Goiaba: saiba como plantar e quais os seus benefícios

Goiaba: saiba como plantar e quais os seus benefícios

Destaque entre as frutas tropicais, a goiaba agrada muito o paladar dos brasileiros. Com polpa e casca bastante versáteis, o fruto da goiabeira apresenta um sabor único, aroma agradável (capaz de ser reconhecido à distância) e elevado valor nutricional.

Originária da América Tropical, a goiabeira ocupa lugar de destaque entre as frutas tropicais brasileiras, estando presente em diversas regiões do país. É uma planta muito resistente e o seu cultivo é considerado relativamente fácil.

A seguir, traremos mais informações sobre a goiaba, quais os seus benefícios à nossa saúde e como plantá-la de forma correta. Permaneça conosco até o final deste artigo. Vamos lá?

Conheça a goiaba e seus benefícios

A goiaba (Psidium guajava L.) é pertencente à família Myrtaceae, que compreende mais de 3 mil espécies de árvores e arbustos, distribuídos em regiões de climas tropicais e subtropicais.

Sendo assim, a goiabeira se adaptou muito bem em diferentes regiões do Brasil, especialmente as que apresentam temperaturas elevadas (média de 25 ºC a 30 ºC) e boa disponibilidade hídrica.

O tamanho da árvore varia entre 3 e 10 metros de altura e o fruto de 4 a 10 centímetros de diâmetro. A goiaba, geralmente, pesa de 100 a 450 gramas e possui casca de coloração verde-clara a amarelo-brilhante.

As flores da goiabeira possuem pétalas brancas e eclodem de forma isolada ou em grupos de dois ou três botões. Dessas flores, surgem pequenos frutos redondos, ovais ou em forma de pera. Essa é a tão apreciada goiaba!

Bastante saborosa e conhecida, essa fruta contém polpa de espessura variável e carnuda, apresentando-se nas cores branca, amarela, rosa ou vermelha. Pode ser consumida in natura, em saladas, sucos, doces, geleias, bolos e também desidratada.

Goiabas sobre mesa de madeira e folhagem de goiabeira ao fundo. A imagem contém uma goiaba inteira de casca amarelada e outra de casca verde, em fatias de diferentes tamanhos, com polpa rosada à mostra.
A goiaba é uma fruta de grande consumo entre os brasileiros, adaptando-se muito bem em diversas regiões do país.

O fruto da goiabeira gera inúmeros benefícios ao nosso organismo, pois contém altas concentrações de vitaminas C, A e do complexo B, bem como teores significativos de potássio, fósforo, ferro e cálcio.

Aliado a isso, a goiaba também é rica em compostos bioativos, tais como o licopeno, um carotenoide que dá a cor vermelha à goiaba e que combate os radicais livres, além de auxiliar na prevenção do câncer e de outras doenças crônicas.

Ademais, essa fruta é fonte de fibras e possui baixa densidade energética, aumentando a sensação de saciedade.

Confira outros benefícios da goiaba:

  • Regula a pressão e ajuda a controlar o diabetes;
  • Combate tosses e resfriados;
  • Contribui para a melhora da aparência da pele, mantendo-a bonita e saudável;
  • Ajuda a reduzir os sintomas de disenteria e gastroenterite;
  • Benéfica à saúde dos olhos, melhorando a visão, devido à presença de vitamina A;
  • Auxilia na saúde do cérebro, por ser rica em vitaminas B3 (estimula a circulação sanguínea) e B6 (preserva as funções neurais).

Dica: pessoas mais sensíveis à resfriados devem optar pelo consumo de goiaba branca, pois possui maior quantidade de vitamina C (80,1 mg) em comparação com a vermelha, contendo apenas 45,6 mg.

Produção brasileira da fruta

Conforme citamos no começo desse artigo, a goiaba conquistou o paladar dos brasileiros de tal maneira que atualmente o país está entre os maiores produtores do mundo, sendo o estado de São Paulo responsável pela maior parte da produção e exportação da fruta.

De acordo com o IBGE, em 2021, o Brasil colheu 552 mil toneladas dessa fruta, que foi plantada em 22.353 hectares, e apresentou rendimento médio de 25 toneladas/hectare.

Embora em pequena quantidade, o Brasil também exporta goiaba. Em 2018, por exemplo, foram comercializadas, à nível internacional, cerca de 166,7 toneladas dessa fruta, tendo como países compradores a Holanda, França, Reino Unido e os Países Baixos.

Caixas brancas e vermelhas contendo goiabas, posicionadas no chão.
A goiaba é uma fruta também exportada pelo Brasil, mas ainda em pequena quantidade.

