Ensacadeira de silagem: vantagens, produtividade e como escolher

Ensacadeira de silagem: vantagens, produtividade e como escolher

Nos últimos anos, a evolução tecnológica tem transformado significativamente a forma como os agricultores lidam com os diversos processos produtivos dentro do agronegócio. Uma das áreas que tem experimentado notáveis avanços é o ensacamento de silagem, que atualmente conta com máquinas especialmente projetadas para essa finalidade.

Neste artigo trataremos da importância da silagem para a alimentação animal, quais as vantagens do ensacamento de silagem, o que são máquinas ensacadeiras, suas vantagens e produtividade. Continue lendo e confira!

Leia também: Boas práticas na alimentação do gado

Importância da silagem na alimentação animal

A silagem é um alimento volumoso produzido a partir da conservação da forragem. O seu uso na pecuária se dá principalmente para garantir o suprimento nutricional do gado durante períodos em que a pastagem é escassa, como nas estações secas. Consiste, portanto, em armazenar e fermentar culturas agrícolas, como milho e sorgo, em condições anaeróbicas, mantendo o seu valor nutritivo e qualidade originais.

O processo de ensilagem tem início com a colheita da cultura forrageira no auge de seu valor nutricional e sua subsequente trituração ou picagem em pedaços menores, cerca de 2 a 3 cm. Essa forragem é, então, compactada em silos, trincheiras, sacos ou fardos, visando expulsar o oxigênio e promover a fermentação anaeróbica do material, reduzindo o seu pH e preservando seus nutrientes.

Mão segurando um punhado de silagem de milho
A produção de silagem é de suma importância para a pecuária, pois garante a alimentação do gado durante períodos de escassez de pastagem.

Nesse sentido, a utilização de silagem na pecuária é uma excelente alternativa para garantir a disponibilidade de alimentos de boa qualidade durante períodos críticos, garantindo a manutenção de peso e a produtividade dos animais e, consequentemente, menores gastos ao produtor.

Silagem ensacada: baixo custo e garantia de qualidade

A silagem ensacada é um dos métodos de conservação da forragem, ao lado das trincheiras, silos e fardos. Ao contrário das outras formas armazenamento que demandam grandes espaços e investimentos altos em estrutura, a utilização de sacos proporciona aos agricultores uma alternativa de menor custo, além da possibilidade de armazenagem em pequenas propriedades, já que as embalagens são menores e não demandam grandes áreas.

Dentre as inúmeras vantagens da utilização de sacos para silagem, podemos destacar:

  • Temperatura adequada para otimização da fermentação,
  • Perdas mínimas de nutrientes e maior conservação da silagem;
  • Baixíssima permeabilidade ao oxigênio;
  • Não sofre variações com as mudanças climáticas, possibilitando ao produtor fazer reservas de forragem em áreas problemáticas;
  • Evita o aquecimento excessivo e fermentações indesejadas;
  • Proporciona maior qualidade à silagem.

Ademais, o ensacamento apresenta baixo custo inicial e é ideal para quem deseja realizar a comercialização de silagem, uma vez que o seu tamanho reduzido possibilita o transporte e o manejo do volumoso sem maiores dificuldades.

Sacos brancos com silagem empilhados em campo
A silagem ensacada é uma excelente alternativa de armazenamento de silagem, garantindo menores custos ao produtor e alimento de alta qualidade.

Veja também: Quais as forragens utilizadas na produção de silagem e suas principais características?

Máquinas ensacadeiras de silagem

Conforme visto anteriormente, a silagem é de suma importância para garantir a alimentação animal durante períodos de escassez de forragem. No entanto, além da qualidade da silagem, deve-se também preocupar-se com a sua quantidade, uma vez que os animais precisam alimentar-se sistematicamente.

O processo de ensacamento da silagem é praticamente inviável de ser realizado manualmente em grandes quantidades, pois consiste em uma tarefa trabalhosa e cansativa. Nesse sentido, as máquinas ensacadeiras são uma excelente alternativa para os produtores que precisam produzir silagem em grande quantidade sem elevar seus custos.

Vantagens

As máquinas de silagem revolucionaram o cenário da produção agropecuária, já que foram projetadas especificamente para otimizar os processos de ensacamento e compactação de forragem, proporcionando facilidade e agilidade ao produtor, sem prejudicar a qualidade nutricional do alimento.

Dessa forma, entre as vantagens de adquirir esses equipamentos estão:

  • Agilidade no processo de ensilagem, armazenando a forragem de forma mais rápida e eficiente;
  • Redução do trabalho manual, economizando tempo e recursos ao produtor;
  • Menor taxa de perdas;
  • Produção em maior quantidade;
  • Qualidade e padronização da silagem;
  • Melhores resultados e maior rentabilidade ao produtor.

Escolha da ensacadeira de silagem

É comum ficar em dúvida no momento de escolha da máquina para silagem, já que existem modelos com diferentes especificações técnicas e recursos. Assim, vamos listar alguns aspectos importantes que devem ser levados em consideração no momento de escolha da máquina.

