A venda de uma fazenda é uma operação relativamente complexa por se tratar de uma negociação muitas vezes milionária. Quanto mais hectares ela tiver, mais cara será.
É por isso que negociar a venda de uma fazenda requer alguns conhecimentos básicos, bem como a adoção de estratégias inteligentes para tornar sua propriedade atrativa, capaz assim de receber propostas lucrativas e dentro do valor que você espera.
Ciente disso, montamos este conteúdo para apresentar algumas técnicas básicas e pontuais que podem lhe ajudar nessa empreitada. Confira:
Verifique a documentação da propriedade
Uma das primeiras coisas que precisa fazer para preparar sua fazenda para venda é verificar se a sua documentação está regular junto às autoridades competentes (órgãos públicos, como prefeitura, Incra, etc.).
Isso significa dizer que deve realizar um levantamento completo de dados que relacionados com a sua propriedade, visando não só de verificar se a documentação está em dia, mas também para não ser pego de surpresa por um potencial comprador, ficando, dessa maneira, em desvantagem na hora da negociação.
Hoje, é possível, se for o caso, contratar um serviço de due diligence, o qual é feito geralmente por um profissional especializado em Direito Imobiliário. Trata-se de um procedimento que consiste em realizar um levantamento de dados sobre a propriedade para verificar se a venda é, naquele momento, um bom ou mal negócio. Esse serviço pode ser contratado tanto por quem deseja vender como para quem pretende comprar um imóvel, a exemplo de uma fazenda.
O profissional especializado nesse tipo de serviço emite, ao final do levantamento das informações, um parecer com os resultados que ele encontrou, bem como com sua opinião em relação ao negócio.
Entenda mais sobre due diligence no vídeo abaixo:
Fonte: Professor Jacoby
Organize a fazenda para a venda
Verificada a documentação da sua propriedade, e ciente de que tudo está regular como você esperava, é hora de organizar a fazenda para prepará-la para a venda.
Em outras palavras, é importante que organize a propriedade, realizando, se necessário, a limpeza do local e o que mais for necessário para que ela se torne mais atrativa aos olhos de quem deseja adquiri-la.
Diante dessa necessidade, vale a pena contar com a ajuda de profissionais especializados em limpeza de propriedades como fazendas, pois eles podem otimizar esse processo e, dessa maneira, facilitar a venda do local.
A organização de sua fazenda é importante porque inevitavelmente os potenciais compradores desejarão visitá-la, com o objetivo de conhecer as condições em que ela se encontra. Portanto, a estética ajuda a convencer que o imóvel é um negócio rentável.
Entenda o perfil do seu potencial comprador
É também essencial que conheça bem o perfil do seu potencial comprador, ou melhor, do potencial comprador de sua propriedade.
Como sabemos, diferentes tipos de pessoas podem ter interesse na compra de uma fazenda, como, por exemplo, aquelas pessoas que desejam sair da vida urbana para viverem em um local tranquilo, capaz de despertar nelas o sentimento de paz.
Do mesmo jeito que existe esse perfil de comprador, há também aquele que busca comprar uma propriedade rural para transformá-la em um negócio rentável, com a plantação de lavouras ou a criação de animais, como gado, galinhas, suínos, peixes, etc.
Ter ciência do perfil de comprador que deseja alcançar é fundamental porque orienta sua estratégia de captação, com a criação de estratégias de marketing eficientes e bem direcionadas, como anúncios e descrição de venda.
Por exemplo: se a fazenda estiver a venda por um valor de, digamos, R$ 4 milhões, provavelmente esse tipo de propriedade poderá interessar à empresas, que poderão comprá-la para expandir os seus negócios. No entanto, nada impede que uma pessoa física realize a compra. Todavia, as chances são menores quando comparadas ao contexto anterior.
Conheça bem a região onde a fazenda está inserida
Preparar a fazenda para a venda não é algo tão simples, pois requer esforço para mostrar ao potencial comprador que ele está prestes a fazer um excelente negócio.
É por isso que deve conhecer perfeitamente a região onde a propriedade se encontra. Assim fica mais fácil para destacar os atrativos que o local oferece, como acesso rápido, estradas pavimentadas ou proximidade à cidades, se for o caso.
Afinal, se o potencial comprador for dono de uma empresa, certamente isso fará toda a diferença no momento de negociação, pois ele estará fazendo tal aquisição provavelmente para expandir seus investimentos.
Outro ponto que deve destacar, ainda com relação a esse tema, é o solo da região. Há regiões em que não favorecem à agricultura, mas podem ser ótimas para criação de gado. Outras, no entanto, possuem terras férteis, possibilitando resultados melhores no que diz respeito ao plantio de lavouras, como soja, milho, cana-de-açúcar ou mandioca.
Tire fotos de qualidade e estratégicas da fazenda e as coloque em anúncios
Uma fazenda é geralmente vista como um local bonito, capaz de prometer paz e tranquilidade para quem a adquirir, se esse for o objetivo.
Então, é essencial que consiga traduzir isso nas fotografias que tirar de sua fazenda, para que dessa maneira ela se torne mais atrativa na visão do potencial comprador.
Antes de visitar sua propriedade para conhecê-la pessoalmente, o potencial comprador, primeiro, terá contato com as fotos que você tirou. É por isso que é essencial caprichar nas fotografias, pois elas é que irão encantar o potencial comprador, fazendo com que sinta o desejo de marcar uma visita para conhecer melhor a propriedade e, quem sabe, fechar negócio, fazendo com que você alcance o seu objetivo.
As fotos que tirar de sua propriedade podem ser usadas em plataformas de anúncios de venda de propriedades rurais e urbanas. No anúncio, capriche não apenas nas imagens, mas também na descrição de venda. Para isso, relacione os principais atrativos da fazenda, com o objetivo de despertar o desejo de compra no potencial comprador.
Como vimos, vender uma fazenda com agilidade requer a adoção de algumas técnicas e estratégias para torná-la atrativa, de maneira a despertar a atenção de potenciais compradores.
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