Leia também: Romã: confira os benefícios dessa fruta e como plantá-la.

Como plantar e cultivar a goiaba?

Agora, vamos tratar diretamente sobre como realizar o plantio e o cultivo da goiaba, lembrando que ele pode ser feito em forma de pomares comerciais (boa opção para a agricultura familiar), no quintal de casa ou até mesmo em vasos.

Apesar da goiabeira ser uma planta resistente, é preciso seguir algumas orientações técnicas para o seu plantio. A primeira delas é a escolha da área onde será plantada, que deve ter boa incidência de sol por pelo menos algumas horas do dia.

O solo deve ser profundo e rico em compostos orgânicos, adaptando-se melhor aos solos areno-argilosos. No entanto, é recomendado que sejam evitados os solos pesados e mal drenados, especialmente nas áreas irrigadas em que existe o risco de salinização.

Ao realizar o plantio, aconselha-se a utilização de mudas. No momento de escolha, observe se a planta está bem formada, sem ramos quebrados ou secos. Verifique também se as folhas estão enrugadas ou com a presença de manchas escuras, pois podem significar doenças que prejudicarão o seu desenvolvimento. Dica: se tiver pressa para a planta começar a produzir, escolha mudas que apresentem sinais iniciais de produção, como botões e flores.

O plantio deve ser feito, primordialmente, em períodos chuvosos ou em locais com sistema de irrigação. Considera-se um tamanho ideal para as covas de plantio, cerca de 60 cm de profundidade e 60 cm de largura, podendo ser maiores caso haja espaço.

Retire pedras e outros objetos que possam estar no fundo da cova, acrescente terra bem solta e fofa e posicione a muda no local, de modo que fique cerca de 5 cm acima do nível do solo. Preencha a cova, fixando bem o torrão para que a planta fique firme.

Faça regas regulares, especialmente nos primeiros dias. Se optar por criar um pomar de goiabeiras, lembre-se de que é preciso deixar espaçamento de 6m x 6m (ou 7m x 5m) entre as plantas.

Pomar com plantação de goiabeiras, árvores folhosas de tronco fino com frutos ainda verdes.
A goiabeira é uma planta que exige um certo espaço. Preste atenção nesse detalhe quando formar o seu pomar.

Ademais, na goiabeira são feitas três podas:

  • Poda de formação: o objetivo é orientar a copa na arquitetura desejada. Ela é dividida em 2 fases. A primeira é feita deixando apenas o tronco central, conduzindo a planta em haste única até atingir a altura de 50 a 60 centímetros. Já a segunda ocorre alguns meses depois, quando a planta apresenta ramificação abundante, escolhendo-se de 3 a 5 ramos, saindo de pontos diferentes do tronco.
  • Poda de limpeza: retirada das partes mortas ou secas e brotações que se dirigem para o centro da copa;
  • Poda de frutificação: como a goiabeira dá frutos em ramos em fase de crescimento, essa poda consiste no encurtamento desses ramos que já produziram, de modo a manter a planta em atividade, estimulando-se nova brotação.

Colheita da goiabeira

A goiabeira começa a sua produção entre um ano e um ano e meio de plantio. Quando bem conduzidas, a produtividade pode chegar de 20 a 60 kg/ano, a partir do sexto ano.

A safra da goiaba ocorre de janeiro a março para a goiaba de mesa, e de março a maio para a goiaba destinada à indústria. Mas, se a área de plantio for irrigada, alterando o período de poda com uma boa adubação e irrigação, a produção pode ocorrer o ano todo.

Doenças e controle

Entre as doenças que podem afetar a goiabeira, as mais importantes são: antracnose, ferrugem, antracnose-maculata, bacteriose e meloidoginose.

Uma das doenças consideradas mais preocupantes na goiabeira é a ferrugem, um fungo que também ataca outras plantas, como jabuticabeiras e pitangueiras. Surge na forma de pequenas pontuações amareladas e necróticas e evoluem para manchas maiores e circulares de cor amarelo-intenso, afetando principalmente frutos de plantas adultas.

Dessa maneira, o controle é feito com aplicação de fungicidas, além de práticas culturais, como aumentar o espaçamento entre plantas, podá-las e eliminar plantas daninhas, hospedeiras do fungo.

Folhas de goiabeira com machas escurecidas e arredondadas, danificadas por conta de doença.
Embora seja uma fruta resistente, o produtor deve ficar atento ao surgimento de doenças na goiabeira.

E então, gostou desse artigo? Aproveite e acesse também nosso post sobre a carambola. Boa leitura!

Post Relacionado