temperos ao fundo
A carne de frango é muito apreciada em todo mundo. Qualidade que vem da produção em granjas.

Além disso, a carne de frango pode ser preparada de diversas maneiras, seja frita, cozida ou assada. É considerada saudável e nutritiva, pois possui uma quantidade muito baixa de gordura.

Contudo, o fator decisivo para fazer o frango ser uma das proteínas mais consumidas é o preço baixo se comparado com a carne bovina.

As granjas avícolas também produzem ovos, que são indispensáveis para a rotina alimentar das pessoas. Eles são usados em praticamente todas as receitas de confeitaria, são a base da maioria das massas, além de serem utilizados em receitas de bolos e biscoitos.

Granjas suínas

Já a carne suína possui grande importância no mercado nacional e exportação, além de gerar subprodutos de qualidade, como a linguiça. O bacon, produto de origem suína, é um dos preferidos dos brasileiros, que usam e abusam desse produto. Tem até receita de brigadeiro de bacon.

Muitos países importam esse tipo de carne das empresas brasileiras. A Coreia do Sul, por exemplo, tem nosso país como maior fornecedor de frangos, que são bem famosos entre sul-coreanos.

Principais objetivos da informatização das granjas

A informatização das granjas possui vários objetivos dentro do processo produtivo das empresas.

Os principais são relacionados ao controle da produção, através do acompanhamento dos valores gastos que serão dados importantes para definir o preço final do produto.

Coleta de informações sobre um pintinho na granja
Todas as informações, que até então eram colhidas manualmente, ganharam um apoio importante com a informatização.

Controlar estoques, índices de lucro e prejuízo também formam as diretrizes ligadas à esses objetivos.

Assim como o planejamento das atividades empresariais e o direcionamento nas tomadas de decisões da empresa, para que sejam feitas de forma consciente considerando os dados precisos. Dessa forma, é importante a informatização das granjas.

Como informatizar as granjas?

A organização na gestão de uma granja é o principal responsável pelo crescimento dos negócios. Por isso, o primeiro passo para informatização é investir em sistemas de gerenciamento digital, que realizem coleta, registro e acompanhamento de dados.

Dessa forma, será possível acompanhar índices de produtividade mais precisos e em tempo real, pois relatórios periódicos são gerados com mais facilidade.

Processos, que eram feitos manualmente, são contemplados pelas interfaces digitais criando um padrão. Sendo assim, mais fácil comparar dados entre empresas.

Informatização das granjas de suínos
A coleta de dados, para controlar a produção de granjas, ganhou muito mais agilidade com a informatização.

Existem muitas leis destinadas ao bem-estar dos animais presentes nas granjas. Por isso, o segundo passo para informatizar seu negócio está relacionado com esse tópico.

É importante que você utilize máquinas que ofereçam maior conforto aos animais, como por exemplo o controle de temperatura nas granjas.

Com a informatização é possível, por exemplo, controlar a alimentação dos animais, estabelecendo horários e quantidades, melhora a qualidade final do produto.

O terceiro e último passo da importância de informatização das granjas está relacionado também com o registro de dados, mas desta vez com a movimentação final do produto, ou seja, ter controle dos índices e quantidades daquilo que está saindo da empresa.

Ter ciência da relação entre os números de produção, venda e de estoque é de suma importância para gerenciamento das granjas.

Quais as vantagens de informatização das granjas?

As vantagens da informatização das granjas vão muito além do resultado final, que é o aumento da produção e dos lucros. A rotina empresarial sofre mudanças muito positivas nesse processo.

Com a atribuição das funções de gestão às máquinas, os erros relacionados aos indicadores são menores, pois a tecnologia é muito precisa.

Além disso, a otimização do tempo é outra vantagem gerada, tanto pelas ferramentas informatizadas de gestão, quanto pelas que atuam diretamente nos processos físicos da produção. Essa otimização do tempo é justamente o que gera o aumento da produção.

O uso de tecnologias que atuam para o conforto dos animais também é de suma importância, pois diminuem a taxa de mortalidade e, ainda, fazem com que os produtos gerados tenham maior qualidade. Portanto, a informatização das granjas é muito benéfica para as partes envolvidas.

No vídeo abaixo, conheça o aplicativo Custo Fácil, desenvolvido pela Embrapa. É uma ferramenta simples que pode ajudar produtores integrados e a assistência técnica na gestão das granjas.

Fonte: Embrapa

Acesse também matéria sobre a importância da iluminação para a melhoria da produtividade nas granjas.

Post Relacionado