Como plantar e cultivar o pé de pitanga

Como plantar e cultivar o pé de pitanga

A pitanga é uma fruta vermelha e brilhante, com um sabor levemente adocicado. Ela pode ser consumida in natura e também ser utilizada em ingrediente de diversos alimentos, como sorvetes, sucos de frutas e até na fabricação de geleias, como iremos mostrar abaixo.

Como se pode observar, a pitanga é uma fruta de uso diversificado. Assim sendo, é uma boa escolha aos produtores que desejam aumentar sua renda a partir do seu plantio ou até mesmo ser cultivar em pomares ou no quintal de casa.

Mas, afinal, você sabe como plantar pé de pitanga? Neste conteúdo vamos apresentar tudo o que precisa saber para garantir o sucesso dessa cultura. Confira!

Informações sobre as condições do cultivo de pitanga

A pitanga é rica em vitaminas e carotenoides, com teores superiores aos da cenoura, sendo dotada de fitoquímicos com propriedades funcionais.

Por ter compostos fenólicos, antocianinas e atividade antioxidante presentes, sobretudo, nos frutos roxos, essa fruta é alvo constante de estudos da indústria farmacêutica, como componente na fabricação de produtos.

Frutas de pitanga em sua coloração vermelha
A pitanga é uma fruta muito apreciada de forma in natura ou mesmo como ingrediente de outros produtos.

Mesmo em países onde o clima não é tropical, é possível plantar e cultivar pés de pitanga. No entanto, é necessário adquirir mudas com cuidado. O melhor é escolher exemplares saudáveis em locais com boas referências no mercado.

Embora a pitanga seja uma espécie de planta resistente a diferentes fatores climáticos da natureza, os climas tropical e subtropical, como é o caso dos que ocorrem no Brasil, são as áreas mais adequadas para que possa cultivar.

Essa fruta gosta de ficar sob forte luz do sol por várias horas. Além disso, como destacamos, o pé de pitanga pode resistir a ventos fortes, geadas e secas em diferentes intensidades. Também cresce bem em áreas semiáridas, desde que haja certa quantidade de água.

Veja como plantar pé de pitanga

Plantar pés de pitanga deve ocorrer, preferencialmente, nos meses chuvosos. No entanto, se você quiser plantá-los antes desse período, é possível, desde que regue bem o solo.

Então, após retirar a muda da embalagem, coloque-a na cova que deve ser aberta de 40 por 40 por 40 centímetros e faça o plantio.

Plantio de pitanga
Cultivar pés de pitanga é relativamente simples. Plantio pode ser feito até no quintal de uma casa.

Em seguida, firme bem a terra e certifique-se de que esteja bem adubada. Recomenda-se que o adubo contenha 150 gramas de superfosfato simples, 150 gramas de calcário e 10 litros de estercos de curral curtido ou cinco de aves.

Após esse processo, é preciso regar os pés de pitanga de duas a três vezes por semana. No processo de irrigação, é importante assentar bem o solo, para que seja capaz de absorver os nutrientes.

Além disso, é preciso adubar o solo a cada 30 dias, repetindo o mesmo processo quando completar 60 dias e, assim, por diante. Desse modo, o pé de pitanga poderá crescer saudável e forte.

Em tempo, o espaçamento entre as plantas deve ser de 4,5 a 6 metros. O pé de pitanga pode crescer até 10 metros, o que justifica tal espaçamento para que haja sucesso no cultivo.

Tratos culturais e colheita

Para cultivar um pé de pitanga, é preciso que os tratos culturais sejam realizados de acordo com o desenvolvimento da planta.

No primeiro ano do plantio da pitanga, comece a podar a copa em formato de taça, retirando os ramos “ladrões” e faça a desbrota do solo à altura de formação da copa com 40 centímetros.

Flor da pitanga no pé
A pitanga, a exemplo de outras frutas, nasce após a florada e a colheita ocorre quando os frutos estiverem na colocação bem vermelha.

Deixe de três a cinco ramos. Nas capinas, faça o coroamento manual ou com herbicidas ou roçadeiras. Monitore formigas e outras pragas ou doenças, fazendo o controle químico e podas de ramos afetados.

A produção dos frutos depende do clima da região de cultivo. Entretanto, normalmente começa no segundo ano, após plantar a pitanga e aumenta gradativamente até se estabilizar no sexto ano. As pitangas são colhidas manualmente cerca de 50 dias após a floração.

Como fazer geleia de pitanga

Mas, nós não poderíamos concluir nosso post sem dar uma receita de como utilizar a pitanga. Nossa sugestão é você produzir uma deliciosa geleia. Veja:

Fonte: Pra Viver Bem.

Conclusão

Como se pode observar, não é difícil plantar e cultivar um pé de pitanga, com a finalidade de produzir essa fruta com qualidade, podendo ser plantada até mesmo em vasos. No entanto, algumas questões devem ser observadas para que esse processo seja feito com sucesso em sua área de plantio.

Por último, apresentamos uma curiosidade: você sabia que é possível fazer chá com as folhas de pitanga? São popularmente usadas com esse objetivo, por conterem substâncias consideradas capazes de combater diarreias e verminoses. Fica nossa dica!

Você gostaria de ter acesso a outros artigos como este? Então, confira nosso artigo sobre como plantar um pé de uva no quintal ou em vaso. Vale a pena conferir!

Post Relacionado