Plantio consorciado: como funciona e seus benefícios

Plantio consorciado: como funciona e seus benefícios

Plantio consorciado, uma técnica que permite cultivar duas ou mais variedades agrícolas numa mesma área, é uma excelente opção para o agricultor brasileiro.

Assim, é possível otimizar o uso dos recursos ambientais, como nutrientes, água e radiação solar, uma vez que as espécies de plantas possuem ciclos de crescimento diferentes. Além da questão ambiental, existe a perspectiva de mais lucros.

Neste texto, você entenderá o que é o plantio consorciado, como ele funciona, quais os seus benefícios e como aplicar essa nova técnica na sua fazenda!

Para conferir tudo isso, continue a leitura!

O que é o plantio consorciado?

Como dissemos na introdução do texto, com o plantio consorciado o agricultor tem condições de plantar simultaneamente duas ou mais variedades agrícolas, na mesma área.

A semeadura e o plantio não necessariamente precisam ocorrer na mesma época. O importante é que as espécies oferecem vantagens umas às outras.

Assim, evita usar uma área agrícola para plantar apenas um tipo de alimento, para só depois mudar a sua safra. Dessa maneira, utiliza-se esse espaço de forma mais inteligente, para abrigar duas ou mais culturas.

Essa técnica acaba sendo uma boa alternativa para aumentar a renda do agricultor, pois terá condições de vender o ano todo. É que diferentes espécies agrícolas conseguem se desenvolver em variadas épocas do ano, garantindo um lucro maior.

Para se ter uma ideia da importância desse sistema, recentemente o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou portarias  260 a 287 estabelecendo o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), ano-safra 2020/2021, para o cultivo do milho consorciado com braquiária de 2ª safra.

O objetivo é indicar períodos de menor risco para o plantio, reduzindo a probabilidade de ocorrerem problemas relacionados a eventos climáticos não desejáveis.

Dessa forma, permite ao produtor identificar a melhor época para plantar, levando em conta a região do País, a cultura e os diferentes tipos de solos.

Combinações que podem ser feitas

Existem diversos tipos de combinações que podem ser feitas pelos produtores brasileiros, como o plantio de tomate e coentro, já que a erva atua como um repelente natural para as pragas da fruta.

De acordo com os pesquisadores da Embrapa, Luciana Marques de Carvalho e Miguel Michereff Filho, espécies que têm essa relação são conhecidas como plantas companheiras.  Eles realizaram um estudo sobre os efeitos da consorciação do tomateiro com plantas aromáticas na produtividade.

Milho e feijão caupi ou milho e braquiária também são combinações poderosas para a sua propriedade rural. Eles podem ser produzidos e ambos os alimentos tenham uma qualidade superior.

Plantio consorciado de milho com braquiária
Plantio consorciado de milho com braquiária é um exemplo de plantio direto, garantindo maior também produtividade.

O consórcio de plantas não é algo novo. É uma prática realizada há muito tempo para conseguir aproveitar melhor o solo, bem como conseguir comercializar uma grande quantidade de produtos.

Acima de tudo, as plantas podem ser semeadas ou cultivadas ao mesmo tempo, ou em períodos distintos, considerando as características de cada uma e o que se espera com esse tipo de prática.

A seguir, você entenderá melhor como o plantio consorciado funciona, bem como os benefícios dessa técnica para o agricultor e também para as próprias culturas que serão cultivadas na propriedade rural.

Como funciona o plantio consorciado?

Como explicamos, primeiro o produtor precisa escolher quais serão os tipos de culturas que serão plantadas em conjunto. Dessa forma, elas conseguirão “se ajudar” para se desenvolver naturalmente.

Depois, é necessário escolher o local em que elas ficarão, avaliando se é melhor deixar um espaço maior para uma determinada cultura ou se ambas serão plantadas em áreas de mesmo tamanho.

Em seguida, é preciso manter os cuidados necessários e específicos de cada cultura, para que assim, elas consigam crescer.

Na hora da colheita, ambos os alimentos devem ser retirados separadamente e vendidos ou então sendo levados para suas determinadas finalidades.

Não existe um limite certo de plantas que podem ser consorciadas, nem mesmo culturas que são proibidas de serem cultivadas juntas.

Lavoura após colheita
Outro detalhe no plantio consorciado é quanto a colheita: deve ser feita separadamente.

O ideal é pedir ajuda à um agrônomo ou mesmo buscar experiências de outros produtores rurais para encontrar a junção perfeita da sua fazenda.

Enfim, é preciso tomar alguns cuidados com certas culturas em conjunto, já que uma pode absorver os ingredientes da outra, inclusive sol e água, devido as diferentes necessidades de cada uma.

Quais os benefícios do plantio consorciado

Agora que você entendeu um pouco mais sobre o que é o plantio consorciado e como ele é feito, está na hora de conferir alguns dos benefícios que essa técnica pode trazer para o produtor rural.

Permite uma interação benéfica entre as espécies cultivadas

O primeiro benefício é que a prática oferece uma interação positiva entre as espécies, permitindo com que elas se ajudem a crescer de maneira forte e saudável dentro da fazenda.

O consórcio permite otimizar o uso de recursos ambientais. Em algumas situações, um tipo de planta consegue afastar naturalmente as pragas de outra cultura.

Assim, evita o uso de pesticidas e agrotóxicos que podem fazer mal ao meio ambiente e também às pessoas que irão consumir o alimento.

Plantio de amendoim e algodão. Exemplo de plantio consorciado
Outro exemplo de plantio consorciado: lavouras de amendoim e de algodão. O amendoim é uma cultura leguminosa útil para a fixação de nitrogênio.

Além disso, as plantas conseguem oferecer umas às outras um solo hidrogenado. Isso permite com que consigam se fincar mais facilmente ao solo, bem como absorver nutrientes mais rapidamente.

