COVID-19 em época de safra. O que fazer?

COVID-19 em época de safra. O que fazer?

Sabemos a gravidade que não só o Brasil, mas o mundo, tem enfrentado frente à pandemia do coronavírus (Covid-19). A necessidade de cuidado e atenção ao protocolo de saúde tende frear o alastramento da doença.

Individualmente, quanto a prevenção, somos responsáveis pelo cuidado não só conosco mas com familiares e pessoas de nosso relacionamento.

Vários setores da economia mundial se revestem de cuidado com a saúde do colaborador aliado a necessidade de sua sobrevivência no mercado.

Assim, vemos a necessidade da manutenção de atividades essenciais à população, dentre outros, em especialmente, do agronegócio, que são os profissionais que não param, sustem e alimentam milhares de pessoas.

O empreendedor precisará redobrar a atenção ao protocolo de saúde para impedir a contaminação pela Covid-19 de sua equipe.

Na safra, atenção redobrada

Chegado o período de safra, é de suma importância que os produtores entendam que é fundamental preservar a vida dos trabalhadores rurais e de suas famílias para que possam, assim, manter a saúde de seu negócio. Assim, todo cuidado e prevenção fazem a diferença.

Homem segurando enforcado usando máscara para evitar a Covid-19
A prevenção à Covid-19, no meio rural, é feita em diversos detalhes e garante segurança.

Assim sendo, é preciso adotar medidas de prevenção do contágio do novo coronavírus (Covid-19), pois a movimentação de funcionários fixos ganha peso com a chegada de funcionários temporários, ou os chamados safristas que chegam para suprir a demanda da produção nesse período.

O agronegócio é um dos ramos econômicos cuja presença física é crucial: é preciso plantar, é preciso colher, a fim de entregar a produção. Pra isso é indispensável a presença física.

Dessa maneira, um dos primeiros passos é oferecer treinamentos de cuidado e prevenção à COVID-19, desenvolvendo uma política interna de conscientização envolvendo desde a gerência ao trabalhador rural.

É preciso estabelecer medida de controle e monitorar o cumprimento às regras que promovem o cuidado individual dos colaboradores contra a Covid-19.

Covid-19: boas práticas na fazenda

Além dos treinamentos já mencionados, outras medidas praticas de prevenção precisam ser implantadas.

Homens no campo se cumprimentando com "soquinho"
Na prevenção à Covid-19, até o cumprimento entre as pessoas, no campo, deve ser feito com segurança.

Aderir à boas práticas contra a Covid-19, especificas em refeitórios, na lavoura, transporte, alojamento, além de medidas para conter a disseminação, são formas certamente imprescindíveis de prevenção e cuidado:

  • Distribuir álcool gel e garantir o uso de máscaras de todos os funcionários e prestadores de serviço que tenham acesso à propriedade/lavoura;
  • Incentivar o uso individual de objetos como talheres e copo entre outros;
  • Promover o distanciamento de pessoas de no mínimo de um metro;
  • Recomenda-se que  o banheiro dos trabalhadores deve ser instalado em um ambiente bem ventilado, higienizado diariamente e com disponibilidade de água e sabão para higienização das mãos;
  • Promover e manter a higienização de máquinas e equipamentos de colheita quando seus operadores forem se revezar nessa atividade;
  • Não dividir caronas nos veículos e nem compartilhar cabine e colheitadeiras, tratores e caminhões;
  • Higienizar os ônibus frequentemente; leve todos os trabalhadores sentados, com disponibilização de álcool gel, sendo possível medir a  temperatura dos funcionários antes de embarcar e os que tiveram febre, isole em casa;
  • Caminhoneiros ou prestadores de serviço devem ter cuidado: permanecer o caminhão durante entrega ou carregamento de mercadorias;
  • Não emprestar celular, radio, EPIs, fones e outros;
  • Evitar ao máximo pessoas acima de 60 anos nos locais de trabalho e aquelas propensas ao contagio;
  • Caso haja a comunicação de contágio, solicite ou encaminhe o colaborador que apresente sintomas do vírus como febre, dor de garganta, tosse e falta de ar aos postos de atendimento de saúde, e sendo comprovado o contágio, afaste-o imediatamente.

Conclusão

Portanto, é necessários desenvolver medidas efetivas de prevenção que permitam dar continuidade do trabalho no campo contra a Covid-19. Pandemia é assunto sério e exige conscientização, cuidado e empenho.

Post Relacionado