Criação de galinha caipira pode ser uma boa opção de renda

Criação de galinha caipira pode ser uma boa opção de renda

Com uma demanda crescente, mas com uma produção ainda pequena no Brasil, a criação de galinha caipira pode ser uma boa opção de renda.

A antiga tradição de criar galinhas domésticas soltas, misturadas com outras aves pode, sim, se transformar numa produção comercial rentável, principalmente para a agricultura familiar.

Confira agora como criar galinha caipira e as principais características dessa atividade que cada vez mais ganha adeptos em todo o Brasil.

Não deixe de conhecer também sobre um tipo de criação de aves em crescimento e muito tradicional em nosso país, a galinha de angola.

Galinha caipira x granjas comerciais

Entre as vantagens deste tipo de criação, é que pode ser desenvolvida em pequenos espaços na propriedade bem como tem grande aceitação no mercado dos ovos e da carne.

Galinhas caipiras soltas
O espaço para criação de galinha caipira pode ter diversas configurações

Enquanto no Brasil, a criação da galinha caipira ainda é considerada tímida, em países como a França, o segmento deste tipo de ave passou a abocanhar 30% do mercado interno.

Um dos motivos dessa pouca “aceitação” pelo criador brasileiro é o fato do custo de produção da galinha caipira ser ainda alto, podendo atingir o dobro dos gastos em relação a uma granja industrial (leva um tempo maior para atingir o peso ideal de abate, o que encarece o processo).

Em compensação, na hora de ser vendida, a galinha caipira chega a valer quase três vezes mais do que uma galinha comum. Portanto, pode se tornar uma boa fonte de renda.

Mas, a criação dessas aves é tudo assim tão fácil e rentável? Nem sempre!

É preciso tomar uma série de cuidados, a exemplo das demais atividades agropecuárias. O MF Rural dá algumas dicas para quem pretende iniciar ou ampliar essa atividade.

Escolha do local de criação

Para quem optar por um sistema semi-intensivo, deve providenciar um galpão para a criação de frangos ou um galinheiro, para desenvolver o chamado ciclo completo.

Nesse local, vão ficar os poleiros, ninhos, bebedouros e comedouros com ração balanceada. Além de coberta e cercada, é recomendado que a estrutura tenha cortinas de lonas, que protegem as aves do sol e do vento.

Granja especializada na criação de galinha caipira
Criação especializada de galinha caipira

O piso onde ficam as galinhas caipiras deve ser coberto com palha de arroz, serragem ou capim picado, formando o que é conhecido como “cama de frango”, que melhora o bem-estar das aves.

Ao lado do galinheiro, ficam os piquetes (ideal é de três metros quadrados por galinha). São áreas cercadas ao ar livre, onde as aves podem tomar sol, exercitar e ter acesso a alimentos, como capim, frutas, insetos e hortaliças.  

Galinhas caipiras ciscando
Neste tipo de criação é comum ter espaço para a galinha caipira ciscar e caminhar

Embora tenha uma produção menor do que uma galinha de granja comercial (ficam em gaiolas), as “caipiras” são criadas pensando num bem-estar diferente, bem próximo a um processo natural. A coleta dos ovos é feita de duas a três vezes ao dia para evitar que fiquem sujos ou quebrem.

Cuidados sanitários 

De acordo com os técnicos da  Emater (Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural), para obter sucesso com a criação da galinha caipira, e logicamente uma boa fonte de renda, é preciso ficar atento às questões sanitárias para evitar doenças e garantir bem-estar e o conforto das aves.

É basicamente a limpeza e higienização de equipamentos e instalações. O galpão deve ser higienizado a cada três meses ou sempre que houver uma troca de lotes de aves.

Equipamentos de limpeza de granja sujos
A higienização deve ser feita tanto nas instalações quanto nos equipamentos

A cama de frango precisa ser retirada e é usada para compostagem e, posteriormente, para adubação de lavouras, hortas e capineiras.

O piso desse local deve ser desinfectado com um lança-chamas, processo conhecido como vassoura de fogo. Em seguida, é necessário lavar o local com água e sabão neutro.

Depois desse procedimento e do piso ficar seco, o produtor deve usar um pulverizador, aplicando um sanitizante (pode ser uma solução de água sanitária diluída em água). 

Todo esse processo deve ser feito antes de colocar um novo lote de galinhas no local

Outro cuidado importante para criação de galinha caipira é com os comedouros e bebedouros, que também devem estar sempre limpos diariamente,  lavados com água e sabão neutro. Depois, ficam de molho em uma solução de água sanitária diluída em água.

Doenças

Segundo os técnicos da Embrapa, outra dica importante para criação de galinha caipira é o controle de doenças fisiológicas, patogênicas e parasitárias:

  • Fisiológicas: uso de práticas de manejo que evitam situações estressantes, levando-se em conta a taxa de lotação adequada, o suprimento protéico e mineral de acordo com a exigência para cada fase de criação, ventilação das instalações, fornecimento de água e comida nas horas adequadas, etc;
  • Patogênicas: transmitidas por meio de vírus e bactérias. As principais doenças que ocorrem na região Meio-Norte do Brasil são a Bronquite infecciosa, Newcastle, Gumboro e Varíola aviária (Bouba). Além da limpeza dos equipamentos e instalações, também deve ser estabelecida uma cobertura vacinal, além do uso de antibióticos;
  • Parasitárias: além da limpeza de equipamentos e instalações deve-se, também, estabelecer um plano de controle de endo e ectoparasitas, que dependerá do monitoramento das condições das aves.

Deve-se também buscar cumprir um calendário de aplicação de vacinas, controlando as principais doenças viróticas, como Newcastle, Gumboro, Bronquite Infecciosa e a Bouba Aviária.

Abate e classificação

Quando começar a produzir e garantir a tão esperada renda, o produtor deve pensar no final da cadeia produtiva, que é a comercialização.

No caso da produção de ovos, deve ter um entreposto para classificação, limpeza e embalagem.

Classificadora de ovos com muitos ovos
Um entreposto para classificação dos ovos se faz necessário para padronizar o produto para venda

No caso de produção de frangos caipira para abate, ele precisa de um abatedouro adequado, seguindo a legislação sanitária do seu estado.

E aí? Esta postagem te ajudou a aprender como criar galinha caipira? Ficou algo a esclarecer?

Se você gostou deste texto e pretende iniciar uma criação ou ampliar sua criação de galinha caipira, acesse o nosso site e encontre aves ou utensílios para sua atividade.

Veja também nossa página com galinhas e galos de todas espécies.

Post Relacionado