Compra e venda de grãos: entenda por que o mercado está favorável

Compra e venda de grãos: entenda por que o mercado está favorável

Talvez você ainda não saiba, mas o Brasil é um dos principais produtores agropecuários do mundo. Na verdade, o nosso país sempre foi predominantemente agrícola: somos destaque na produção de café e cana-de-açúcar, por exemplo, desde a colonização.

Nos últimos 40 anos, ainda tem-se registrado um aumento constante da nossa produção. O ano de 2020, em especial, prevê um bom momento para a compra e venda de grãos, sendo um grande oportunidade para os investidores do setor.

Pensando nisso, veremos neste artigo os principais motivos para investir no mercado de grãos, além de tirarmos todas as suas dúvidas sobre esse segmento. Ficou interessado? Então, continue a leitura para conferir!

O agronegócio em crescimento

Apesar das inconstâncias no clima, o Brasil tem superado as expectativas e apresentando um crescimento favorável no setor do agronegócio. De acordo com o boletim Focus, o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro deve sofrer um impacto muito positivo no seu desempenho graças ao setor. A previsão é que esse indicador avance entre 2% e 2,5% neste ano.

Isso se deve ao fato de que o setor do agronegócio, segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, deve alcançar um crescimento de, aproximadamente, 10% em relação ao de 2019. Em números, o Valor Bruto da Produção pode chegar a 700 bilhões de reais.

O papel da tecnologia

Esse movimento começou a ser observado no final do ano passado, sendo que o setor é um dos primeiros que apresenta um reaquecimento após alguns anos de época de “vacas magras”. E um dos motivos que justificam essa previsão tão positiva é o aumento do uso de tecnologias aplicadas ao setor agropecuário.

Sem dúvida, o uso da tecnologia no campo, como tratores, colheitadeiras e pulverizadores — além da aplicação de produtos mais eficientes contra pragas, aliada às boas práticas no tratamento da cultura e do gado — só está potencializado a nossa produção. Por isso, a venda de máquinas agrícolas, novas e usadas, tem crescido no mercado.

A comercialização de grãos

A produção de grãos é uma das que mais tem potencial de crescimento para a safra 2019/2020. Aliás, o segmento espera mais um recorde para a conta: a expectativa é de 248 milhões de toneladas, um crescimento de 2,5% em relação à anterior! Uma das responsáveis por elevar esse resultado é a soja, com um crescimento previsto de 7,5%.

Com a expectativa alta de produção de grãos em 2020, você já deve estar pensando que essa é uma ótima oportunidade para a sua fazenda, não é mesmo? Afinal, com uma produção alta, é possível atender a demanda do mercado externo, que tende a aumentar por problemas em outros países, por exemplo. Além disso, com o reaquecimento da economia, as pessoas estão mais dispostas a gastar.

Além disso, existe uma forte tendência que a nossa exportação de grãos também seja impactada positivamente.

Comprar e vender na internet

Como dissemos, a tecnologia está contribuindo bastante para os recordes na nossa produção agropecuária. A Transformação Digital já é uma realidade no setor, tanto para potencializar os resultados como para otimizar a logística e a distribuição desses produtos. Não é surpresa, então, que você também possa fazer a compra e venda de grãos pela internet.

Por meio de um marketplace, hoje é possível encontrar várias opções do produto e potencializar as suas vendas. Estima-se que, até 2021, mais de 21.4 bilhões de pessoas façam compras pela internet. Com certeza, essa é uma grande oportunidade para aumentar o seu negócio, não é verdade?

Então, se você gostou desta leitura e ficou interessado no assunto, conheça a nossa plataforma! A MF Rural ajuda você, produtor e comprador, a encontrar as oportunidades ideais.

Post Relacionado