Conheça a prática de Drip Protection nas lavouras

Conheça a prática de Drip Protection nas lavouras

Drip Protection, em português “gota protetora”, se trata de uma progressão da antiga prática de quimigação.

Enquanto a irrigação tradicional é feita com água pura para manutenção das plantações, a quimigação, por sua vez, é utilizada para aplicação de produtos químicos – como fertilizantes, herbicidas, inseticidas, fungicidas – através do sistema de irrigação, principalmente por gotejamento.

No caso da Drip Protection considera-se uma evolução pois não se restringe aos produtos químicos, utilizando também produtos de origem biológica e orgânica.

Nesse artigo, iremos falar como é a prática de Drip Protection e quais seus benefícios. Confira!

Leia também: Irrigação por gotejamento: como funciona o sistema.

Drip Protection na prática

Em seu conjunto, a Drip Protection conta com canos, filtros, bombas, válvulas e reguladores de pressão, um sistema econômico e prático que garante uma irrigação controlada e eficaz. Nesse sistema, além da água e agentes químicos, são distribuídos também produtos de origem orgânica e biológica por meio de mangueiras flexíveis, que contêm pouca pressão e vazão.

Dessa maneira, a irrigação e aplicação de produtos é feita de forma lenta e mais próxima possível às raízes das plantas, o que otimiza muito mais a operação, eliminando o desperdício de água e produtos, além de aplicá-los exatamente onde é necessário, aumentando sua eficácia.

Para que essa prática funcione, é importante que os produtos utilizados sejam 100% solúveis em água e que tenham registro para esse fim.

Plantio de tomate em estádio inicial, com utilização de sistema de irrigação por gotejamento para aplicação da prática de drip protection
A prática de Drip Protection é uma evolução da irrigação convencional e da quimigação.

Veja também: Fertirrigação: o que é e quais suas vantagens.

Benefícios da prática de Drip Protection

Fazer o Drip Protection tem se tornado cada vez mais comum, pois oferece diversas vantagens em relação aos métodos comuns de pulverização. A seguir, elencamos alguns benefícios dessa prática:

  • Redução de custos: com essa prática, o produtor pode reduzir seus gastos com maquinário e combustível, já que as aplicações dos produtos são feitas no momento da irrigação. O produtor também reduz desperdícios de produtos visto que nessa prática não ocorrem perdas por deriva;
  • Redução de danos nas culturas: os problemas com danos físicos à cultura são reduzidos por conta da menor quantidade das entradas de maquinário nas áreas cultivadas;
  • Redução da necessidade de mão de obra: com a prática da aplicação de produtos via gotejamento é possível reduzir a necessidade de pulverização, por exemplo;
  • Menor compactação do solo: com a redução da entrada de máquinas na área cultivada, consequentemente se reduz a compactação do solo no local, o que proporciona melhor distribuição de água e nutrientes, assim como um melhor desenvolvimento radicular das plantas;
  • Redução dos riscos de contaminação humana: como não se realiza a operação de pulverização nesses casos, os riscos de contaminação do operador são reduzidos. Ainda existe a necessidade de preparação da calda que será aplicada, porém não é dispensado o uso de EPI’s para essa operação;
  • Aplicação a qualquer momento: por meio da prática de Drip Protection o produtor pode aplicar pequenas doses em qualquer hora do dia, independente das condições climáticas ou da umidade do solo. É possível também aplicar doses mais precisas e uniformes;
  • Eficiência no controle de nematoides: alguns estudos têm mostrado que essa prática pode ser uma grande aliada no controle de nematoides. Testes realizados com gotejamento subterrâneo utilizando produtos biológicos resultaram em redução da população de nematoides e aumento da produtividade na área de aplicação.
Plantação com sistema de irrigação por gotejamento
A prática de Drip Protection traz muitas vantagens em sua aplicação.

Tais vantagens transformaram o Drip Protection em um método mais avançado e tecnológico para irrigação e proteção dos cultivos. Diversos experimentos científicos e trabalhos de campo avaliam esse método no dia a dia do campo e constatam seus múltiplos pontos de otimização nas lavouras.

Essas investigações mostram eficácia no controle de pragas, não apenas com produtos químicos na irrigação, como também orgânicos e biológicos. São casos em diferentes regiões do Brasil, que apontam até para 90% de eficácia no controle de pragas pelo Drip Protection, além de uma irrigação eficaz e econômica.

A sustentabilidade também é um ponto de destaque nesse processo, visto que economiza mais água, diminui a contaminação de rios, lençóis freáticos e do próprio solo, pois diminui a perda de insumos por escorrimento superficial.

E então, gostou de saber mais sobre essa prática? Aproveite para ler também nosso artigo sobre irrigação de precisão. Boa leitura!

Post Relacionado