Muitos afirmam que o agro é bom de produzir, mas não sabe se vender. Não sabia, pelo menos até a chegada da MF PLAY. Agência criada pelo grupo MF Rural tem o DNA do agro e surge com a missão de atender especificamente esse nicho de mercado
Na série de reportagens sobre os 18 anos do grupo MF Rural, abordamos a criação da plataforma que partiu de uma ideia visionária do veterinário e Presidente do grupo, Dr. Wilson Lucas; como foi o caminho até se tornar o maior marketplace do agronegócio brasileiro; bem como o surgimento do pioneiro MF Leilões, responsável por revolucionar o segmento de vendas de animais no setor rural.
Agora, para somar ao ecossistema mais completo do agronegócio brasileiro, vamos apresentar mais uma empresa que compõe o ecossistema do grupo: a MF PLAY. Criada com a missão de quebrar o paradigma de que o setor não sabe se vender, a MF PLAY surge como uma agência de marketing especializada no agro.
Como o próprio slogan já diz, a MF PLAY é a “A agência que vem do agro. A agência que vende o agro.” Contando com uma equipe altamente qualificada, tem o seu foco voltado às empresas que atuam no agronegócio, desenvolvendo ações estratégicas de comunicação e marketing com o propósito de atender as principais demandas do mercado. Saiba mais!
Importância de divulgar o agronegócio
A agricultura acompanha o Brasil desde os primórdios do seu descobrimento, sendo que o começo da história da produção agrícola no país coincide com a época da chegada dos portugueses. Logo no século XVI, iniciou-se o plantio de cana-de-açúcar no Nordeste do país. Pero Vaz de Caminha inclusive relatou ao Rei Dom Manuel de Portugal, em 1500, que “Nesta terra, em se plantando, tudo dá!”
No entanto, foram nos últimos 40 anos que o Brasil passou da condição de importador para grande provedor de alimentos para o mundo. Tanto no setor agrícola como pecuário foram conquistados aumentos significativos de produção, levando o país a ser destaque no cenário mundial.
O agronegócio é considerado hoje o propulsor da economia brasileira, sendo responsável por mais de 50% das nossas exportações e, em 2021, por 27,5% do produto interno bruto brasileiro (PIB). Logicamente que uma série de fatores contribuem para tamanho crescimento, como a abundância de recursos naturais, extensas áreas aptas para cultivo, disponibilidade hídrica, além do clima extremamente favorável.
No entanto, o maior fator que tem influenciado tamanho crescimento do setor são os investimentos em pesquisas agrícolas que trouxeram avanços nas ciências e tecnologias aplicáveis ao meio, possibilitando o aumento da precisão nas atividades agrícolas e assertividade de resultados e políticas públicas.
Quanto à pecuária, foram também conquistados incrementos de produção e produtividade consideráveis. O número de cabeças de gado bovino alcançou mais do que o dobro em relação às últimas quatro décadas, sendo que atualmente o Brasil figura como 2º maior produtor de carne bovina mundial, atrás apenas dos Estados Unidos.
Dessa forma, quando se fala em agronegócio, a tecnologia tem grande participação no sucesso e evolução da produtividade. Um setor que cresce progressivamente e se utiliza de meios tecnológicos para evoluir precisa de uma agência que entenda a sua complexidade e saiba levar o produto para além das fronteiras já alcançadas.
Mas, o setor sabe “se vender”?
A importância do setor ao Brasil é indiscutível, mas surge um debate que envolve tanto a cadeia de produção rural como os profissionais da área de marketing: o agronegócio sabe se vender? Ou seja, quem está do outro lado da cadeia – consumidores e empresas que adquirem os produtos do campo – sabe reconhecer e valorizar quem produz?
A resposta, na maioria das vezes, é não. No entanto, não há que se culpar diretamente o empresário rural, uma vez que está preocupado em produzir e investir em novas tecnologias que garantam a redução de seus custos e, ao mesmo tempo, possibilitem o oferecimento de um produto de qualidade ao consumidor.
