Baby Leaf de hortaliças atrai cada vez mais consumidores

Baby Leaf de hortaliças atrai cada vez mais consumidores

Você que ama consumir vegetais, precisa conhecer o conceito baby leaf de hortaliças. É uma solução para solteiros, famílias pequenas ou para quem busca por folhas menores para conferir mais praticidade para os pratos.

O conceito baby leaf refere-se a hortaliças como agrião, rúcula, alface e espinafre, colhidas precocemente, antes de se expandirem.

O tempo de espera varia entre as espécies, no entanto, são retiradas geralmente na metade do tempo das hortaliças tradicionais.

Portanto, é mais uma opção do agronegócio brasileiro que está crescendo e atraindo empreendedores. Confira como funciona e as vantagens do baby leaf. Boa leitura!

Conheça a baby leaf de hortaliças

Para quem mora sozinho ou apenas um casal, não há nada mais frustrante do que comprar verduras e, depois de um certo tempo, ter que jogar o restante fora porque não conseguiu consumir tudo antes de estragarem. Mas esses desperdícios podem ser evitados de forma bem simples.

Estamos falando do conceito baby leaf. É um processo em que as hortaliças são colhidas antes do tempo comum para o consumo, ou seja, ainda com as folhas jovens. E com uma vantagem extra: elas estão muito saborosas e macias.

Folhas, ainda jovens, de diferentes tipos de hortaliças baby leaf
Pelo sistema baby leaf, as hortaliças são colhidas bem mais cedo, propiciando folhas mais macias e saborosas.

Cada vez mais, as baby leaf vêm ganhando consumidores ao redor de todo o mundo e já dominam o mercado no Japão, na Europa e no Brasil, principalmente entre os chefes de grandes restaurantes.

Não se trata apenas de um modismo passageiro. As “baby leaf” são um cultivo que é verdadeiramente uma tendência, pois, além de conquistar chefs e paladares em todo o mundo, atendem muito bem às necessidades dos consumidores atualmente em relação às hortaliças.

Vantagens para estimular o consumo

Entre os efeitos positivos do cultivo e da venda da baby leaf, está o incentivo ao consumo de uma alimentação mais variada. Afinal, a curiosidade gerada pelas folhinhas de hortaliças propicia a inserção de uma maior variedade de vegetais nos pratos.

As folhas jovens são ainda um eficiente aliado para os responsáveis que desejam convencer as crianças a comê-las. Afinal, é muito mais atraente comer os vegetais pequeninos. E pode ser uma excelente dica para conseguir incentivar seus filhos a consumir verduras.

Enquanto uma alface demora em média 40 dias para seu ciclo total de desenvolvimento, a alface baby leaf pode ser retirada com apenas 20 dias.

Podemos citar também a praticidade que as baby leaf trazem para a rotina. São produtos que muitas vezes são comercializados já embalados e higienizados, prontos para serem consumidos.

Como é feito o cultivo das baby leaf de hortaliças

Entre as formas de cultivo das baby leaf está o sistema hidropônico tipo NFT (Nutrient Film Technique), que confere rapidez e qualidade na produção, mas tem um custo mais alto para manutenção e instalação.

Hortaliças plantadas em bandejas
O cultivo das hortaliças no sistema baby leaf podem ser feitas em bandejas: mais prático para colheita.

Esse tipo de hortaliça pode ser produzidas no solo, dentro ou fora de ambiente protegido, sob o cultivo hidropônico e também em bandejas.

Já em locais em que o clima é semiárido, o cultivo geralmente é feito no solo em campos abertos.

O comprimento pode variar entre espécie e forma de utilização, por isso não há uma medida oficial. Ainda assim, de acordo com o Instituto Agrônomo de Campinas (IAC), sugere-se que para ser classificada como baby leaf, a folha precisa estar entre 5cm e 15cm.

Quer fazer o plantio de Baby leaf em sua casa? Confira no vídeo abaixo o passo a passo desse processo que, da semente à colheita leva apenas 30 dias:

Fonte: Isla Sementes.

Baby leaf e mini hortaliças

Embora tenham nomes parecidos, as baby leaf são diferentes das mini hortaliças. Baby leaf são hortaliças tradicionais que usam uma técnica de manejo para continuarem jovens (colhidas antes do tempo, sem completar o ciclo).

Por sua vez, as mini hortaliças são vegetais, e até mesmo frutas, geneticamente modificadas (sementes híbridas). Crescem até determinado tamanho, mas completando todo o ciclo, como é o caso de mini abóboras, mini tomates e até mini melancias.

Onde comprar e como consumir

As grandes redes de supermercados já aderiram à comercialização do produto e cada vez mais lugares dão espaço para as baby leaf em suas prateleiras.

Para a comercialização, existe duas versões do mesmo produto. Uma onde as folhas soltas são comercializadas higienizadas e embaladas, ou seja, prontas para o consumo. Pode ser uma única espécie por embalagem ou em mesclas de folhas variadas, como um mix de hortaliças. 

Folhas de rúcula baby leaf
É possível comprar as hortaliças baby leaf em supermercados apenas em folhas soltas ou no sistema mix.

A outra possibilidade é encontrar plantas inteiras ainda jovens (maço ou cabeça), produzidas em sistema hidropônico.

Os fornecedores oficiais de restaurantes, hotéis e buffets também já não podem mais deixar de oferecer as iguarias. O tamanho diminuto também facilita que sejam usadas em canapés e na decoração de pratos em buffets.

Assim como as suas irmãs de tamanho regular, as baby leaf podem ser utilizadas in natura em saladas ou em uma deliciosa pizza de rúcula, sem que seja necessário cortar a folha.

Conclusão

Dessa maneira, além do visual e sabor diferenciado, as baby leaf  têm uma concentração maior de sais minerais e vitaminas.

Isso sem levar em conta que, como são produzidas na metade do tempo, torna-se uma planta livre de agrotóxicos industriais, na maioria das vezes.

Se você gostou desse artigo, nossa dica também é o sistema de aquaponia como alternativa sustentável, ao permitir cultivar hortaliças e criar peixes em um mesmo sistema.

Post Relacionado