Expansão da fazenda: conheça os principais cuidados

Expansão da fazenda: conheça os principais cuidados

Expansão da fazenda. Seu negócio está crescendo e já começa a pensar em formas de ampliar sua capacidade produtiva para abocanhar mais uma parcela do mercado local ou regional.

Como fazer isso? Nesse momento, contar com um bom planejamento para realizar a expansão da fazenda é fundamental.

Assim, muitos proprietários rurais cometem o erro de começar a implementar mudanças sem traçar um caminho claro e objetivo, prejudicando de diversas maneiras o desenvolvimento do seu negócio.

Para não cometer esse equívoco, nem contar com gargalos, chegou a hora de descobrir quais são os cuidados que devem ser tomados para que a expansão da sua fazenda ou mesmo pequenas propriedades traga apenas ganhos.

Vamos lá? Aproveite a leitura!

Eleja as atividades que serão executadas na expansão da fazenda

O primeiro passo para analisar ao fazer uma expansão de fazenda é entender qual é o seu objetivo com a aquisição das novas terras.

Você quer começar a explorar novas atividades e ampliar o seu leque de opções ou apenas quer aumentar o seu potencial produtivo em algo que já trabalha hoje?

Instalações de uma fazenda
Antes de pensar numa expansão, o investidor precisa verificar as condições da futura fazenda, inclusive reformas que serão necessárias.

Em alguns casos, a oportunidade pode estar em alguma atividade que ainda não tem. Mas, em outros, tudo o que precisa é ampliar a sua capacidade produtiva.

Nesses casos, fica mais fácil entender quais são os custos envolvidos e fazer uma previsão de quanto dinheiro será necessário para viabilizar tudo.

Dessa maneira, se você já conhece e desempenha a atividade que será executada nas novas terras, é hora de colocar na ponta do lápis tudo o que será preciso comprar, reformar, instalar e preparar para acomodar sua nova fonte de renda, sejam animais, sejam plantações.

Fazer esse planejamento, visando a expansão da fazenda, é primordial para entender quanto dinheiro precisa ser economizado a cada mês para alcançar o objetivo dentro do tempo esperado.

Se quiser agilizar ainda mais esse processo, dedique-se a controlar minuciosamente as suas atividades atuais e até as finanças pessoais para juntar o dinheiro mais rápido.

Avalie se há disponibilidade de água na propriedade

Seja para a criação de animais ou trabalhar com lavoura, um recurso é indispensável nas atividades rurais: água. Ela, certamente, está entre os fatores mais importantes para serem observados no momento de pensar na expansão de sua propriedade.

Para garantir a eficiência da propriedade e gerar vida (animal ou vegetal), busque identificar com antecedência se há algum recurso de água no perímetro, como rios, nascentes ou poços artesianos.

Propriedade rural com caixa d' água
A disponibilidade de água na futura fazenda faz toda a diferença no momento de pensar numa expansão. Hoje, em média, custa R$ 500,00 por metro para furar um poço artesiano

Além disso, certifique-se de que será em quantidade suficiente para manter todo o rebanho, a lavoura e as pessoas que moram na propriedade.

Confira as condições das suas instalações antes de pensar na expansão da fazenda

Se você é ou tem algum funcionário que seja um especialista nas atividades que serão desempenhadas nas novas terras, então certifique-se de fazer uma visita prévia para verificar as condições das estruturas e instalações do novo imóvel rural.

Será preciso avaliar desde aspectos da área, se é compatível com a produção desejada, até a qualidade e a preservação da sede da fazenda.

O cercamento é outro fator a ser observado já que, se estiver em condições precárias, acarretará em custos extras para refazê-lo ou reformá-lo.

Se na área tiver algumas instalações prontas para a acomodação de animais, salas de ordenha e assim por diante, redobre a atenção ao avaliá-las.

É preciso estar ciente de tudo o que precisará ser reformado ou construído. Afinal, terá impacto direto sobre os gastos inerentes a essa nova aquisição.

Faça uma análise sobre as áreas desmatadas e de mata virgem

É preciso fazer também uma análise minuciosa das áreas de reserva que estão dentro da propriedade. As exigências de mata podem variar de 20% até 80%, dependendo da sua localização.

Por isso, é preciso checar antes de qualquer projeto de expansão se o local está adequado às leis para que não tenha problema no futuro.