Máquina ensacadora e compactadora de silagem Standard da Sertaneja Máquinas
As máquinas de silagem foram desenvolvidas especificamente para o ensacamento e compactação da forragem, proporcionando maior agilidade, eficiência e rentabilidade ao produtor.

Motor elétrico X Motor a gasolina

A escolha entre máquinas elétricas e à gasolina dependerá das necessidades específicas do produtor, da disponibilidade de infraestrutura elétrica e do local de uso.

  • Máquinas elétricas: equipadas com motores elétricos, são alimentadas por energia elétrica e geralmente utilizadas em locais próximos à sede da fazenda ou onde haja acesso à rede elétrica;
  • Máquinas a gasolina: possuem motores movidos a gasolina, permitindo a sua utilização em diversas localidades, independentemente da disponibilidade de conexão com a rede elétrica, tornando-as mais versáteis em termos de mobilidade.

Existem ainda aquelas que combinam as duas funcionalidades em uma só máquina, a modalidade eletrogasolina.

Misturador de silagem

Para garantir uma produção eficiente e maximizar o rendimento, é imprescindível o uso de um misturador de silagem acoplado à máquina. O embuchamento da silagem no interior do equipamento é uma das questões que pode comprometer todo o processo. No entanto, ao contar com um misturador de silagem integrado, esse problema é prevenido de forma eficaz, assegurando um fluxo contínuo de trabalho e uma produção sem contratempos.

Sensor eletrônico

A presença de sensores eletrônicos nas máquinas de silagem é fundamental para assegurar o seu funcionamento seguro. Esses sensores desempenham um papel crucial ao identificar bloqueios e detectar os finais de curso durante o processo de ensacamento, garantindo-se que eventuais obstruções ou situações de risco sejam prontamente detectadas e tratadas.

Fabricação em aço inox

O ideal é buscar por máquinas totalmente fabricadas em aço inoxidável – e não apenas revestidas – pois isso assegura uma durabilidade oito vezes maior em comparação àquelas confeccionadas em aço carbono. Dessa forma, garante-se ao produtor um equipamento mais resistente, desempenho mais consistente e vida útil prolongada. Além disso, optar por uma ensacadeira inteiramente em aço inox assegura benefícios econômicos e operacionais, especialmente a longo prazo, aos seus usuários.

Confira também: Silagem de milho na alimentação do gado

Produtividade

Como mencionado anteriormente, a produção manual de silagem em grande escala é inviável, tornando imprescindível o uso de máquinas de silagem. Esses equipamentos têm uma capacidade significativa de produção, produzindo, em média, cerca de 100 sacos por hora, com uma produção diária que pode chegar a até 20 toneladas.

Máquina ensacadora e compactadora de silagem Diamond Inox Dupla da Sertaneja com dupla saída
Máquinas ensacadeiras de dupla saída chegam a produzir até 80 toneladas de silagem por dia, proporcionando ao produtor uma produção extremamente eficiente e rentável.

Além disso, quando utilizadas máquinas de dupla saída, a produção pode atingir impressionantes 80 toneladas por dia. Essa alta capacidade de processamento permite que os produtores otimizem a sua produção e atendam à demanda crescente por silagem de forma eficiente e rentável.

Encontre a ensacadeira certa para as suas necessidades na Sertaneja Máquinas

Sertaneja Máquinas tem as melhores soluções em tecnologia para otimizar a mão de obra do pequeno e médio produtor, visando reduzir os custos de produção, aumentar eficiência e agilizar os processos produtivos nas propriedades rurais. A empresa conta com diferentes modelos de máquinas ensacadeiras e compactadoras de silagem que se adequam às necessidades específicas de cada produção.

As máquinas da Sertaneja destacam-se no mercado devido à sua eficiência, segurança e produtividade, conferindo melhor experiência ao produtor rural. Além disso, são confeccionadas integralmente em aço inoxidável, material de primeira qualidade, proporcionando maior durabilidade, resistência e qualidade ao equipamento, além de rendimentos ao usuário.

Dentre as inúmeras vantagens das máquinas ensacadeiras e compactadoras da Sertaneja, podemos destacar:

  • Regulagem de compactação e peso do saco;
  • Produção média de 100 sacos por hora;
  • 100% fabricadas em aço inox;
  • Alta qualidade de fermentação da silagem;
  • Baixo consumo e economia;
  • Caixote com boca larga;
  • Misturador completo;
  • Motor elétrico ou à gasolina.
Máquina ensacadora e compactadora de silagem Super Gold da Sertaneja máquinas
As máquinas ensacadores e compactadoras de silagem da Sertaneja apresentam o melhor custo-benefício da categoria no mercado.

Em resumo, portanto, a silagem desempenha um papel fundamental na pecuária, proporcionando aos agricultores a capacidade de armazenar, preservar e fornecer um alimento de qualidade aos animais, garantindo a sua nutrição adequada durante todo o ano e contribuindo para o sucesso das operações pecuárias.

Nesse sentido, as máquinas ensacadeiras e compactadoras contribuem para a produção de silagem de qualidade, aumentando a produtividade e rentabilidade do produtor.

Gostou desse conteúdo? Complemente a leitura com o nosso artigo sobre as principais forragens utilizadas na produção de silagem. Boa leitura!

Post Relacionado