O limão, fruto originário da Ásia, apresenta mais de 70 tipos distribuídos por todo o mundo.
No Brasil, temos quatro tipos de limão entre os mais consumidos: o taiti, galego, siciliano e cravo.
Dessa forma, no contexto geral, o fruto do limoeiro pode ser utilizado para diversas funções, desde o consumo da fruta, tempero de saladas e de alimentos, até como produto para remover manchas.
Por isso, ele “sai na frente” de outras frutas quando se trata de multifuncionalidade e benefícios.
Veja algumas de suas utilidades:
- Temperar saladas, carnes ou outros alimentos;
- Preparação de molhos, massas e temperos caseiros;
- Preparação de sucos, limonada, drinques e até mesmo a ‘famosa’ caipirinha;
- Com a casca é possível preparar chás, assim como acrescentar em receitas doces e enfeitar pratos requintados;
- Clarear banheiras, pias e superfícies semelhantes;
- Tirar odores fortes de ambientes;
- Tirar sal do feijão;
- Auxilia na conservação de frutas.
Benefícios do limão para a saúde
A fruta é rica em vitamina C, minerais e antioxidantes. Aliás, ela também funciona como “detergente natural” para o organismo, ajudando a diminuir as chances de acúmulo de gordura, prevenindo doenças e auxiliando no emagrecimento saudável.
Confira mais benefícios dessa fruta:
- Previne e combate ao câncer;
- Tem efeito antibiótico;
- Fortalece as defesas do organismo;
- Auxilia no bom funcionamento dos rins;
- Controla a pressão arterial;
- Melhora o funcionamento do sistema digestivo;
- Alivia dores no dente e na gengiva.
Tipos de limão
Agora que você conhece um pouco mais da fruta e seus benefícios, saiba mais sobre os tipos de limão e mais sobre seus usos.
Limão taiti
Liderando o ranking de comercialização no Brasil, o limão-taiti é um dos tipos de limão mais conhecidos no Brasil e em todo o mundo.
Com efeito, essa fruta é suculenta, tem poucas sementes e um sabor mais “adocicado”, perfeito para fazer a famosa caipirinha e doces no geral, bem como usada para temperar saladas.
Sua característica física apresenta formato mais arredondado e casca lisa. Da mesma forma é bastante utilizado para amenizar odores fortes e pode ser a matéria-prima de chás com finalidade medicinal.
Limão galego
Neste tipo de limão, a lima é mais ácida e sua aparência traz casca mais fina, formato arredondado e uma cor verde clara.
O tamanho é menor e geralmente é utilizado para fins culinários, como preparação de drinques, doces (principalmente o sorvete), suco e molhos.
Limão siciliano
Conhecido por fazer parte de receitas mais requintadas, como por exemplo massas e risoto, o limão siciliano é o mais antigo do mundo e também considerado o “limão verdadeiro”.
Essa espécie tem um formato mais alongado e a casca tem coloração amarela e é bem grossa. Sua acidez é concentrada, não é tão suculento, todavia é um dos tipos de limão mais utilizado na cozinha e na preparação de licores.
Limão cravo
Esse não é o único nome dele, você pode encontrar como limão caipira ou limão rosa, pois se trata de uma espécie cruzada entre limão e a tangerina. Sua aparência traz uma casca alaranjada e semelhante a uma pequena laranja.
Porém, o sabor é único, sendo muito usado para marinar carnes. Ele possui alto teor da vitamina C, mas não é tão utilizado como os demais tipos da fruta.
Como diferenciar os tipos?
Veja no vídeo abaixo as diferenças entre os principais tipos de limão encontrados no Brasil.
Portanto, nesse artigo procuramos apresentar os tipos de limão mais conhecidos no Brasil e suas utilizações, principalmente na culinária e na sua saúde.
Inegavelmente, o limão é uma boa opção de fruta para plantio em chácaras e pomares. Confira também nosso artigo sobre as variedades que podem ser cultivadas nessas áreas.