Se não estiverem, para se adequar à legislação deverá arcar com todos os custos para garantir a área devida com cobertura de vegetação.

Isso garante que as atividades que geram impactos ao meio ambiente também assegurem condições de sustentabilidade para o meio ambiente.

Cheque se o local tem energia elétrica

Outro fator muito importante e indispensável de ser observado na escolha de uma nova propriedade é se ela dispõe de energia elétrica.

Muitas vezes, os compradores são atraídos por áreas com um preço realmente cativante, uma boa disponibilidade do solo, mas ausência ou dificuldade de fazer a disposição de eletricidade pela propriedade.

Rede de energia elétrica passando pelo campo.
A existência de energia elétrica na fazenda também é outro detalhe importante antes de fechar qualquer negócio.

Como você viu já em outros aspectos mencionados neste conteúdo, cada serviço a mais que precisar implementar na propriedade, para conseguir fazer as instalações e torná-lo produtivo, é um custo que deve ser computado no valor final da compra.

Além disso, será necessário entender se a área não está muito distante das regiões já ocupadas, que têm não apenas energia elétrica, mas outros recursos importantes, como frigoríficos, cooperativas e assim por diante. Portanto, não se esqueça de checar esse detalhes.

Tem internet na fazenda?

Nos últimos anos, a disponibilidade de uma boa internet no campo passou a ser outro detalhe importante no planejamento de expansão da fazenda. Isso porque, segundo o último Censo Agropecuário do IBGE, de 2017, mais de 70% das propriedades rurais não possuem conexão.

Além de aumentar o acesso à informação e assistência técnica, a internet ajuda os produtores rurais a melhorar o uso de tecnologias nas fazendas.

Fazendeiro segura notebook no meio de uma plantação de trigo
Apesar dos investimentos já realizados, o acesso à internet nas fazendas ainda deixa a desejar em um setor que movimentou, em 2018, o equivalente a mais de 20% do PIB brasileiro.

De acordo com a chefe-geral da Embrapa Informática Agropecuária, Silvia Maria Fonseca Silveira Massruhá, é preciso que haja uma parceria entre empresas públicas e privadas para encontrar as melhores soluções para os problemas do campo e implantar a agricultura 4.0.

Os problemas atuais são complexos, demandando aumento de produtividade sem aumentar a área plantada, conservação de recursos naturais, atendimento às demandas de um consumidor exigente e melhorando o impacto social, econômico e ambiental. A solução desses problemas requer conhecimento de várias áreas“, afirmou Silvia Massruhá.

Identifique se será preciso financiar para a expansão da fazenda

Para investir em uma expansão de fazenda nem sempre é necessário ter todo o dinheiro em mãos.

Geralmente, esse crescimento tem um custo expressivo, tanto para a aquisição das novas terras quanto para colocar as instalações e equipamentos que serão utilizados, comprar novas máquinas agrícolas e muito mais.

Veja também: Financiamento para compra de propriedade rural: saiba mais sobre o assunto!

Nesses casos, avalie se um financiamento é uma boa opção para agilizar a aquisição do novo imóvel rural.

Só não se esqueça de incluir os novos custos no seu planejamento financeiro, já que para pagá-lo possivelmente comprometerá boa parte da renda obtida por meio das novas atividades.

Como conseguir um crédito rural?

Ficou interessado em obter um crédito rural para expansão de sua fazenda ou mesmo em novos investimentos na propriedade?

Muitos produtores deixam de conseguir um financiamento devido à burocracia para aprovação desse serviço prestado por bancos e outras instituições financeiras.

Esse crédito pode ser utilizado para sanar dívidas, mas também para investimento em maquinários, animais, modernização, aquisição de nova propriedade.

Confira no vídeo abaixo como conseguir um crédito rural:

Fonte: Boi Saúde.

Calcule os possíveis custos extras envolvidos na compra

Por fim, é válido reforçar a importância de avaliar se o preço que está sendo cobrado pelo imóvel é, realmente, condizente com as vantagens e dificuldades que ele oferece.

Será praticamente impossível encontrar um lugar perfeito para expansão, em que pouco ou quase nenhum investimento ou mudança precise ser feito.

