Deriva na pulverização: veja como evitar

Deriva na pulverização: veja como evitar

A deriva na pulverização (conhecida como spray drift) se tornou um fator de grande preocupação entre os que atuam na área uma vez que pode causar danos ao meio ambiente. Ela causa desperdícios dos defensivos, perda financeira e de produtividade.

A deriva é um dos principais complicadores na pulverização e, dessa maneira, exige muita atenção e técnica no sentido de minimizar as operações.

Isso porque os defensivos agrícolas utilizados atualmente costumam ser muito mais ativos e, qualquer falha na aplicação, pode afetar os animais, o homem e o próprio ambiente em torno da área.

 Em um webinar promovido pela Corteva Agriscience, o engenheiro Agrônomo e Doutor em Tecnologia de Aplicação, Rodolfo Chechetto, observou que “a aplicação errada sugere falar em perdas de qualidade na lavoura e prejuízos ao meio ambiente, menos rentabilidade, segurança alimentar”.

Por este motivo, prevenir esta deriva é um ato mais do que necessário. Está relacionado também em saber como aplicar os defensivos agrícolas corretamente e o manejo correto dos equipamentos durante esta operação. É o que iremos mostrar neste artigo.

Esteja preparado e informado antes da pulverização

Os defensivos agrícolas são responsáveis pelo controle das pragas que prejudicam a lavoura, garantindo a saúde das plantas. O seu uso permite a sustentabilidade da produção agrícola, que mantém o Brasil como um dos maiores produtores e exportadores de alimentos do mundo.

Pulverização de lavoura tendo a deriva como preocupação
A pulverização das lavouras com defensivos evita o ataque de pragas. Mas, se não for feita da maneira correta, há o risco de ocorrer a deriva.

Todavia, o produtor rural e seus funcionários devem manter atualizados os métodos de aplicação atualizados e ao mesmo ler o rótulo do produto químico a ser utilizado na lavoura, seguindo todas as instruções.

Caso tenha alguma dúvida, pergunte à um profissional da área ou o próprio fabricante antes de iniciar a aplicação dos defensivos agrícolas. As etiquetas dos produtos fornecem detalhes da empresa e, assim sendo, você pode contatá-la, visando obter as informações complementares.

Utilize o equipamento correto para evitar a deriva na pulverização

Selecione os equipamentos recomendados pelo fabricante do produto no seu uso e mantenha-os calibrados de maneira adequada, garantindo que o seu pulverizador trabalhe com eficiência e economia na utilização dos defensivos agrícolas.

Além disso, a calibração regular é indispensável no sentido de que seja aplicada a quantidade certa de produto químico e não ocorra uma dispersão do material – dando origem, certamente, à deriva.

Saiba como o vento pode impactar na pulverização

O vento pode atrapalhar consideravelmente a pulverização. Por este motivo, é importante ter em mente que os objetivos de qualquer aplicação são equilibrar a produtividade, eficácia e evitar o movimento dos defensivos agrícolas fora do local indicado.

Pulverização de acordo com o clima
É preciso ficar atento principalmente quanto às condições de vento, no momento da aplicação, visando evitar a deriva na pulverização.

Assim, é preciso encontrar um intermediário funcional entre controlar a deriva e não sacrificar a cobertura e a eficácia dos defensivos agrícolas. Por esta razão, pulverize em baixas velocidades de vento (de 3 a 10 mph) e considere que, em geral, este fator é menos problemático no início da manhã ou no fim da noite.

Contudo, fique atento. Há alguns rótulos que indicam aplicações dos dos defensivos agrícolas uma hora após o nascer do sol até duas horas antes do pôr do sol e, com isso, ajudar na redução dos problemas de deriva, enquanto outros recomendam um período diferente. Portanto, atente-se também ao que recomenda o fabricante do produto.

Outros fatores ambientais que podem causar a deriva na pulverização

Além do vento, como citamos acima, a deriva na pulverização pode ocorrer por outros dois fatores ambientais: a temperatura e a umidade do ar.

Esses dois fatores atuam de forma combinada, acelerando a evaporação dos compostos voláteis das gotas. Ficando mais “leves”, essas gotas são arrastadas pela ação do vento.

Elas podem atingir uma área vizinha ou mesmo uma fonte de água, próxima ou distante do local de aplicação do produto.

Considere o tamanho do bico e a pressão

Qualquer mudança feita no sistema de pulverização, como a seleção do bico e a pressão desta ação, pode impactar no tamanho da gota e, consequentemente, no potencial de ser formada ou não uma deriva durante a aplicação dos defensivos agrícolas.