Nesse sentido, cabe aos profissionais do setor de marketing auxiliar os produtores e empresários do agronegócio, criando estratégias que revertam o paradigma que está enraizado no setor, visando valorizar as atividades rurais.
Diante desse cenário, nota-se uma questão delicada. Nem sempre as agências de publicidade estão capacitadas a atender o agro, tendo em vista que possuem clientes em diferentes áreas e não conhecem a fundo a complexidade e as especificidades do agronegócio.
Saber vender os produtos do meio rural, entender quem é o público a ser impactado e quais estratégias adotar para chegar nele são diferenciais que uma agência deve ter para atuar no setor. A expertise é uma realidade em todos os ramos profissionais atualmente e ser especializado no agro é o diferencial da MF PLAY.
Nasce a agência MF PLAY
Preocupados em valorizar cada vez mais o empresário do setor rural, o MF Rural criou a MF PLAY, uma agência com o DNA do agro. Pioneiro em outros projetos, como a criação da plataforma de marketplace exclusiva para a compra e venda de produtos rurais, chegou o momento do grupo inovar mais uma vez.
Contando com uma equipe altamente qualificada, a MF PLAY conhece bem as necessidades e particularidades do agronegócio, bem como quais as estratégias necessárias para destacar e valorizar o setor.
A agência é coordenada por Roberto e Renato Lucas, ambos formado em Medicina Veterinária e filhos do Dr. Wilson Lucas, que é o precursor de mais esse projeto que revolucionou o agro.
Roberto também acumula as funções de CEO do grupo MF Rural e coordena o MF Leilões. Já Renato especializou-se em SEO (Search Engine Optimization ou otimização de mecanismos de busca) e atualmente ocupa o cargo de Diretor de Estratégia (CSO) do Grupo MF Rural, aprimorando-se na área de tecnologia.
Como funciona a agência MF PLAY?
Roberto e Renato explicam que a prioridade ao atender um cliente do agronegócio, assim como se faz com as empresas de outros setores, é a criação de uma MARCA para o negócio.
“Quando a marca trabalha voltada ao seu negócio, tudo fica mais leve e o retorno supera as expectativas. O alinhamento entre negócio, marca e comunicação é o pilar do sucesso de grandes empresas, como a Nike, Nestlé, Amazon, Apple, entre outras, e não é diferente com qualquer outra empresa do agro. É preciso ter essa marca, esse conceito“, enfatiza Renato.
Roberto acrescenta: “a metodologia da MF PLAY funciona como uma orquestra. Se um integrante não tocar bem, compromete todo o resto. Se o negócio vai bem mas não se comunica direito, não adianta. Se há comunicação, o negócio é bom e existe uma marca que agrega, o sucesso estará praticamente garantido.”
Dessa maneira, a MF PLAY proporciona ao empresário rural a expertise necessária para desenvolver marcas que gerem identificação e engajamento nos consumidores, tornando-os fiéis ao seu negócio.
Os serviços oferecidos pela agência MF PLAY são:
- Branding (construção de marca);
- Gestão de mídias sociais;
- Gestão de tráfego pago;
- Desenvolvimento de sites;
- Desenvolvimento de logomarca;
- Criação de campanhas publicitárias;
- Criação de projetos especiais de mídia e conteúdo para os anunciantes do Grupo MF Rural.
Alguns projetos já desenvolvidos pela MF PLAY
A MF PLAY tem estrutura para atender todas as áreas do agronegócio, desde o pequeno empresário rural às grandes empresas do meio.
Hoje, a agência tem em seu portfólio clientes como Enel, Marispan, Festival do Cordeiro, Cohybra (Waze Química), entre outros, além de atender as outras empresas do Grupo MF Rural e também fazer gestão de campanhas com Ministério do Meio Ambiente, Caixa Econômica Federal e Bradesco.
Renato cita alguns cases de sucesso criados pela agência para esses clientes, como o projeto desenvolvido para ENEL Brasil, a maior empresa privada do setor elétrico brasileiro, que atende os estados do Rio de Janeiro, Ceará, Goiás e São Paulo.
Na época, a empresa assumiu a distribuição de energia elétrica no estado de Goiás, porém herdou uma estrutura completamente sucateada que sofria com constantes faltas de energia, afetando principalmente os produtores rurais.