No entanto, em muitos casos, os proprietários das terras têm um grande valor sentimental associado a elas, acreditando que elas um valor maior do que foi avaliado por profissionais da área. É, por essa razão, que deve colocar tudo no papel:

  • Adaptações necessárias no imóvel para puxar água, energia elétrica e adequar as reservas;
  • A análise e correção do solo;
  • Erradicação de ervas-daninhas e pragas;
  • Construção de instalações para os animais, escritório ou galpões;
  • Reparos de cercas e delimitações;
  • Reforma das estruturas já existentes.

Pense sobre a localização e o escoamento da produção

É fundamental avaliar bem a localização do imóvel que pretende comprar. Isso porque nesse projeto de expansão ele pode afetar inúmeros aspectos da viabilidade econômica do seu negócio.

Para você ter um exemplo, as próprias condições climáticas variam de acordo com o local onde está localizada a propriedade. Mas, também vai além disso.

Fazenda ao lado de uma estrada asfaltada
Se a fazenda está ao lado de uma estrada asfaltada, por exemplo, a valorização será maior. Na expansão, a logística disponível é outro fator importante.

É preciso ter uma boa liberdade para ir e vir, comprar insumos mais rotineiros, negociar com alguns parceiros locais, encontrar um bom médico veterinário e assim por diante.

Por isso, mesmo que encontre uma propriedade com um valor um pouco mais em conta, mas que não proporcione esse tipo de facilidade, vale repensar de vale a pena a expansão.

Outro fator que chama a atenção, no momento da expansão é que o escoamento da sua produção pode ser bem dificultado, dependendo de onde as terras ficam localizadas.

Propriedades com acesso mais complicado ou distantes podem prejudicar bastante no dia a dia ou mesmo tornar elevar demais os custos.

Portanto, avalie se existem cooperativas e cidades próximas, se há disponibilidade de locais que realizem o reparo de máquinas e implementos agrícolas de forma rápida e confiável.

Vale a pena o investimento na expansão?

Os cuidados que acabou de conferir são imprescindíveis para evitar contratempos e garantir o sucesso na aquisição de novas terras.

Quanto melhor for essa compra e a transição para o novo espaço, melhores tendem a ser os resultados que vai obter com a expansão de fazenda.

Alguns aspectos podem parecer simples, mas podem fazer uma diferença realmente significativa no negócio.

Homem alimentando o gado. Expansão de uma fazenda
Depois de analisar as condições, inclusive de preço, é hora de colocar em prática a expansão de sua fazenda.

Todos esses fatores influenciam na valorização da sua propriedade, na facilidade da execução das atividades, ao conseguir mão de obra para trabalhar na fazenda, e até mesmo receber clientes, fornecedores e transportadores.

Isso tudo diz respeito à viabilidade econômica das suas atividades. Para ajudar na decisão de futura expansão de uma fazenda, o Sebrae tem o programa Negócio Certo Rural.

O sistema é gratuito e ajuda na capacitação em planejamento e administração de pequenos negócios rurais, sobretudo na melhoria de negócios existentes e implantação de novas atividades. Confira no vídeo:

Fonte: Sebrae Santa Catarina.

Que tal pensar no arrendamento rural?

Por falar em investimentos, existe uma outra possibilidade para expansão de seus negócios. Em vez de comprar, que tal o arrendamento uma fazenda ou mesmo propriedades rurais menores?

O arrendamento é um tipo de contrato semelhante ao de aluguel, mas que o arrendatário pode, ao final do contrato, adquirir o bem.

É uma estratégia interessante, principalmente se não tem todo o dinheiro para comprar naquele momento o imóvel. Mas, pode complementar esse valor com a venda da safra produzida ou gado criado na futura propriedade.

O MF Rural ajuda você!

O MF Rural pode lhe ajudar a encontrar os anúncios mais interessantes de propriedades que se encaixam exatamente naquilo que está buscando.

A gente só promove o encontro. Isso significa que poderá negociar diretamente com o vendedor, chegando às melhores condições para ambos.

A nossa missão é ser sua parceira em qualquer empreitada para buscar equipamentos, insumos ou até mesmo as terras para a expansão de fazenda.

No nosso portal, você conta com informações úteis para a sua rotina no campo, ótimas oportunidades para adquirir bens importantes ou até mesmo para vender a sua produção.

Ficou interessado? Comede conferir agora mesmo os anúncios encontre as melhores opções. Depois, basta se cadastrar e entrar em contato com o vendedor.

Post Relacionado