Você sabia que o girassol possui uma data especial no calendário? Dia 1º de maio é comemorado o “Dia Internacional da Jardinagem do Girassol”. E essa é apenas uma das curiosidades que envolvem essa flor, ícone de movimentos ecológicos.
Ademais, aqui no Brasil, o girassol foi escolhido, em 2019, como símbolo de uma campanha nacional de alerta contra a depressão (“Na Direção da Vida – Depressão sem Tabu”), por conta do seu movimento de “estar sempre buscando o sol”.
Neste artigo, iremos apresentar outras 23 curiosidades acerca dessa planta que é muito importante ao agronegócio. Confira!
23 curiosidades sobre o girassol
1. O girassol (nome científico Helianthus Annuus), tem como primeira curiosidade ser uma planta heliotrópica, ou seja, gira o caule posicionando a flor na direção do sol durante a fase de amadurecimento.
2. Este é um dos motivos de ser chamada de “flor do sol“.
3. Um ditado popular diz que representa a felicidade. Sua cor amarela ou os tons laranjas nas pétalas simboliza calor, lealdade, entusiasmo e vitalidade, uma energia positiva que emana do sol.
4. Na agricultura, essa planta representa muito mais que a felicidade. Sua plantação é muito utilizada entre safras como uma opção de rotação de culturas, proporcionando a renovação dos nutrientes do solo, principalmente após a soja na região Centro-Oeste.
5. De acordo com a Embrapa, o plantio se tornou uma boa opção ao agricultor porque tem maior tolerância à seca, a menor incidência de pragas e de doenças, além da ciclagem de nutrientes, principalmente potássio.
6. É a terceira cultura anual com maior produção de óleo no planeta.
7. Em todo o mundo, o seu cultivo é destinado principalmente à produção de óleo comestível, devido às suas excelentes características nutricionais e funcionais à dieta humana.
8. O girassol também é uma importante fonte de proteínas na alimentação animal na forma de farelo e como silagem.
9. O farelo é formado por aproximadamente 44% de proteína bruta, rico em ferro e cálcio, vitaminas A e do complexo B, com valor biológico elevado (60%), alto teor de metionina e sulfurados, mas com menor conteúdo de lisina, comparado com a soja.
10. Devido ao seu alto grau de pureza, é uma excelente matéria-prima na produção de biodiesel, sem a necessidade de adaptação de motores, como acontece com outros combustíveis vegetais.
11. Por causa de sua beleza, simbolizando alegria, luz do sol e a vivacidade, um buquê de flores de girassol significa um belo presente à pessoa querida. Na decoração, o girassol é muito utilizado em sala de estar, varanda, cozinhas jardins internos e externos.
Leia também: Girassol: veja o que pode ser feito com essa planta.
12. O maior girassol do mundo chegou a atingir 8,75 metros, recorde estabelecido em 2014, na Alemanha, cultivado pelo jardineiro Hans-Peter Schiffer.
13. Mas normalmente, se cultivado em campo, o girassol alcança até quatro metros de altura.
14. Pelo seu tamanho, o girassol poderia ser considerado uma “flor gigante”. Entretanto, não é bem assim. Na verdade, ele é formado pelas chamadas flores do disco, que são pequenas flores que formam o centro do girassol (elas são as flores verdadeiras, que serão polinizadas) e pelas flores do raio, inférteis, responsáveis por atrair polinizadores.
15. As variedades comerciais de girassol geralmente dão apenas uma flor, mas existem variedades que a planta pode dar até 35 flores, dependendo do tamanho e da forma de cultivo.
16. As várias flores que compõem o centro marrom crescem de forma independente umas das outras. A partir desse centro, são produzidas novas sementes.
17. Ao contrário do que muita gente pensa, uma das curiosidades é que nem todos os girassóis são amarelos. Existem mais de 60 variedades ao redor do mundo, sendo que algumas delas apresentam pétalas listradas ou com tonalidades de marrom e laranja.
18. No Brasil, a Embrapa desenvolveu, através de melhoramento genético, muitas outras cores, como vinho, rosa-claro, rosa escuro, amarelo-limão de centro claro, amarelo-limão de centro escuro, mesclado, ferrugem escuro, ferrugem claro e estriada na forma de raios de sol.
Veja também: Como plantar girassol vermelho.
19. Segundo a Mitologia Grega, o aparecimento da flor da girassol aconteceu da seguinte maneira: Clítia era uma ninfa apaixonada por Hélio, o deus do Sol, que a abandonou. Ela então passou a ficar sentada no chão, sem comer e sem beber, alimentando-se apenas das suas próprias lágrimas, até que os seus pés criaram raízes e a sua face transformou-se numa flor, que continuou seguindo o sol.
20. Em algumas regiões do Brasil, os apicultores fazem o plantio do girassol e do nabo forrageiro, nos períodos de entressafra, com o propósito de garantir a produção de mel o ano todo e atraindo mais abelhas.
21. Que tal incluir as sementes dessa planta na sua alimentação? Elas possuem muitas fibras, vitaminas e minerais que deixam a dieta mais nutritiva. Além disso, podem agregar mais sabor aos diferentes pratos.
22. Entre os benefícios, ajuda na perda de peso, proporcionando uma sensação de saciedade, e também no controle dos níveis de glicose no sangue. Por isso, é indicada para a alimentação de diabéticos.
23. É possível comê-las cruas, torradas e adicioná-la às receitas. Da semente também é extraído do óleo de girassol, rico em ômega 3, 6 e 9, e vitamina E.
Considerações finais
Conforme apresentamos neste artigo, o girassol é uma planta cercada de muitas curiosidades, traz benefícios ao nosso organismo e vantagens aos agricultores, ao proporcionar a reciclagem de nutrientes, com fácil condução e baixo investimento.
No vídeo abaixo, fizemos um resumo com as principais curiosidades sobre essa planta:
E então, gostou do artigo? Aproveite e acesse também o nosso post sobre como plantar girassol. Boa leitura!