Preço do leite: quatro fatores que mais influenciam

Preço do leite: quatro fatores que mais influenciam

O preço do leite, como de outros produtos gerados pela agroindústria, está sujeito a instabilidades e variações, por depender de fatores externos na sua produção.

Você pode perceber isso quando vai ao supermercado e observa que, ocasionalmente, os preços das frutas, legumes e até da carne estão sempre variando. A mesma situação acontece com o leite.

Em 2020, o leite teve uma alta de 42% em seu preço, de acordo com dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Quando há um um reajuste nesse patamar, os consumidores certamente ficam insatisfeitos e até mesmo buscam produtos alternativos e que sejam mais baratos.

Entretanto, esse aumento não acontece à toa. Ocorre na maioria das vezes porque o pecuarista é obrigado a repassar, ao preço final do produto, todos os aumentos de custos que ocorreram nas fases de produção do leite.

Por isso, preparamos este artigo com os 4 principais fatores que influenciam no preço do leite. Continue lendo e descubra tudo sobre o assunto!

1- Disponibilidade de pastagem

O gado leiteiro, assim como o de corte, tem como principais alimentos a ração e a pastagem. Entretanto, a pastagem depende diretamente de fatores naturais.

Assim sendo, em épocas de estiagem, quando a quantidade de chuva é menor, a disponibilidade desse alimento também é reduzida. Mas, por que isso afeta o preço do leite?

Pasto com gado leiteiro
A disponibilidade de pastagem ao gado é um dos fatores que influenciam no custo do preço do leite.

Porque, com a falta de pastagem em quantidade suficiente, a demanda por ração é maior, com o propósito de que o gado continue com uma alimentação completa, visando inclusive evitar uma queda na produção leiteira.

Como a ração não é barata, essa suplementação acaba fazendo com que os gastos com a alimentação dos animais aumentem. Como resultado prático, vai afetar o preço do produto final.

No vídeo abaixo, confira a importância de ter uma boa pastagem para o gado. É um dos fatores que influenciam no preço final do leite:

Fonte: Epagri Vídeos.

2- Preço do leite depende do valor da ração

Quando chegamos nesse ponto, percebemos que a precificação de produtos agropecuários é realmente complexa, pois, conforme citamos no exemplo acima, a ração influencia diretamente no preço do leite.

Entretanto, o próprio preço dessa ração é muito variável, porque depende do preço de vários grãos usados na sua composição, como é o caso da soja e do milho.

Produção de milho influencia no preço do leite
A variação do preço do milho, por exemplo, influencia no custo com a ração e, no final, quando o consumidor vai pagar pelo leite. É um dos fatores que influenciam o mercado.

Dessa forma, se há alguma alta nos preços dessas matérias-primas, o custo da ração aumenta e, consequentemente, também afeta o preço final do leite e da carne bovina.

Foi exatamente o que aconteceu com o preço da carne bovina em 2020. Como os agricultores gastaram mais para cultivar e colher a soja e o milho (em 2019), isso implicou nos custos da ração que é adquirida pelo pecuarista na alimentação do gado.

O aumento de preços relacionado à ração é muitas vezes previsível, pois não é causado por algo muito repentino. O plantio do ano anterior irá ditar a mudança de preço, como mostramos na situação acima. Portanto, acompanhando o andamento do mercado agrícola, pode-se prever essa variação.

Previsão de custos

Aliás, essa “previsão de custos”, também vale para o próprio produtor de leite na questão de alimentar o rebanho. De acordo com o pesquisador da Embrapa Trigo (Passo Fundo, RS), Renato Fontaneli, o desafio é perceber a antecipação das mudanças de estação de crescimento e agir rápido, semeando forrageiras anuais de inverno, que não se limitam a aveia preta e azevém.

Com o fim do pasto de verão, está na hora de semear aveias, centeio, azevém, trigo de duplo-propósito, cevada, entre outras alternativas que podem baixar os custos de forrageamento no inverno”, explica Fontaneli.

3- Demanda pelo produto

A regra de ouro das relações comerciais é: grande procura x pouca disponibilidade de um produto = preços altos; pouca procura x grande oferta = preços baixos.

Essa é uma matemática que não tem “erro” se pensarmos que, ao tentar vender um produto que pouca gente está querendo comprar, temos que fazer de tudo para achar um mercado comprador, inclusive reduzir o preço e a margem de lucro, principalmente se for perecível, como é o caso do leite.

Supermercado vendendo subprodutos de leite
O supermercado é um “termômetro”: quando o preço do leite dispara, o aumento é repassado aos subprodutos. Fatores que influenciam o mercado.

Se há uma crise financeira no país, os consumidores reduzem seus gastos e, comprando menos, o preço das mercadorias diminui. No entanto, se há um grande período de seca que reduz a produção de leite (por exemplo) e o consumo continua sendo o mesmo, ocorrerá alta nos valores do produto final.

4- Valor do Real

Além de comprar o leite do produtor, a indústria de laticínios importa muitos insumos na fabricação de diversos derivados ou mesmo quando precisa complementar a demanda que não é suficiente no mercado interno. Isso não é um problema, desde que não haja desvalorização do Real frente às moedas internacionais, como o dólar.

Mas, quando isso acontece, a importação dessas matérias-primas se tornará mais cara e vai afetar no custo de produção e elevar o preço final. O consumidor nota a diferença, reclama, mas muitas vezes acaba comprando porque é um “gênero de primeira necessidade”.

O que a alta do preço do leite muda no mercado?

A alta no preço do leite causa preocupação no mercado de forma geral, porque, além de ser comercializado como produto final, também é matéria-prima em outras fábricas alimentícias.

Isso afeta o mercado como um todo. O preço de queijos, iogurtes, requeijão, manteiga, margarina, dentre outros derivados do leite, são afetados por essa variação e influencia no chamado “custo final” do produto oferecido ao mercado consumidor.

Preço do leite em subprodutos
O preço do leite vai influenciar outros mercados. É o caso, por exemplo, das indústrias que fabricam subprodutos, como iogurte.

Para entender o que representa essa variação do preço do leite no mercado, é só analisar o que você consome com frequência e que tem o leite como matéria-prima, inclusive nas receitas culinárias.

Fazendo essa reflexão, perceberá o alcance dessas variações de preço e o porquê de as instabilidades na produção de leite deixarem o mercado em alvoroço. São muitos desdobramentos a partir da extração do produto primário.

Conclusão

Portanto, é possível constatar como o mercado de produção de leite tem uma cadeia com vários fatores interligados. O quanto uma pequena alteração, em qualquer um desses momentos, faz com que todos os demais segmentos sofram consequências, que podem ser boas ou ruins.

Aliás, não é exclusivo desse setor. Pode ser aplicado a qualquer um da área industrial e comercial. Veja este exemplo: uma fabricante de roupas raramente será responsável também pelo plantio, cultivo e colheita do algodão ou da produção dos fios. Em algum momento, vai precisar comprar a matéria-prima.

Aí, entra o que citamos no início desse artigo. No caso do leite, os custos vão depender muitas vezes de fatores climáticos, do preço dos grãos usados na fabricação da ração, da variação do mercado financeiro e, por último, da procura do produto pelos consumidores.

Por falar na produção leiteira, nossa sugestão é acessar nosso artigo sobre os desafios na produção de leite no Brasil.

Por falar em informações sobre o agronegócio, acesse o MF Rural. É uma plataforma completa onde você terá informações, dicas, além de oportunidades de venda e compra de diversos produtos.

Post Relacionado