Como plantar pé de pimentão: dicas de cultivo

Como plantar pé de pimentão: dicas de cultivo

O pimentão, fruto da espécie Capsicum annuum L. é uma hortaliça muito consumida no Brasil, sendo considerada uma das mais ricas em vitamina C e, quando maduro, é excelente fonte de vitamina A. É fonte de cálcio, fósforo e ferro, bem como possui poucas calorias.

Na culinária, tem muita versatilidade. É um ingrediente muito usado em salada, sopa e até o tradicional e muito apreciado “pimentão recheado” com carne moída.

Além de ser uma opção saborosa nas refeições, pode ser uma boa oportunidade de negócio à quem deseja plantar essa hortaliça, principalmente em pequenas propriedades ou na agricultura familiar.

Neste artigo, vamos mostrar técnicas de como plantar e também cultivar o pé de pimentão, obtendo bom rendimento na colheita.

Cultivo do pé de pimentão

O pimentão é muito plantado no Brasil e em outros locais do mundo, pois é uma espécie de pimenta sem os componentes que causam a sensação de ardência costumeira nesse tipo de planta.

Pimentões em diferentes cores
O pimentão tem diferentes cores e é muito usado na culinária: opção saborosa nas refeições e plantar garante uma boa renda ao produtor.

Assim sendo, este fruto pode ser encontrado em várias colorações e estágios de amadurecimento, sendo as cores mais comuns: vermelha, amarela e verde, além de marrom.

Todavia, assim como outros cultivos, plantar pimentão requer cuidados especiais e atenção personalizada no sentido de que tenha um bom desenvolvimento do pé.

Nesse sentido, o local, época e forma de plantar, bem como o cultivo, influenciam diretamente na qualidade da hortaliça. É o que iremos mostrar a seguir.

Onde e quando plantar?

Primeiramente, precisamos citar que o pé de pimentão necessita de temperaturas quentes no sentido de que se desenvolva. Por isso, o ideal é plantar em regiões com temperatura entre 20 e 25 graus, podendo chegar a 30 graus. Se passar dessa temperatura, o desenvolvimento será comprometido, com diminuição da qualidade e da quantidade.

Cultivo do pé de pimentão em estufa
Ao plantar o pé de pimentão, o ideal é o fazer em estufas porque, assim, terá condições de controlar a temperatura.

Temperaturas muito baixas também não são favoráveis a quem pensa em plantar essa hortaliça. Com isso, se o local onde você vive não é de temperaturas quentes, o ideal é plantar em estufas com o objetivo de que possa haver controle ideal da temperatura.

Além da temperatura, a umidade também é essencial, sendo o ideal entre 50 e 70%, o que é mais um motivo para o plantio em estufas se o ambiente não for adequado.

Plantio em vaso

Para plantar o pimentão em vaso, você deve seguir as mesmas recomendações a seguir, podendo plantar as sementes direto no vaso em que a planta vai ficar ou então fazendo mudas para transplantar quando tiverem de 10 a 15 cm de altura. Uma outra opção é usar garrafa pet.

Está em uma boa opção de plantio em casa ou apartamento aproveitando um espaço na janela ou sacada com iluminação solar.

Etapas de como plantar o pimentão

Apesar de ser resistente, o pé de pimentão deve ser submetido à condições adequadas, levando em consideração desde a escolha do local até o processo de colheita. Dessa maneira, plantar requer mais de uma etapa. É o que iremos mostrar a seguir:

Formação de mudas

O ideal, para plantar o pimentão, é a formação de mudas que posteriormente serão transplantadas. Nesse caso, utilize bandejas com compartimentos individuais para colocação de substrato e do plantio.

É possível aproveitar as próprias sementes do pimentão maduro ao iniciar a formação de mudas que depois serão transplantadas à área onde pretende cultivar.

Como plantar pimentão com sementes
O plantio em sementes pode ser feito em um recipiente e depois as mudas devem ser transplantadas.

Além disso, a terra precisa estar bem drenada, com aeração adequada e desinfetada. O uso de inseticidas e fungicidas é fundamental porque, assim, vai evitar pragas e garantir o desenvolvimento dessa hortaliça.

Esse método de plantio com formação de mudas é ideal para obtenção de plantas fortes, com abundante sistema radicular.

Como fazer o plantio

Depois da criação das mudas, o plantio deve ser homogêneo, sem endurecimento em excesso. Nesse caso, utilize entrenós curtos e um abundante sistema radicular sano.

O ideal é não ultrapassar três plantas por metro quadrado, e utilizar espaçamento entre 100 e 120 cm nas linhas. Além disso, 40 e 50 cm entre as plantas é a melhor distância recomendada.

Plantio de mudas de pimentão
Quando for plantar o pimentão, é preciso ter cuidado com o espaçamento entre as mudas, além de cuidados com o solo e umidade.

Tutores

A utilização de tutores pode ser necessária com o intuito de garantir a sustentação do pé em razão do peso dos pimentões. Nesse sentido, você pode utilizar estacas no solo, ao longo da linha da plantação, a cada 2 ou 4 metros.

No entanto, caso o cultivo seja de grandes proporções, a utilização de tutores não é viável. Nesse caso, a solução é optar pelo plantio de uma variedade de pimentão que cresça com equilíbrio.

Cuidados ao cultivar o pimentão

Dos cuidados ao cultivar esta hortaliça, é preciso atenção ao utilizar a água que deve ser fornecida de maneira uniforme, sem excessos ou falta.

Além disso, é importante usar fertilizantes, mas deve ser feito de acordo com cada necessidade, o que varia de região para região.

Em geral, ao cultivar o pimentão, é possível utilizar fertilizantes minerais ou de matéria orgânica, desde que proporcionem nutrição excelente com potássio, fósforo e nitrogênio.

Durante o cultivo, é possível que apareçam agentes que prejudicam o desenvolvimento das plantas como, por exemplo, plantas daninhas, pragas e tatuzinhos.

O ideal é fazer a retirada de forma manual, sem o uso de produtos químicos diretamente nas plantas, porque podem alterar o sabor dos pimentões, causando prejuízos.

Colheita

A colheita do pimentão é um processo bastante simples. Normalmente, os pimentões são colhidos do pé de 12 a 16 semanas após a semeadura.

Eles devem ser retirados da planta quando apresentam um tamanho grande e uma coloração mais intensa, podendo ser verde, amarela ou vermelha.

Mulher colhendo pimentão
A colheita do pimentão ocorre de 12 a 16 semanas após a semeadura, quando os frutos estão grandes e maduros.

Ao realizar a colheita, basta cortar o fruto pelo cabo, deixando um espaço de dois centímetros para preservar a qualidade dos pimentões.

Dessa forma, obtendo os cuidados mencionados aqui você vai poder ter um cultivo com maiores chances de êxito e bons resultados de colheita.

Quer ver mais dicas de como plantar pimentão colorido em casa? Veja no vídeo abaixo:

Fonte: Canal “aproveitando a natureza”

Gostou do nosso artigo sobre como plantar e cultivar o pé de pimentão? Deseja saber mais sobre cultivos de hortaliças e assuntos relacionados? Confira nosso artigo sobre como plantar alface em diferentes locais.

Post Relacionado