Cuidar da natureza, promovendo ações de respeito e proteção ao meio ambiente, é fundamental para o agronegócio. A agricultura sustentável surge como uma solução ecológica, para a melhoria da gestão e da diversidade das lavouras.
Conheça o funcionamento de uma fazenda sustentável e como criá-la, proporcionando mais ganhos e produtividade à sua propriedade rural.
Responsável por movimentar a economia, além de abastecer o país com insumos, alimentos e serviços agrícolas, o agronegócio é um dos principais setores brasileiros e segue em alta.
De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), as operações relacionadas à agricultura e à pecuária aumentaram 3,81% em 2019 (em relação ao ano anterior) e foi responsável por 21,4% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional no ano passado.
Mesmo com a pandemia do coronavírus, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou previsão de uma safra de grãos que deve bater novo recorde e chegar a 247 milhões de toneladas em 2020. Veja por que o mercado está favorável para a comercialização do produto.
Fazendas sustentáveis são tendência
Fazendo uso de tecnologias que unem a preocupação com a natureza à necessidade de produzir mais com baixo impacto ambiental e segurança, as fazendas sustentáveis são opções viáveis e promissoras, em ampla expansão no país.
A gestão de uma fazenda sustentável é baseada em três pilares: ambiente, economia e sociedade. A partir de práticas ecologicamente corretas, deve-se prever a valorização dos princípios éticos de toda a cadeia produtiva, equilibrando as relações do mercado com o respeito às pessoas e ao planeta.
Neste sistema, a propriedade utiliza a água, o solo, a fauna, a flora e a biodiversidade como alicerces, promovendo ações que promovam a redução da poluição, do consumo de água e de energia, do uso de adubos químicos, fertilizantes e pesticidas, entre outras atitudes sustentáveis.
No vídeo abaixo, veja o exemplo de uma fazenda modelo em sustentabilidade em Rondônia. Proprietário está apostando no sistema de integração lavoura-pecuária (ILP) para renovar a pastagem, recuperar o solo e, consequentemente, melhorar a produtividade e a lucratividade de sua propriedade rural:
Fonte: Embrapa.
Boas práticas na agricultura
Impactos ambientais na agricultura e na pecuária podem gerar problemas, além de maiores custos em ciclos produtivos incompletos. Ações concretas de sustentabilidade podem tornar o agronegócio mais lucrativo, possibilitando o reuso de matérias-primas e renda extra com subprodutos pós-tratamento.
Para que uma fazenda seja sustentável, deve-se realizar boas práticas, tornando seus processos mais eficientes e menos agressivos ao meio ambiente. As iniciativas ecológicas abrangem:
- Coleta seletiva ou reciclagem de materiais: o descarte incorreto de produtos, embalagens e outros resíduos podem contaminar o solo e os lençóis freáticos, trazendo prejuízos para a região. O lixo orgânico também pode ser eliminado, por meio de compostagem;
- Reaproveitamento da água da chuva: pode-se criar um sistema para recolher, guardar e abastecer a lavoura, economizando o recurso, inclusive para abastecimento da propriedade em períodos de seca.
Uso consciente do solo
As rotinas de uma fazenda sustentável também envolvem ações relacionadas à redução de emissões de gases de efeito estufa, recuperação de florestas com mudas nativas, conscientização e educação, entre outras.
Com relação ao solo, podem compreender:
- Rotação de cultura e pasto: ameniza o desgaste do solo, optando-se pelas culturas mais adequadas à realidade do local, ganhando mais produtividade;
- Sistemas integrados: a propriedade funcionará como um organismo vivo, com diversas atividades coexistindo (lavoura, pecuária e floresta). Haverá mais eficiência com o plantio de culturas e árvores correlacionadas, fomentando a maior produção e biodiversidade;
- Conservação do terreno: soma-se à utilização de máquinas e agroquímicos outras iniciativas, como semeadura em contorno, introdução do plantio direto e o terraceamento agrícola.

Autossustentabilidade energética
Por meio de uma gestão eficiente e planejada, é possível fazer com que uma fazenda se torne sustentável energeticamente. A eficiência neste quesito também pode partir de soluções de iluminação e ventilação.
Ainda é possível economizar com energias limpas e renováveis, como painéis fotovoltaicos. Eles permitem o uso da energia térmica do sol, transformada em energia elétrica.
Já a biotecnologia oferece inovação na agricultura, resultando em melhorias na qualidade e na produtividade dos alimentos, como grãos mais resistentes, nutritivos e saborosos. A engenharia genética ajuda a selecionar o gado, reduzindo o gás metano emitido na atmosfera.
Investir em pastagens é uma opção rentável. O bom manejo do solo ajuda a eliminar alguns impactos negativos desta atividade econômica no meio ambiente, gerando economia e maior receita.
Outra possibilidade é incluir o manejo integrado de pragas nas plantações de sua fazenda. Ele usa insetos para este controle por feromônios (hormônios sexuais) e adubos verdes, que ainda colaboram para maior filtragem do solo e irrigação em áreas férteis, beneficiando a agricultura.
A rastreabilidade de animais do nascimento ao abate também auxilia na segurança alimentar. Dessa forma, pode-se identificar a origem da carne e os processos que foram empregados na sua elaboração.
Como criar uma fazenda sustentável
Colocando em prática algumas das ações sustentáveis citadas, é possível transformar uma fazenda tradicional em autossustentável. Pode-se atender com este modelo tanto a agricultura como a pecuária, ampliando sua lucratividade de forma rápida e eficaz, abastecendo a comunidade do seu entorno.
A escolha das soluções dependerá de cada agronegócio. Um diagnóstico detalhado poderá mostrar quais as melhores tecnologias para a criação de uma nova concepção de produção de alimentos e energia sustentável.
O processo de mudança na fazenda é gradativo, dependendo de como as medidas serão postas em prática. Algumas atividades se tornarão mais complexas na propriedade. Por isso, planeje estrategicamente o funcionamento de todas as rotinas.
Esteja atento à legislação e às normas do setor, atendendo todos os requisitos legais. Garanta que os colaboradores estejam capacitados, seguindo boas práticas agrícolas de produção.
O uso de Inteligência Artificial ou Internet das Coisas ajuda a melhorar a produtividade e o faturamento do agronegócio. O monitoramento de dados em tempo real com sensores, GPS e drones pode gerar informações que auxiliem na decisão da melhor hora de plantar ou colher, por exemplo.
As práticas sustentáveis poderão estimular outros fazendeiros a seguir o mesmo propósito, incentivando o cooperativismo. Com este modelo, pode-se ter acesso a incentivos governamentais, como facilidade de créditos e até isenções fiscais.
O projeto de sustentabilidade também pode ser implantado na agricultura familiar. No vídeo abaixo, veja um exemplo de diversificação e responsabilidade ambiental:
Fonte: Epagri Vídeos.
Uma fazenda tem muito a ganhar adotando um projeto sustentável, que promova a consciência ecológica. À medida que as ações passam a funcionar, geram a reciclagem natural de recursos, colaborando com todo o ecossistema.
Veja também: Como preparar sua fazenda para venda