Vamos falar de gessagem? Saiba mais sobre o assunto

Vamos falar de gessagem? Saiba mais sobre o assunto

Senhoras e senhores eu lhes apresento o resíduo mais um produto da agricultura brasileira: o gesso agrícola!

Advindo do beneficiamento da rocha fosfática quando estamos transformando o superfosfato simples em superfosfato triplo temos o sulfato de cálcio di-hidratado, o gesso.

Excelente fonte de cálcio e enxofre, mas aí vai a bomba: como adiantado no post anterior, gesso não corrige pH, meus caros! O produto em questão não apresenta carbonato e nem óxidos em sua formação, assim, não consegue neutralizar os hidrogênios do solo o que causariam uma elevação do pH, como faz o calcário, por exemplo.

Entretanto o gesso é, sim, um ótimo condicionador de solo, principalmente de sub-superfície, camadas de 20-40 cm de profundidade. Assim deveria ser até então, mas tem cada artista…

Bom, o gesso quando aplicado em quantidades recomendadas consegue melhorar, e muito, o ambiente radicular em maiores profundidade como mencionado.

Gessagem e os benefícios às plantas

Este fato acarreta em uma série de benefícios às plantas como, por exemplo, a possibilidade de aprofundar raízes e assim sofrerem menos com veranicos. Bom, sem falar da fonte mais que barata e eficiente de enxofre. Vamos usar gesso pessoal!

Gessagem benefícios às plantas
Estudos técnicos mostram que o gesso agrícola traz uma série de benefícios às plantas.

Falando em fonte de enxofre, que é um nutriente, o gesso tem uma solubilidade alta, bem maior do que a do calcário o que faz com que ele, em poucos dias, já apresente todos os seus benefícios, assim como os adubos solúveis.

Como fazer a aplicação

Então podemos realizar a aplicação do mesmo na área, sem a necessidade de incorporação cerca de 10-15 dias antes do plantio da cultura.

Diferentemente do calcário que demandará ali seus 80-90 dias para reagir de maneira ideal. Bom, então aplicamos o gesso, ele reage e temos uma ótima fonte de enxofre. Mas, é só? E o resto? Ele não atua em subsuperfície?

Atua meus caros, atua. E, lá vai ele. Parte do gesso, por ser solúvel, “desce” a camadas mais profundas do solo levando Ca e S também e daí vem a lenda de que o gesso corrige o solo.

Nutrientes entregues ao solo pela gessagem
Com a gessagem, o produto consegue entregar nutrientes em camadas mais profundas do solo.

De uma maneira simplificada o que acontece é que temos alumínio tóxico em todas as partes do solo e, em camadas mais profundas como o calcário não consegue atuar, existe uma quantidade maior e que limita o crescimento das raízes. Ora, o alumínio é tóxico tem que limitar mesmo.

Aí que está o pulo do gato, o gesso consegue entregar uma quantidade de Ca em camadas mais profundas que criam “caminhos de Ca” por onde as raízes conseguem se desenvolver, evitando o alumínio tóxico e assim vão se aprofundando. Como vocês podem ver o gesso não corrige o Al tóxico ele basicamente da um chega pra lá nele enquanto existir Ca disponível no sistema.

Mas, qual a quantidade de gesso a ser aplicada?

Como diria um amigo meu, “mas que tal?! me vê dois dedos disso ai!”. Pera lá companheiro, cada caso um caso. Geralmente levamos em consideração a saturação por Al ou a quantidade de Ca nessa camada de 20-40 cm para fazer a recomendação de, como diria Shakespeare, usar ou não usar.

Bom, se temos teores baixos de Ca (< 4 mmolc dm-3) e/ou saturação relativamente alta de Al (> 40%) devemos fazer o uso do gesso e ai entra outra questão. Quanto desse negócio eu jogo no meu solo?

Aplicação de gesso no solo
A quantidade de gesso a ser aplicada no solo depende de uma série de fatores técnicos.

Antes do quanto deixa eu lembrar uma coisa aqui, gesso sempre antes da adubação. Alguns casos quando aplicamos o gesso a em algumas fontes podemos ter uma perda acentuada de nutrientes por lixiviação, o gesso “puxa” esses nutrientes.

Voltando ao quanto, existe um amplo conhecimento a respeito do assunto mas, mesmo assim, algumas divergências de tipos de solo, diferentes culturas e o que de fato eu quero alcançar com a aplicação do produto.

Seria um tanto quanto irresponsável da minha parte falar uma coisa pontual como se fosse geral. Então, acredito que o mais importante seja buscar o conhecimento de um técnico.

Cada caso é um caso!

Achou que eu fosse ficar em cima do muro né?! Vou não! Mas já aviso: cada caso é um caso. Mas, em linhas gerais, leva-se em conta o teor de argila do solo e o tipo de cultura a ser explorada.

Assim, multiplicamos o teor de argila em % por 50 para culturas anuais, 75 para culturas perenes e 60 para forrageiras e chegamos na dose a ser aplicada em kg/ha. Pessoal, nesse caso a aplicação é em área total!

Gesso aplicado, lendas derrubadas, vou ficando por aqui e nos vemos no próximo! Falaremos, então, a respeito de fertilizantes nitrogenados e fontes nitrogenadas. Nem toda fonte nitrogenada é um fertilizante mas todo fertilizante é uma fonte!

Seguimos firmes! Forte abraço.

Confira também: o milagre da calagem.

Post Relacionado