Caso você também utilize a área de plantio para pastagem, após a colheita, os seus animais ainda terão um alimento mais verde e nutritivo de tal maneira que ofereça uma qualidade melhor de carne.

Oferece uma otimização do uso de recursos ambientais

O plantio consorciado ainda permite que os recursos ambientais da fazenda sejam otimizados. Afinal, a água e o adubo utilizados no plantio das culturas renderão bem mais, além de ambos conseguirem fazer o seu papel de proporcionar uma excelente safra agrícola.

Outro detalhe importante é que certas plantas se decompõem ou degradam mais facilmente. Dessa maneira, permite que o solo receba adubo natural mais rápido, fortalecendo o solo e as culturas que ainda estão de pé.

Em muitos casos, o plantio consorciado ainda permite o restabelecimento da fauna nativa do local. Plantas e gramíneas conseguem se desenvolver mais facilmente e podem até mesmo virarem pasto futuramente.

Assim, um dos principais benefícios nos recursos ambientais é pelo fortalecimento do solo.

A área vai receber mais nutrientes, conseguirá reter mais água, não sofrerá com erosão, bem como oferecerá uma maior exploração das raízes, entre outros benefícios.

Outra vantagem do plantio consorciado é que deixará o solo mais nutritivo para as novas culturas que serão plantadas posteriormente. Afinal, poderão ser escolhidas plantas que oferecem um melhor depósito de nutrientes no solo.

Dessa forma, a área de plantio sempre estará com alta qualidade. Assim, não haverá necessidade de utilizar adubos e outras estratégias para que ele volte a ficar saudável para um novo plantio.

No vídeo abaixo, confira como é feito o plantio de milho intercalado com leucena, uma leguminosa originária da América Central, permite maior produtividade para o grão:

Fonte: Dia de Campo na TV.

Poderão ser utilizadas forrageiras

As forrageiras são plantas que, ao se desenvolverem ou serem colhidas, deixam forragens no solo. Elas podem ser absorvidas pelo mesmo e proporcionarem benefícios para a plantação.

Um deles é a diminuição de plantas daninhas. Elas podem atrapalhar o cultivo das plantas ou fazer com que o produtor perca muito tempo retirando-as do solo. Assim, isso deixa a área de plantio mais saudável e otimiza a utilização da mão de obra na fazenda.

Além disso, também é possível fazer a ciclagem de nutrientes. O que foi perdido pela absorção da planta poderá voltar para o solo por meio do “consumo” da forragem. Tudo isso sem a necessidade que essa atividade seja feita manualmente.

Outro benefício dessa prática é que a forragem permite que a terra fique com uma temperatura menor. Dessa maneira, não terá contato direto com o sol e não receberá os seus efeitos.

Como fazer um plantio consorciado eficiente?

Entendendo melhor o que é o plantio consorciado e como ele pode auxiliar a sua fazenda, está na hora de receber algumas dicas de como realizar essa técnica de maneira eficiente e conseguir os melhores resultados.

Escolha as culturas

O primeiro deles é escolher quais serão as variedades agrícolas que serão plantadas em conjunto.

É importante avaliar como essas duas culturas poderão oferecer benefícios umas as outras. Até porque, o contrário também pode acontecer.

Saiba aproveitar a área de plantio

Outro ponto que deve ser levado em conta é o aproveitamento da área para plantio. Algumas espécies precisam de um certo espaçamento entre cada planta para crescerem com qualidade.

Plantio ao mesmo tempo de milho com feijão
Respeitando o espaçamento entre as variedades agrícolas, é possível fazer o plantio de duas ou mais culturas.

Por isso, não é interessante investir em duas culturas que precisam de muito espaço para serem plantadas.

Além disso, plantar as culturas muito próximas pode fazer com que exista o “roubo” de nutrientes. Além disso, as plantas podem se misturar, atrapalhar o seu desenvolvimento, e causar uma safra com qualidade inferior.

Tenha aproveitamento do tempo

É importante, também, trabalhar o aproveitamento do tempo durante o plantio consorciado. Dessa forma, o crescimento de uma planta poderá ajudar no desenvolvimento da outra.

Combine o plantio consorciado com outras técnicas

Além de utilizar o plantio consorciado, o produtor também pode fazer uso de outras técnicas para potencializar ainda mais o seu plantio.

Uma delas são os cordões de contorno: criação de barreiras vegetais ou cercas vivas. Elas são utilizadas para aumentar a diversidade vegetal entre as áreas que estão sendo utilizadas para cultivo.

Árvores plantadas contornando a área de plantio
O uso de cordões de contorno ajudam a diminuir os efeitos indesejáveis do vento sobre plantações agrícolas.

Outra técnica que pode ser aplicada é a de quebra-ventos. Segue a mesma premissa dos cordões de contorno. Mas, são utilizados para minimizar as ações do vento sobre a plantação, que podem causar danos à algumas plantas.

A rotação de culturas também deve se fazer presente. O solo precisa “descansar” e novas plantas necessitarão de diferentes cuidados e necessidades de adubação. Além disso, você também poderá aproveitar melhor os efeitos da estação.

Portanto, o plantio consorciado é uma ótima forma de você ganhar mais renda com a sua fazenda. Ao mesmo tempo, conseguirá ter um solo mais saudável e alimentos de melhor qualidade.

Outra técnica importante para o plantio é a drenagem do solo na agricultura. Solos encharcados podem prejudicar o trabalho em um campo. Confira nosso post.

Para potencializar ainda mais a sua fazenda, você poderá contar com os produtos oferecidos pelos anunciantes do MF Rural! Acesse a nosso site e conheça mais sobre os produtos!

Post Relacionado