Logística e o impacto nos fertilizantes

Logística e o impacto nos fertilizantes

Antes de começarmos a falar propriamente do assunto relacionado ao título, precisamos entender o que é logística, porque isso pode gerar confusão na cabeça de muitas pessoas ao achar que logística é o ato de movimentar mercadorias. Isso também vale, porém o conceito é muito mais amplo.

Logística é um ramo da administração, que visa otimizar recursos da atividade em questão e facilitar o fluxo de informações, sendo que áreas como engenharia, contabilidade, recursos humanos, estatística, marketing, tecnologia e economia estão envolvidas.

Em resumo, tudo que se movimenta dentro de um ambiente de negócios, econômico, gerenciamento e etc tem a logística diretamente relacionado a isso.

A logística nos fertilizantes

Quando relacionamos logística e fertilizantes, a primeira reflexão que vem, é que todo negócio de fertilizantes (pensando em commodities) é uma atividade logística.

Com parâmetros simples para a formação de preço para uma distribuição, lincados a custos CFR (cost and freight), custos internos, impostos e margens, é fácil perceber que o maior ganho da atividade não está no comercial e sim na logística.

Assim sendo, gerar valor em todas as etapas do sistema, tais como navegação, operações portuárias, movimentação internas e operações e por fim a distribuição até o consumidor final, que na maioria das vezes é o produtor rural, é o resultado economicamente viável desse tipo de negócio.

Parece muito fácil simplificar uma indústria tão complexa a pontos tão básicos de análise. Mas, se olharmos as empresas que se sobressaíram nesse mercado tiveram na simplicidade a razão de seu sucesso, e as outras, serão apenas lembranças saudosas de um mercado em constante transformação.

Como diz a máxima para o agro: “…cada ano é um ano…” e esse não poderia ser diferente.

Com um possível atraso por parte da indústria, em tomar posição em suas compras, a logística não acredito que será um gargalo. Mas, ela deverá ser pensada de forma muito estratégica, pois, como mencionado acima, tudo o que se movimenta dentro de um ambiente de negócios tem a logística como seu cerne.

Ida e volta no transporte

Os preços dos grãos foram super favoráveis nessa safra que acaba de ser colhida, e como tivemos forte antecipação de vendas do grão, faz pensarmos que essa logística de escoamento para os portos acontecerá de forma mais ágil, pois as tradings já tem posse do produto e segurança para planejamento.

Logística no transporte de fertilizantes
Na logística, o “ida e volta” no transporte de mercadorias deve ser muito bem planejado para otimizar os serviços.

Mas, o que isso tem a ver com fertilizantes? Bem, tudo! Se esse fluxo reverso de caminhões do transporte de soja leva grande parte desses fertilizantes e esse mercado não começou a fazer de forma forte essa entrega, significa que ou teremos um cenário de maior concorrência por esses caminhões, ou uma entrega sendo finalizando aos 48 do segundo tempo. E é aqui que entra o planejamento que menciono nesse artigo.

Em suma, a logística é o maior peso na operação de fertilizantes e cada elo da cadeia tem um modal pilar de sustentação. Quando pensamos no mercado doméstico, os caminhões são responsáveis por quase toda a movimentação interna no Brasil, apesar de algumas ferrovias estarem se estruturando para melhorar isso.

Um excelente planejamento comercial se fará necessário imediatamente para se ter uma excelente operação interna nas operações, principalmente grandes fazendas e ao se pensar em milho safrinha.

O ponto de atenção deve ser redobrado, pois em um mercado que não para de crescer, deixar para o último minuto poderá ocorrer como esse ano: Simplesmente não encontrar produto disponível.

Mas, o que fazer?

Concluindo, passo a orientação que o entendimento logístico do processo de supply de uma operação é fundamental. Inclusive esse tipo de profissional tem sido cada vez mais requisitado no mercado.

Muito mais do que um ganho no momento da compra, é ter todos os processos mapeados e entender o impacto que terá um preço mais baixo com atraso de 30 dias em relação a outra situação comercialmente menos interessante.

É saber o momento de fluxo de caminhões, capturar essas sinergias, entender o mercado internacional e estar atento aos fundamentos e criar tua própria estratégia de aquisição e recebimento.

Em suma, o planejamento e o gerenciamento que te levarão ao sucesso e não U$ 5/t a menos em uma compra esporádica.

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