Quem já não ouviu dizer que o dia só começa ao tomar uma boa xícara de café, que um bom dedo de prosa começa ao redor de uma mesa de café ou ainda que sentir o cheirinho de café até melhora o humor? Não tem como começar o dia sem café, porém não somente pela manhã.
Tomar um café quentinho é um grande prazer para quem aprecia a bebida. O gosto tem ganho inúmeros apreciadores que incorporaram o produto à sua vida.
Não está somente no gosto do brasileiro, mas ganhou o mercado externo conquistando novos públicos e inovando a cada dia.
Muito se fala sobre os benefícios do café entre eles destacamos:
- Acelera o metabolismo e queima calorias;
- Aumenta a expectativa de vida;
- Diminui o risco de depressão;
- Fortalece a memória, garante mais atenção ao volante;
- Fortalece o coração, diminui o diabetes, alivia os sintomas do mal de Parkinson;
- Protege contra o Alzheimer entre outros benefícios.
Como desfrutar de tudo o que o café proporciona? Ter um produto final de qualidade que traduza seu frescor, aroma e sabor e ainda garanta sua segurança alimentar.
Processo de produção de café
Conhecer o processo pelo qual o café passa é importante para se conheça os cuidados e a dedicação dispensada a cada uma delas e tudo começa pela escolha da(s) variedades a serem cultivadas.
Assim que escolhida (as) a(as) variedade (es) inicia-se a busca pela aquisição de mudas para iniciar o plantio, que seja oriunda de viveiros próprios ou de terceiros.
Caso as mudas sejam compradas, sua aquisição deverá ser realizada mediante:
- Notas fiscais de compra e venda de sementes e mudas;
- Cópia do Certificado de Sementes ou Mudas ou de Termo de Conformidade da semente ou da muda em comercialização;
- No transporte, transitar com a Permissão de Trânsito Vegetal – PTV, quando a legislação assim determinar.
São meios para comprovar e atestar a qualidade das mudas e que a produção foi realizada por meio de frutas sadias e produtivas. A partir dessa escolha seguem os demais processos:
Plantio
É necessário preparar o solo – garantir que receba o cuidado adequado. As plantas precisam ser tratadas – regadas e fertilizadas constantemente, para garantia de que recebam todos os nutrientes responsáveis pela sua alta qualidade.
Colheita
Para que o café seja de extrema alta qualidade, é necessário que sejam colhidos apenas os frutos que já estejam completamente maduros.
Ao iniciar-se a colheita do café, todos os cuidados devem ser tomados, a fim de preservar a qualidade dos frutose sua integridade;
Secagem
Poderá ser a tradicional (secados ao sol) ou com secadores (máquinas) que otimizam o tempo da remoção dos restos das cascas e polimento dos grãos.
Torra do café
É a parte mais importante do processo todo, pois só após o grão ser torrado é que ele mostra as características que o distinguem na hora de beber.
Moagem
A moagem pretende reduzir os grãos de café a pó. Se o café for preparado logo após esse processo, terá um aroma e um sabor ainda mais intensos.
Preparo
Há inúmeras formas de preparar o café. O consumidor pode realizá-lo de diferentes formas: em grãos moídos ou em capsulas utilizando diversas técnicas.
O mercado exige atualmente café de qualidade, muitas vezes pagando a mais por essa qualidade.
Produção de café com qualidade
Portanto, os cuidados na pré-colheita, colheita, preparo, secagem, armazenamento e beneficiamento, são muito importantes pois estas complementam todas as demais realizadas durante o ciclo produtivo da cultura, buscando a obtenção de um café de qualidade.
A busca do produtor é garantir ao consumidor qualidade e segurança alimentar com base no respeito à seu público.
Confira também as principais regiões produtoras de café no Brasil.