Apesar de já possuir um plano de recuperação, contando inclusive com tecnologia de ponta, a Enel encontrava dificuldades em divulgá-lo, especialmente aos seus clientes do setor rural. Coube à MF PLAY a missão de desenvolver a estratégia para que a Enel chegasse de fato aos seus destinatários.
Foi então que surgiu o programa Energia no Campo que levou a “Caravana da ENEL” às regiões mais distantes de Goiás, justamente as mais prejudicadas com o problema. Foram realizados encontros com grupos de produtores de diferentes comunidades, momentos em que a Enel ouvia as reivindicações e, posteriormente, apresentava o plano de recuperação para cada localidade.
A MF PLAY também ficou responsável por elaborar infográficos dos cronogramas de recuperação (por região) que seriam apresentados nas reuniões, divulgados nas redes sociais da empresa, além de ficarem disponíveis no site oficial da Enel.
O programa foi um sucesso, levando a empresa a estreitar laços com seus consumidores e a prestar outros serviços à comunidade a cada encontro por meio da disponibilização de atendimento móvel, realização da troca de lâmpadas e de geladeiras por modelos mais econômicos, dentre outras ações. Todas as ações foram relatadas em artigos publicados no blog MF Magazine.
Campanha Negócios Infinitos
A criatividade é um dos diferenciais da agência MF PLAY. Roberto Lucas cita a campanha Negócios Infinitos, que teve o propósito de mostrar a importância da plataforma de marketplace do MF Rural na vida de quem é ligado ao setor rural.
A campanha se baseou no origami, arte milenar japonesa de dobradura que consiste na criação de objetos e formas a partir de um pedaço de papel quadrado, sem cortá-lo. Mas, o que isso tem a ver com o agronegócio?
A MF PLAY provou que tem tudo a ver! As dobraduras remetem à rusticidade do meio rural e retratam de forma criativa e acessível os personagens do setor. Dessa forma, trazendo histórias reais de clientes da plataforma, a agência demonstrou como o produto pode ir longe com os anúncios realizados no site do MF Rural.
O projeto foi transformado em vídeos institucionais, inclusive com um jingle criado pela própria agência, ressaltando a importância da plataforma de marketplace ao agronegócio e a sua capacidade de gerar uma cadeia de negócios infinitos no meio rural. Confira no vídeo abaixo:
MF Pago: encontro entre comprador e vendedor
Outra estratégia de campanha para o grupo MF Rural foi na criação do MF PAGO – o novo gateway de pagamento do agro. O objetivo foi atender o homem do campo em suas mais específicas necessidades financeiras e simplificar a vida de quem deseja comprar ou vender um produto rural.
Com objetivo de lançar esse novo produto, a agência MF PLAY criou uma plataforma seguindo o conceito da marca do grupo: “Comprador e vendedor. A gente promove o encontro”.
Ao acessar o site, o usuário escolhe se deseja vender ou comprar e é direcionado ao conteúdo relativo à sua opção e, ao final, convidado a fazer o seu cadastro. Em minutos, o usuário estará apto a vender ou comprar os produtos por meio da plataforma, contando com o selo MF PAGO.
Canais de comunicação do grupo MF Rural
Além de campanhas personalizadas e estratégias de marketing, a agência MF PLAY também cuida dos canais de comunicação do grupo, levando informações de qualidade ao homem do campo por meio de artigos sobre agricultura, pecuária, leilões a serem realizados e demais assuntos pertinentes ao agro.
Nesse sentido, foram criados os blogs MF Magazine e MF Leilões. O primeiro traz dicas sobre agricultura, pecuária, gestão agrícola e demais assuntos ligados ao homem do campo, enquanto o segundo traz informações a respeito dos leilões on-line e conhecimentos sobre manejo animal.
“Seja qual for o desafio, do on ao off, a MF PLAY desenvolve um plano sob medida para sua empresa“, concluiu Renato Lucas.
Tem interesse em ver seu projeto desenvolvido pela MF Play? Entre em contato conosco.