Pulverização com detalhe dos bicos
O tamanho do bico na aplicação é outro fator que pode influenciar na pulverização dos defensivos agrícolas e levar à deriva.

Diante deste cenário, os inúmeros bicos existentes no mercado podem produzir diferentes tamanhos de gotas, de acordo com as pressões aplicadas.

Por exemplo, um bico pode produzir gotículas médias em baixa pressão e evitar a deriva; ou gotículas finas em pressões mais altas e conseguir uma boa cobertura. Logo, muitos ficam em um dilema de qual escolher.

Na maioria dos casos, os defensivos agrícolas devem ser aplicados através de bicos que produzam gotas médias a grossas.

Contudo, visando acabar com a dualidade, os modelos mais novos estão sendo projetados com efeito de terem pressões mais altas, a fim de dar uma boa cobertura de pulverização. E, ainda assim, conseguirem reduzir a deriva simultaneamente.

Preste atenção à altura e velocidade da barra de pulverização dos defensivos agrícolas

Certifique-se de usar bicos com ângulos iguais ou maiores a 110º. Isso permitirá que a barra fique mais baixa e, assim sendo, vai garantir que o padrão de pulverização e a sobreposição adequada sejam mantidos.

Velocidade na aplicação de defensivos
Depois de certificar-se sobre a qualidade dos bicos, fique atento na questão da altura e velocidade da barra de pulverização e, com isso, evitar a deriva.

Tenha em mente que, para uma barra com espaçamentos de 50 centímetros entre os bicos, é interessante estabelecer uma altura de 60 centímetros ou menos do dossel.

Outro detalhe importante é reduzir a velocidade de solo do pulverizador para menos de 10 mph. Afinal, as velocidades mais rápidas farão com que a barra salte e acabe ocorrendo um vórtice de pulverização. Isso acaba enviando gotas mais altas no ar e causando a deriva.

Tenha cuidado com as áreas ao entorno: evite a deriva na pulverização

Por mais que tenha cuidado para evitar a deriva, é importante identificar se existem áreas sensíveis ao redor de onde pretende realizar a pulverização, como riachos, habitações e outras culturas sensíveis aos defensivos agrícolas.

Pulverização sem desperdícios
A pulverização deve abranger apenas a área pré-determinada com o propósito de evitar contaminações e desperdícios dos defensivos agrícolas.

Uma vez que haja, de fato, estes ambientes, avise ao operador de pulverização sobre estes locais e não deixe de informar seus planos com vizinhos e demais pessoas que poderão ser influenciadas por essa operação.

Lembre-se: uma boa comunicação pode, muitas vezes, evitar reclamações e prevenir mal-entendidos ou conflitos desnecessários entre os indivíduos que estão no entorno da região.

Conclusão

Portanto, como mostramos no artigo, o produtor rural deve ficar muito atento ao aplicar os defensivos agrícolas em suas lavouras no sentido de evitar a ocorrência da deriva.

Confira um resumo das dicas mais importantes:

  • Regulagem do pulverizador é indispensável com o fim de obter uma boa aplicação;
  • Peso e diâmetro de gotas;
  • Fique atento às condições climáticas durante as aplicações de defensivos;
  • Adjuvantes para evitar a deriva de defensivos agrícolas;
  • Escolha corretamente a ponta de pulverização;
  • Pressão adequada, altura da barra e cobertura;
  • Siga a bula dos produtos para garantir o uso correto e seguro;
  • Selecione ingredientes ativos ou formulações não voláteis ou de baixa volatilidade.

No vídeo abaixo, confira a melhor tecnologia de aplicação, com objetivo de evitar a deriva:

Fonte:NN Produtora.

Precisa de ajuda? Entre em contato com o MF Rural

Agora que você já sabe os perigos da deriva na pulverização e descobriu como resolver este problema, que tal encontrar todos os produtos que precisa à esta prática no MF Rural?

O nosso marketplace de agronegócio é voltado, especialmente, para realizar o encontro entre vendedores e compradores do segmento, facilitando a disponibilidade de mercadorias e serviços que facilitem a prática de todos os envolvidos.

Acesse o nosso site e faça a busca de todos os produtos que necessita, deixe um número para contato e, claro, não deixe de conferir todos os artigos disponibilizados na nossa página.

Aqui, você não apenas tem acesso às melhores mercadorias, como também às principais informações. Estamos te esperando!

Confira também: uso de drones na pulverização de lavouras será regulamentado. Boa leitura!

Post Relacionado