Os benefícios do uso do melaço de cana na agricultura

Os benefícios do uso do melaço de cana na agricultura

Um dos principais desejos de qualquer produtor agrícola é que sua produção seja a melhor possível. Nesse sentido, é comum que ele busque métodos e produtos específicos que sejam capazes de garantir uma excelente produtividade e, consequentemente, um bom retorno financeiro.

Se você é produtor(a) agrícola e está em busca de alternativas para potencializar a sua produção, a dica de hoje é voltada especialmente para você. Neste post, falaremos dos benefícios do uso do melaço de cana na agricultura. Acompanhe a seguir e entenda porque esse pode ser um investimento dos mais vantajosos para o seu negócio.

Quer ler outros conteúdos sobre práticas agrícolas e dicas de como melhorar a produtividade do seu negócio? No nosso blog você encontra uma série de publicações sobre o assunto!

O melaço de cana

Antes de falarmos sobre os benefícios do uso do melaço de cana na agricultura, é importante esclarecer o que é este produto natural tão poderoso. Trata-se de um xarope ultra concentrado, composto de sacarose e sais minerais e obtido a partir da fervura e cozimento da cana de açúcar.

Melaço de cana sendo derramado
O Melaço de cana é um subproduto com diversas aplicações

É considerado um subproduto da fabricação de açúcar e pode ser aplicado em diversos segmentos, como mineração, agricultura, produção de cimento, cerâmica, rações, entre outros.

Confira abaixo alguns dos impactos positivos que essa maravilha natural pode trazer às produções agrícolas.

Poderoso fertilizante natural

O primeiro benefício do melaço de cana na agricultura e que deve ser destacado é a sua atuação como poderoso fertilizante e adubo natural. Isso porque o produto é fonte de diversos elementos químicos essenciais para a fertilidade do solo, como cálcio, fósforo, potássio, magnésio e proteínas.

Além disso, o elevado teor de açúcar presente no melaço é facilmente convertido em alimento para os microrganismos presentes no solo, como bactérias, os quais atuam na multiplicação dos nutrientes que as plantas irão utilizar.

Como resultado desta “adubação doce”, obtém-se uma produção saudável, vigorosa e com coloração muito mais viva.

Aumenta os índices de produtividade

Justamente pelo fato de conter tantos nutrientes necessários às plantas e influenciar na reprodução dos microrganismos do solo, o melaço de cana atua diretamente no aumento da produtividade agrícola. Ou seja, a aplicação deste fertilizante natural otimiza e potencializa ainda mais as plantações e, claro, gera melhores resultados.

Outro benefício do melaço de cana que tem impacto direto sobre a produtividade é a sua capacidade de auxiliar no combate às pragas. Pode ser utilizado para potencializar os efeitos dos produtos antipragas e melhorar a prevenção de novos ataques, gerando economia e excelentes resultados.

Também é uma opção para proteger as plantas do estresse hídrico e das geadas.

O melaço de cana na fruticultura

Embora o melaço de cana seja indicado para quase todo tipo de produção agrícola, é na fruticultura que ele tem ganhado mais notoriedade. Um exemplo disso é sua aplicação nos pomares de uvas do Vale do São Francisco, Pernambuco, onde o fertilizante natural tem aumentado os índices de produtividade em aproximadamente 15%.

Mais do que isso, o uso do melaço de cana no local gera uma economia de 20% quando comparado a outros métodos e produtos. Os resultados são cachos mais vistosos e com bagas maiores, além de melhoras na coloração, vigor e qualidade dos frutos e folhas.

Como o melaço de cana é aplicado na agricultura?

Na agricultura, o melaço de cana é aplicado pelo processo da fertirrigação, que utiliza 5 litros do produto diluídos em 200 litros de água. Por hectare, são utilizados 25 litros do fertilizante em uma safra normal.

Caminhão derramando melaço em plantação de cana
Aplicação de melaço em plantação de cana como fertilizante

Para finalizar, vale a pena ressaltar que o melaço de cana é um produto que, além de eficiente, possui um ótimo custo-benefício. Outras vantagens de aplicá-lo na agricultura são o fato de ser totalmente orgânico, seguro e poder ser usado inclusive por produtores iniciantes.

Ficou interessado em aplicar o melaço de cana na sua produção e obter todos os benefícios citados? Confira ofertas deste produto em nosso site!

Post Relacionado